MEIAS-FINAIS
Olímpico - 0 Tenente Valdez - 0 (Olímpico ganhou aos penaltis)
CIF - 0 Almada - 1
FINAL:
Olímpico - 2 Almada - 1
Chegámos à final.
Foi muito bom!
Fizemos um futebol fantástico.
Dizem-me que nas bancadas só se falava de que o Almada tinha sido a melhor equipa do torneio, com um futebol bonito, bola no chão, jogo coletivo.
Deixámos nos Olivais uma excelente imagem da nossa formação.
Acho que isso é o mais importante!
Os miúdos aprenderam muito com esta experiência.
Estão a fazer um campeonato com vitórias muito fáceis, apenas com duas equipas difíceis, Sesimbra e Setúbal, e neste torneio foi possível lidarem com vários adversários a praticarem um bom futebol, em que tiveram de fazer um grande esforço para vencer!
ANÁLISE DO JOGO (pelo que me contaram, não foi possível ir ver):
Foi uma autêntica final.
Todos os pais que viram o jogo me dizem que foi empolgante, foi entusiasmante do princípio ao fim. Daqueles jogos com emoção, impróprios para cardíacos.
A nossa equipa fez um belíssimo futebol, teve muitas possibilidades de golo, mas não foi feliz. Há dias assim.
A outra equipa... todos são unânimes, aquele Olímpico levou a taça mas é uma equipa sem qualquer futebol. A única preocupação de cada um dos 18 jogadores é despachar a bola para a frente...
Vai charutada.... se estiver lá alguém para ir a correr atrás da bola muito bem... se não estiver muito bem na mesma... Um futebol horrível, feio... passaram o jogo todo a puxar camisolas, a dar cacetada, a empurrar, a dar cotoveladas... e os senhores árbitros, muito satisfeitos, «segue, segue»... ehehehe... Muita incompetência que vinga por esses relvados...
Dizem-me que a meia-final Olímpico - Tenente valdez foi dos jogos mais horríveis jamais vistos... ambas as equipas só sabiam uma única coisa: pontapé prá frente... passava 20 minutos seguidos sem se ver um jogador a passar a bola a um colega... eheheheh!!!
É triste não acham?
Duas equipas deste nível chegarem às meias-finais...
Dignificam o futebol?
Encantam as bancadas?
Para que serve aquilo?
Aqueles miudos vão algum dia saber o que é futebol? Se em Iniciados só lhes ensinam a pontapear para a frente...
REFLEXÂO SOBRE «BOM FUTEBOL» VERSUS «ARBITRAGENS INCOMPETENTES»
Há amigos que têm uma tese: Muitos dos árbitros que apitam por aí são ex-jogadores frustrados... não tinham habilidade... gostavam muito de futebol, mas não tinham habilidade, acabaram por ser empurrados para fora dos campos... depois tiraram os cursos, para se manterem ligados ao futebol, esse seu sonho jamais realizado, e quando vão apitar, algo no seu subconsciente diz-lhes que aqueles azelhas que são como eles eram, que só sabem chutar para a frente, que usam de todos os truques para ultrapassar o adversário... sente que devem ajudar esses azelhas... Lembram-se daquilo que eram. e então não marcam faltas, e é a política do «segue, segue...»... o jogador que mete a bola no chão, que pára a bola, domina, passa por dois... é ensanduichado por dois azelhas que não chegaram à bola a tempo.... mas ele manda seguir... «vai, vai, segue»...
Eheheheh.... Coitados...
OS senhores que mandam no futebol deviam refletir sobre esta des-sincronia entre uma cada vez maior qualidade na formação dos miúdos, e cada vez piores árbitros, cambada de frustrados que não sabem sequer apreciar o bom futebol... para eles vale tudo... e depois o que vemos é isto: equipas que sobem de divisões à conta de um futebol feio, horrível, sempre a raiar as margens da lei, muito empurrão, muito puxão de camisola, muito truquezinho... e depois, quando esses miúdos chegam a um escalão em que a força, o truque, a batotazinha do puxão, já não fazem a diferença, porque os outros também são duros, também metem o pé, também empurram pelas costas, só que fazem isso tudo como eles mas também sabem jogar futebol... e eles não... e a partir daí é que têm a consciência de que afinal... não jogam nada... foram campeões disto, daquilo, ganharam torneios... mas não valem nada... Venceram sempre à conta do truque, da batota, do teste à incompetência do árbitro!
Chegam a juvenis... e acabou...
Até Iniciados aquilo ainda vinga... depois já não adianta!
E então vem a desilusão! Eram assim tão bons... e de repente... afinal não valem nada...
Então não era muito mais interessante termos duas meias-finais e uma final só com equipas a jogar futebol no chão... ? Todos os pais deliciados a verem na bancada grandes jogadas, belos pormenores de futebol?
Não era bonito?
Mas não!
à conta destes árbitros fraquinhos, uma meia-final, 0-0 dizem-me que foi uma lástima... um futebol de meter dó... Só pontapé pró ar... A outra meia-final foi excelente, o Almada - CIF foi um jogo excelente!
Agora, com árbitros que percebessem um bocadinho de futebol, jamais um Olímpico chegava a uma final... vi ali equipas muito melhores. O Casa Pia era uma equipa com um futebol excelente.. o CIF idem, idem... o Belenenses também jogava bom futebol... o Oriental igualmente, bola no chão... o Adceo «A» com algumas zonas mais fracas, mas com um futebol bonito, os médios a meterem a bola no chão, desmarcações, bolas à linha, centros para a área...
Mas enfim!
BALANÇO DO TORNEIO
Em termos globais a organização foi excelente.
Talvez um pouco exagerado cobrar aos pais a entrada em cada um dos 3 dias...
Dizem-me que a final teve uma falha grave, a iluminação é péssima. Mal se via a bola... os miudos queixaram-se...
O nível das equipas foi muito aceitável.
Era muito melhor, claro, participar num torneio com algumas equipas de nível Nacional, um Benfica, um Sporting, um Belenenses «A» ou um Sacavenense... Obviamente que seria mais difícil chegar a uma final, ou mesmo a uma meia-final, mas seria bom para os miúdos ter essa experiência.
De qualquer forma, este torneio, não sendo com um nível de topo, é de um nível muito aceitável.
Senão vejamos, eis as 10 equipas:
Grupo A:
Almada 1.º Lugar da 2ª distrital setúbal
Olímpico 1.º lugar 1ª distrital setúbal
Belenenses 11.º lugar liga honra Lisboa
Oriental 6.º lugar 2ª distrital Lisboa
ADCEO «A» 8.º lugar 1ª distrital Lisboa
Grupo B:
Tenente Valdez 4.º lugar 1ª distrital Lisboa
CIF 1.º lugar 2ª distrital
Casa Pia 5.º lugar liga honra
Fabril 3.º lugar 1ª distrital setúbal
ADCEO «B» 9.º lugar 2ª distrital lisboa
Ou seja, temos, na associação de Lisboa, que teoricamente é mais forte que a de Setúbal, tem mais equipas, é mais competitiva. Temos 2 equipas na Liga mais elevada, o Casa Pia e o Belenenses «B».
O Casa Pia, equipa com uma boa posição, mas não conseguiu ir às meias finais.
O Belenenses , com uma posição mais fraca, apesar de estar na liga mais elevada, também não conseguiu passar ás meias-finais.
Depois, na distrital de Setúbal, temos duas equipas a disputar a subida ao Nacional. o Olímpico e o Fabril.
O Fabril desiludiu, julgo que perdeu todos os jogos... sinceramente, esperava melhor, esperava muito melhor...
E o Olímpico, que levou a taça... com uma demonstração da equipa mais viril, mais lutadora, mas com um futebol muito fraquinho...
Duas equipas chegam às meias-finais e com um bom currículo, o Almada, que segue em 1.º na 2ª distrital de Setúbal, e o CIF, que segue em 1.º lugar na 2ª distrital de Lisboa...
O Almada levou a melhor sobre o CIF, mas a equipa de Lisboa mostrou ter uma excelente equipa, um belissimo futebol!
Aquela equipa Tenente Vakldez, que está bem posicionada na 1ª distrital de Lisboa, mas vê-se que é uma equipa que aposta tudo na força... também a desiludir!
Que conclusão tiramos?
Bem, desde logo, comprova-se aquilo que já escrevi aqui várias vezes. As divisões deveriam refletir a qualidade do futebol praticado, mas isso é verdade só em teoria...
O Almada provou, estando na 2ª divisão, que tem um futebol bem mais esclarecido que outras equipas de Lisboa, que em teoria deveriam ser mais fortes, jogar melhor. !
Outra conclusão a que chegamos, com más arbitragens o futebol feio e a infringir as regras continua a ser premiado. Se calhar se o Almada fosse para ali puxar camisolas, biqueiradas para a frente... se calhar ganhava o torneio! E eu estaria aqui a criticar, que teria detestado a equipa.
Prefiro assim,. Os outros levam as taças, lá para as vitrinas empoeiradas dos clubes, e nós levamos o orgulho de ouvir as pessoas nas bancadas dizerem que o Almada foi a melhor equipa, de todas as 10, a jogar bom futebol!
Mérito de quem?
DO Mister Ricardo!
Bem sei que nem sempre as coisas funcionam... nem sempre os miúdos jogam para o coletivo, muitas vezes deslumbram no individualismo... eu sou o primeiro a criticar! Mas o mérito de uma equipa que foi aos Olivais levantar bem alto o nome do Almada é do mister Ricardo!
É ele que, semana a semana, com muita perseverança, vai incentivando os miudos a jogarem com intensidade, bola no chão, jogo para a equipa, velocidade, desmarcações, entre-ajuda...
É verdade que nem sempre vemos a equipa a fazer isso! Pois é verdade!
Tantas e tantas vezes fico desiludido com a equipa... mas há jogos em que a coisa funciona.!
Hoje, pelo que me dizem, a 2ª parte da final foi um brilharete de bom futebol coletivo!
Parabéns!
E este registo do Mister é histórico. faço questão de o deixar aqui também:
Sem comentários:
Enviar um comentário