terça-feira, 3 de julho de 2012

Mini-Balanço de época!

Quando me proponho fazer um balanço de época, já não consigo cingir-me apenas aos jogadores de 1997.
A cumplicidade criada no grupo de juvenis no Complementar e no Ibercup já não me permite analisar os nossos iniciados sem fazer uma breve alusão também aos juvenis.

Mas vamos por partes:

JOGADORES de 1997 
Campeões da 2ª distrital a 4 jornadas do fim do campeonato.
Melhor era difícil.
Muitos dirão que fomos campeões porque os outros eram fracos...
Pois, há sempre duas maneiras de ver o copo de wiskey, «meio-cheio», ou «meio-vazio».
Eu prefiro avaliar este campeonato como uma prova de que temos um excelente grupo, uma boa equipa, um vasto leque de bons jogadores, e o sucesso da época não pode ser avaliada sem se reconhecer o trabalho da equipa técnica.
Tive pena que nas duas últimas jornadas se tivesse decidido dar apenas minutos aos jogadores com menos minutos sem considerar o equilíbrio competitivo do grupo. Duas derrotas completamente escusadas... podia dar-se mais minutos aos miudos que jogaram menos mantendo a equipa equilibrada, mas não foi essa a decisão... e para a história ficam os números oficiais: 22 jogos, 18 vitórias, 1 empate e 3 derrotas...
Conclusão, este campeonato distrital da 2ª divisão revelou aquilo que todos nós que acompanhamos o grupo identificámos no início da época: Éramos muito fortes, tinhamos um grupo com qualidade se calhar para disputar o campeonato Nacional ou certamente disputar os primeiros lugares da 1ª distrital... a par de Olímpico, Amora, Beira-Mar ou Fabril...

Pelo meio, dois torneios, o de Carnaval, o ADCEO, com várias equipas das Liga de Honra e  1ª distrital de Lisboa (Comummente referidas como sendo bem mais competitivas que a 1ª distrital de Setúbal)  e a verdade é que fomos à final.
Ah pois é!
Duas equipas de Setúbal na final, Almada e Olímpico.
Perdemos com o Olímpico, mas julgo que ninguém ficou com dúvidas de que mostrámos que tinhamos futebol para eles.
Eles com o jogo mais pragmático, a apostar tudo no contra-ataque, pontapé para a frente e fé em Deus, e nós a construirmos um futebol mais consistente!

O Olímpico confirmou a sua qualidade ao garantir a subida ao Nacional, e mais tarde ao ganhar o Sesimbra Summer Cup no nosso escalão (SUB15).

Num torneio de 10 equipas fomos à final. Foi muito bom!
Como alguns dizem, para uma equipa da 2ª distrital... é excelente!

Mais tarde, o Nike Cup, na Páscoa..
Num modelo competitivo mais difícil, a eliminar, vencemos facilmente o Alhandra, depois vencemos uma equipa do nacional, o Corroios, sem espinhas, por 2-0, e acabamos por não conseguir ultrapassar outra equipa do nacional, o CAC da Pontinha, por 2-1. Mais um jogo daqueles, em que o adversário se entretém a queimar tempo... quem visse as duas equipas e não soubesse a cor dos clubes, tinha dificuldade em admitir que a equipa do Nacional era o CAC e que o Almada é que era a equipa da 2ª distrital de Setúbal...
Ou seja, mais uma excelente participação.


Depois, chega o COMPLEMENTAR de JUVENIS.
A espinha dorsal da equipa são miudos de 1996, os juvenis de 1.º ano. Os juvenis de 2.º ano juntam-se aos juniores e abandonam o grupo, começam os iniciados (1997= a treinar com os de 1996.
Bem, começa a competição e não é que qualquer adversário tomba perante o Almada...???
São 7 jogos, 7 vitórias.
Diria que não é totalmente uma surpresa, esperávamos relativo sucesso do grupo... mas  ganhar tudo?
Termina o Complementar!


Vamos ao IBERCUP do Estoril.
No escalão SUB16, com 28 equipas... temos equipas fortíssimas, como o Deportivo da Corunha, o Sevilha, o Inverness da Escócia, o Lusaka da Zâmbia e, claro, a equipa que ganha todos os torneios, os mexicanos do Chivas de Guadalajara.
O Almada inscreve-se com aspiração a passar a fase de grupos... mas não só passa como é o 1.º lugar do grupo e ainda ultrapassa os 8ºs de final e os 4ºs de final.
Vai à meia-final com o Chivas e perde. O Chivas ganha a final! Ou seja, só perdemos com os campeões do torneio. Mais um sucesso!



A época termina e temos uma sensação de que a época qiue aí vem vai ser uma época de mais sucessos.
O objetivo está traçado: sem querer menorizar os adversários, e vai haver adversários muito fortes, desde logo o Olímpico, o Barreirense e o Fabril, entre outros...  mas o objetivo é ser campeão. Ganhar a 1ª distrital e subir ao Nacional.

----------------------------------------------------------------------------------


Como vão ser as equipas na próxima época?
Ainda ninguém sabe.

O que sabemos é que o Almada pretende inscrever uma equipa B de juvenis.
O que faz todo o sentido. Se uma equipa pretende subir ao Nacional, temos de ter um leque muito forte de jogadores para disputar o Nacional na época seguinte.

Há, no entanto, uma inquietação:
Nesta fase, os miúdos querem competir, querem participar em equipas fortes, querem ter sucesso desportivo.
A ultima coisa que querem é estar numa equipa que perde todos os jogos..

Ora. imaginando que o Almada só vai ter na próxima época os jogadores que agora tem, de 1996 e de 1997, uma coisa parece óbvia: que a equipa técnica de juvenis A vai ter de recorrer a um grupo de 1997. Veja-se a experiência do complementar e do Ibercup... foi uma experiência de sucesso. 


Só tem um problema: Imaginem que o mister Nuno Vieira tem de levar para cada jogo de Juvenis A uns 6 ou 7 jogadores de 1997... o que é que acontece?
Pois, a equipa de juvenis B fica muito fragilizada... perde os seus elementos mais fortes, torna-se uma equipa frágil, com dificuldade em ter sucesso, desde logo porque é uma equipa B (um ano mais novos que os adversários) e pode ver alguns miúdos a sair para procurar outro grupo mais competitivo.

Qual era a melhor solução?
Era a entrada de alguns jogadores fortes no nosso grupo de juvenis:


Não eram precisos muitos, desde que fossem bons.


Eu explico: Atualmente o grupo de 1996 tem, julgo eu, 11 jogadores:


Pina
Natário
Pedras
Chico
Gongas
Rafa
Luis Branca
Beto
Mémé
Sandro
André Fonseca


Agora imaginem que entram mais 2 ou 3 bons jogadores de 1996.
Ficaríamos com 14 jogadores de 1996




Imaginem que no grupo de 1997 entravam também mais uns 3 ou 4 bons jogadores.




Que é que acontecia?


A situação ideal: pontualmente o mister Nuno (Juvenis A) convocaria uns 2 ou 3 jogadores de 1997 para cada jogo, mas a equipa B de juvenis permanecia forte.
A ida aos «A» seria sempre o momento de motivação dos miúdos.
Mas faríamos uma época a jogar contra adversários maioritariamente mais velhos, uma excelente preparação para a época seguinte, presumivelmente a disputar o Campeonato Nacional.

ACABARAM-SE AS «CARTAS DE DESVINCULAÇÂO»


Entretanto, acabaram de me dar essa boa notícia, de que acabaram as cartas de desviculação no futebol amador. Só os profissionais é que têm de pagar para mudar de clube!

Felizmente alguém percebeu que o sistema que existia era uma aberração.
Os miúdos devem poder escolher o clube onde querem estar!
Aquela aberração de um miúdo não querer ficar num clube, mas o clube não querer dar a carta...  era coisa mesmo absurda!


Esta é, assim, uma oportunidade para fazer aqui um apelo a todos os bons jogadores dos arredores que queiram fazer uma boa época a partir de Agosto:


JOGADORES de 1996 e de 1997:


Se nasceste em 1996 ou em 1997 e  és um bom jogador, queres fazer uma época de sucesso?

Então vem para o Almada.

O que é que temos para te oferecer?



Vamos ter duas equipas de competição: Juvenis «A» e juvenis «B»
Tanto numa como noutra equipa há lugar para os melhores.


Uma tem a ambição de subir ao Nacional (e se jogaste neste Complementar nalgum dos clubes com quem jogámos, percebeste que sim, que temos fortes hipóteses, não te esqueças que no Complementar ainda não estávamos a jogar com o 'Pedras' e o 'Chico'.

A outra (equipa B, só para jogadores de 1997) vai certamente fazer um bom campeonato, a preparar para jogar no Nacional na época seguinte!

Praticamente garantidos dois anos de sucesso competitivo.

Mas, e principalmente para os jogadores de 1997, no Almada vais ter a garantia de duas situações: vais ter sucesso desportivo e vais jogar muito. Sim, às vezes os miudos esquecem-se disso, tomam decisões erradas... e depois arrependem-se.

Nesta idade é muito importante jogar!
No Almada tens duas hipóteses: ou és mesmo muito, muito bom e podes ir à equipa «A», ou és apenas muito bom e jogas na Equipa «B».
Mas jogas sempre.

És bom jogador e achas que vais ter lugar numa outra equipa de juvenis... chegas lá... por azar há um miudo que joga no teu lugar que é muito bom e da absoluta confiança do treinador... esquece. Vais encostar... uma época perdida...  Vais aguentar uma época inteira, com a pressão da escola, das namoradas, e ainda a treinar 4 vezes por semana e não jogar? Provavelmente vais abandonar o futebol... Deixa de fazer sentido todo aquele esforço... para não jogar!



No Almada sabes que te vais juntar a alguns dos melhores jogadores do distrito.

Condições de treino:
2 campos de futebol 11, um relvado natural, um sintético.

Na próxima época vai ser iniciado um esquema inovador de treinos baseado num novo modelo já seguido nalguns grandes clubes mundiais, vais ter treino de ginásio pelo menos uma vez por semana, e muitas outras surpresas...

Há a garantia de que o Almada te inscreverá em torneios competitivos.

O ambiente é excelente.

Os treinadores são o ponto forte do Almada. Nada na formação é deixado ao acaso.
Não é por acaso que o Almada é hoje o 1.º clube no Ranking da formação do distrito.


Vem, pelo menos, experimentar. Quando recomeçarem os treinos, aparece!
Agora que já não são necessárias as cartas de desvinculação, podes calmamente escolher o clube que queres representar.  És livre de escolher. Podes treinar onde quiseres. Experimenta todos os clubes que tens curiosidade de conhecer  e decide depois...



PS: Quando convidamos jogadores a virem treinar ao Almada esperamos que tenham consciência de que as equipas são fortes e que só ficam os melhores. Posso dizer que no ano passado apareceram a treinar nos juvenis, no início da época, talvez uns 30 miudos de outros clubes... e desses ficaram talvez uns 3 ou 4 ...

Nos iniciados também apareceram a treinar talvez uns 15 ou 20... ficaram 2 ou 3... Mas não é por ser difícil que deves desistir.
Pelo contrário...


NOTA FINAL: A provar que a formação que tem sido feita no Almada está a dar os seus resultados, posso dizer (sem mencionar os nomes... não sei se os pais querem que se saiba) que este final de época foram convidados a treinos de observação em Alcochete 4 jogadores (3 de 1997  e 1 de 1996)  e foram convidados a treinos de observação no Seixal,  no Benfica outros dois jogadores (de 1996).


Para quem não sabia, o 'Pedras', que eu me atrevo a dizer que foi certamente um dos melhores jogadores do torneio IBERCUP, foi escolhido para a seleção Nacional da Taça Coca Cola, e vai participar num jogo contra uma seleção espanhola a realizar no Estádio da Luz no dia da apresentação da equipa do Benfica com o Real Madrid.
Mas, claro, sobre o 'Pedras' não é preciso dizer nada... é um jogador fora-de-série... e qualquer jogador de futebol gostaria de estar na sua equipa!


NOTA FINAL:

Eu sei que há muitos clubes a aliciarem miudos do Almada. Eu próprio fui contactado por vários clubes para levar lá o meu filho... e sei que há muitos jogadores do nosso plantel a serem assediados.
Sinceramente, nesta fase, não vejo que haja grande risco de perdermos muitos jogadores.

Sairão sempre alguns... é da vida... as pessoas têm o direito de sonhar... têm ambições, sonhos, aspirações... e vão atrás deles...  Temos de respeitar essas decisões.


Agora, de uma coisa eu não tenho quaisquer dúvidas, mudar  do Almada hoje em dia... dificilmente será mudar para melhor!

Infelizmente... e juro que não desejo mal a ninguém.... mas confesso que dos vários casos que vou conhecendo , de miudos que mudaram de clubes....  não encontro grandes razões para felicidade na maioria das situações que conheço.

Pelo contrário, conheço vários casos... e não são poucos... em que as mudanças foram para pior...  Jogar pouco... pouco sucesso desportivo...  infelizmente, alguns miudos promissores, alguns que até chegaram a ser convidados para o Almada mas declinaram convite...  fizeram épocas fraquérrimas... pouca titularidade, poucos minutos de jogo, pouco sucesso! Alguns abandonaram o futebol...


Na verdade, nestas idades, mudar de clube deve ser uma decisão bem ponderada. Uma decisão errada... pode ser o fim!

Obviamente, quando os miudos não se sentem bem no clube onde estão... aí não há dúvidas: é mudar, e rapidamente! Não gostam do grupo, não gostam do treinador, jogam pouco, não evoluem... são algumas das razões possíveis para sair...

Há um grupo pelo qual tenho admiração: os Iniciados do Vale Milhaços... treinam na terra, o clube tem poucas condições, estava na 3ª divisão....  mas não se consegue aliciar um único jogador daquela equipa. os miudos gostam de lá estar e não saem...

E isso eu admiro e respeito. É porque há um sentimento de bem-estar naquele grupo! E isso é muito meritório!

Até agora temos conseguido também esse ambiente nos Iniciados do Almada!
E esperamos que continue...


















Sem comentários:

Enviar um comentário