segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A história repete-se...

Mais uma vez. Não acontecia há 3 anos, mas voltou a acontecer ontem.

Há pais que não gostam do que é escrito neste blog e desatam a fazer ameaças, a telefonar a este e aquele... queixam-se de mim...

Como não é um facto novo, aconteceu há 3 anos com outra personagem, venho agora fazer-vos uma explicação:

Este blog pretende ser uma brincadeira, uma recordação que fica, daqui a 10 anos, serão os nossos filhos adultos, a trabalharem nas suas profissões (haverá certamente alguns que pensam que os seus filhos daqui a 10 anos serão jogadores do Barcelona, do Chelsea, do Real Madrid... mas enfim... sobre esse tema já eu me cansei de escrever... que continuem a sonhar... como diz o poeta, «o sonho comanda a vida»...)  e, dizia eu, daqui a dez anos os nossos filhos mostrarão aos seus amigos as fotografias, os vídeos, eventualmente um ou outro texto...

Não passa disto, de uma brincadeira.

Alguns, mais críticos, dirão: «Se é brincadeira, abstenha-se de fazer apreciações sobre os jogos...»

Pois, isso tem a ver com a postura de cada um de nós.
Se levamos a nossa vida sempre a pensar que só gostamos de ouvir elogios, que não admitimos que nos critiquem, vamos ter uma vida muito triste... porque a vida é assim. Não há superhomens, todos nós temos os nossos melhores  momentos, alturas em que não estamos bem... é da vida. às vezes muito bem, outras vezes mal, outras vezes muito mal...

Eu sempre ensinei os meus filhos assim.  Avisá-los quando estão a agir mal, para que possam corrigir... tentar dia para dia serem melhores!

Se não sabemos aceitar críticas... na minha humilde opinião, vamos ter um futuro muito infeliz... Porque não evoluimos. Só evoluimos quando nos apercebemos que erramos e queremos corrigir esses erros.

Isto para dizer que há quem não goste das minhas análises aos jogos...  É normal.
Inúmeras pessoas me alertam, semana a semana, «gostei daquilo que escreveste, exatamente aquilo que eu penso», «mas não gostei daquela parte, se calhar exageraste um pouco»,  «eu não teria escrito aquilo e aqueloutro, pode ter um efeito negativo no grupo»... etc etc etc...

Posso até dizer nomes, julgo que as pessoas não se importam que o faça, o Armando quase semanalmente me diz o que concordou comigo, o que discorda... algumas vezes acabo por alterar o texto porque lhe reconheço razão...  outras nem tanto... o pai do Santana já me chamou a atenção uma ou duas vezes, tinha toda a razão... mudei o texto... a mãe do Varandas já me alertou também... mudei o que me sugeriu...

Normalíssimo! Eu não me acho nenhum detentor da verdade, às vezes as minhas análises também podem estar exageradas, ou mesmo erradas... agradeço que me avisem.

Infelizmente, há pessoas que não o fazem desta forma, cívica, normal.
Infelizmente, uma pessoa me deixou uma vez perante todo o grupo de pais com a mão estendida... eu a cumprimentar, e ele a dizer «não, não estou bem» e virou-me as costas...

São formas de estar na sociedade.

Eu não sei estar na sociedade dessa forma. Acho que tudo se resolve a conversar.

Mas eu estou disponível para acatar os pedidos de todas as pessoas, mesmo quando não concordo com elas.

Vou apagar toda a análise do jogo com o Setúbal, como pedido.
Respeito o pedido!
Não tinha de o fazer... se não gosta, não venha cá perder tempo...
Mas respeito.
Vou apagar!

Agora isto tem uma consequência óbvia.Perco horas e horas a trabalhar para este blog, porque sei que agrada aos miudos, agrada a muita gente...

Até o mister Ricardo já me confidenciou que gosta de vir cá ler as minhas análises, apesar de discordar de muito do que escrevo.

Se passa um jogo e não escrevo nas próximas 3, 4 horas... começo logo a receber telefonemas...

Mas, dizia eu... quando recebo estas «pressões», que para mim são desadequadas ao tipo de trabalho que aqui é feito, perco toda a vontade.

E, por isso, queria comunicar-vos... Fotos, vídeos... lamento dizer, mas vou fazer aquilo que 99% dos pais fazem...

Vou filmar o meu filho, vou fotografar o meu filho.... guardo essas recordações para a minha família...

Não vou perder nem mais um minuto para o grupo... desculpem... Mas espero que compreendam!
Masoquista não sou!

Quanto ao blog...

hei-de ir atualizando volta na volta...

Não me levem a mal... mas, tal como aconteceu há 3 anos com outra personagem,  perdi toda a vontade!

Felicidades para todos!

E, para vocês, miudos, só vos peço: sejam humildes, não se deixem ir abaixo com esta derrota. Vocês têm valor, só têm é que trabalhar mais, concentrar-se mais, esforçar-se mais nos treinos.




NOTA FINAL:


Tenho ouvido algumas pessoas a criticarem tudo e todos no Almada. Parece que tudo está mal. É o treinador que não treina isto nem aquilo, é o clube que não organiza bem isto nem aquilo... tudo está mal!

Eu só faço um apelo. Respeitem quem trabalha para o clube, Cada um faz o melhor que sabe. E fá-lo com muito esforço. Respeitem ao menos esse esforço.
Não há pessoas perfeitas, todos temos os nossos erros, o treinador terá as suas falhas, o diretor também terá as suas falhas, todo o clube tem os seus defeitos, mas acreditem que todos fazem o melhor que sabem!

Se, na verdade, consideram que esse «melhor» que tanta gente concretiza com esforço, para vocês continua a ser um nível muito baixo... Façam-nos um favor. Mudem de clube. Levem os vossos filhos para onde vocês sejam felizes...


Outra alternativa, façam aquilo que eu faço. Em vez de andarem em grupinhos sempre a dizer mal, está tudo mal, é tudo horrível... Façam aquilo que eu faço. Apresentem as vossas sugestões a quem de direito. Tenham coragem, dirijam-se a quem manda, aos coordenadores da Geração Benfica, aos diretores do clube, aos treinadores, e digam-lhes: isto está mal, aquilo está mal, sugiro que se faça assim, e assado.
Pode acontecer uma de duas coisas. Ou os vossos interlocutores agradecem as sugestões e procedem em conformidade. E todos nós ficaremos agradecidos por esse esforço feito.  Ou as vossas sugestões não fazem sentido e do outro lado vos dizem que isso não faz sentido:
Se verificarem que do outro lado não há acolhimento para as vossas sugestões, sejam consequentes. Tomem as vossas decisões. Procurem esse clube ideal onde se faz tudo aquilo que vocês ambicionam...
Eu desconfio que esse clube exemplar que alguns imaginam não existe...  Ou se existe... lamento dizer, mas os nossos filhos não têm qualidade para lá estar... É duro de ouvir não é? Mas é a verdade nua e crua.

Se calhar este é o problema de base... se calhar há muita gente que acha que os seus filhos são umas estrelas... que não são...  Mas enfim! Esse é um problema que cada um de vocês tem de resolver. Aí não posso ajudar!

Quanto a isso tenho o meu problema resolvido! tenho a plena consciência: O meu filho é bom jogador, é verdade, mas é um bom jogador para um campeonato distrital... Está entre os melhores do distrito,é verdade, mas está muito longe de ser um dos melhores do País.   Se vai ser um grande jogador, ao nível dos melhores?, Não sei... só depende dele... da sua humildade... do esforço que fizer nos treinos. Se a coisa que não faço é alimentar-lhe essa ilusão. Que se divirta, que se empenhe para melhorar semana a semana. É só isso que quero dele. Depende da concentração que vai ter a seguir as ordens dos treinadores, sem ouvir aquilo que eu digo... porque não são os pais que sabem o que estão a fazer! São os treinadores... Um jogador que ignora o que o treinador diz  para ouvir apenas as instruções do seu paizinho... é pena... mas nunca vai evoluir.  Desde logo mostra pouca inteligência. Em nenhuma organização alguém progride contrariando as instruções hierárquicas. É pouco inteligente. É receita para o fracasso!

Mas isso, dizia eu, é um problema familiar que cada um tem de resolver em sua casa. Eu não tenho problema nenhum, tenho esse problema resolvido! 


Eu, muito sinceramente, terei muita pena se houver miúdos a abandonarem o clube. Digo-o com toda a sinceridade.  Gostava que o grupo se mantivesse na época que aí vem.

Agora, o que eu não gostaria mesmo nada é que ficassem por cá... mas sempre infelizes, angustiados...  sempre a dizer mal de tudo... torna-se cansativo!!! Um ambiente pesado... a carga é muito negativa...

Supostamente deveríamos estar ali a ver os nossos filhos a divertirem-se...  se vamos para ali angustiados, nada vale a pena...

ABRAÇOS  E FELICIDADES

Sem comentários:

Enviar um comentário