sexta-feira, 4 de maio de 2012

Complementares começam a 13 de Maio

Ainda não é conhecido oficialmente, mas o que se comenta no Almada é que vai haver inscrição no Complementar de Juvenis, mas não nos Iniciados.

Pelo que ouvi dizer, os juvenis que sobem a juniores passam a treinar com juniores, enquanto os juvenis passarão a treinar com os Iniciados «A».

A única dúvida que tenho é que são muitos miudos... 10 ou 11 juvenis + 22 Iniciados  Treinar com 33... é possível, mas não é simples.


Vamos deixar passar as eleições e posteriormente pedir algumas explicações sobre os planos dos coordenadores responsáveis por estes escalões.

Há equipa «B» de juvenis ou não?

Esta parece ser a grande questão.

Os juvenis «A» vão precisar de miúdos dos juvenis «B»? Quantos?


A  questão é simples mas carece de explicação, para os miúdos poderem decidir o que vão fazer.

EIS ALGUNS CENÀRIOS:



CENÁRIO 1:

Acho que este é o cenário mais provável, embora várias pessoas me digam que é improvável. A ver vamos.
Ora, a equipa de Juvenis «A» tem praticamente a equipa principal composta, são 10 ou 11 jogadores, ou seja, para ter um plantel completo, melhor, para ter um banco com suplentes, precisa de cerca de 10 ou 11 miúdos.

De onde vêm esses miúdos?
Acredito que os créditos da equipa técnica (sim, não podemos ignorar que o mister Nuno tem uma imagem de treinador com muitos sucessos desportivos na sua carreira) e também a nova imagem que o Almada vai tendo, as boas condições de treino, tudo isso pode (e vai...) atrair bastantes miúdos dos concelhos de Almada e Seixal. Já têm aparecido alguns miudos aos treinos, mas esse movimento vai aumentar com o final da época e no início da época seguinte, em finais de Agosto! Não tenho dúvidas.

Esses miúdos, juvenis de segundo ano, com qualidade, que surjam de outros clubes, podem completar o plantel e garantir que o mister Nuno não precise de recorrer a alguns miúdos que, sendo bons jogadores, estão sempre em desvantagem por serem um ano mais novos.

Assim sendo, acredito que surgirão no Almada bons jogadores (nascidos em 1996) que completarão o plantel.

Sendo conhecido que os objetivos são claríssimos para esta equipa «A» de juvenis: Colocar o Almada no Campeonato Nacional de Juvenis

Neste cenário, o que acontece com os miúdos nascidos em 1997?

Ora, não havendo necessidade de causar um «rombo» no plantel da equipa que fez uma época de grande sucesso , faz todo o sentido manter o grupo, competir na 2ª divisão de juvenis, como equipa «B».
Ora, o plantel deste grupo tem 22 miudos... Ficarão todos na equipa «B»???
Ninguém sabe.
Neste momento nem sabemos se a equipa técnica vai ser a mesma, há muitas incógnitas.
O que se pode esperar?
Por um lado, não tenho dúvidas que vai acontecer um fenómeno igual ao da equipa «A»: Vão surgir a treinar no Almada muitos miudos (nascidos em 1997) atraídos pelo projeto do Almada.  Será que aparecem miúdos de grande qualidade? Ninguém sabe... Todos sabemos que há jogadores com enorme qualidade em vários clubes nossos vizinhos, no Piedade, no Beira Mar, no Corroios, no Pescadores, no Vale Milhaços, no Amora, etc etc etc... Como também sabemos que poucos clubes fazem equipas «B» de juvenis, é muito natural que apareçam resmas de miúdos a treinar no Almada à procura de um lugar! O que os miúdos querem, nesta idade, é competir... ficar uma época no banco... não agrada a ninguém!
Dizem-me que o Piedade vai fazer equipa «B» de juvenis!  E há equipa «B» de juvenis no Amora. De resto, não há mais nenhum clube. Nem o Vitória de Setúbal, que disputa os primeiros lugares no campeonato nacional, tem equipa «B».




Se, em relação a alguns jogadores de grande qualidade que estão no Pescadores, no Corroios, no Piedade, no Beira Mar, no Amora (para não ir a clubes mais longínquos...) , e todos sabemos quem são, não há a menor dúvida que encaixariam plenamente no nosso plantel, a verdade é que aparecerão muitos miúdos que não terão mais qualidade do que os 22 que já temos no nosso grupo... e esses não terão lugar! Treinarão e serão dispensados!

Esta equipa «B» terá um objetivo simples, penso eu: Formar uma equipa forte, rotinar um futebol consistente numa equipa que no ano seguinte irá certamente disputar o Campeonato nacional de Juvenis!
Ou seja, será um ano de preparação de um grupo de trabalho de sucesso!

Uma equipa que, na época 2013/14, dispute o Campeonato Nacional e se bata com os melhores para uma boa classificação.  Se este grupo vai receber muitos jogadores de valor, para o enriquecer,  tornando-o uma espécie de seleção Almada/Seixal do ano de 1997, ninguém sabe...

Será que no Almada haverá quem comece a fazer esse trabalho de monitorização de jogadores?
Uma coisa à semelhança do que fez o mister Nuno Vieira, quando estava no Corroios, e andou a conversar com todos os melhores jogadores da região para enriquecer o seu plantel?  Não sei... não faço ideia.

Será que esses miudos com valor que estão noutros clubes vizinhos pensarão nesse projeto de fazer uma época de grande sucesso nos juvenis na época de 2013/14 e ingressarão no Almada já este ano? Ninguém sabe.

Uma coisa é certa, se entrarem miudos com qualidade, alguns dos nossos do plantel de 22 ficarão de fora...  se não entrarem, manteremos o grupo, um grupo com qualidade suficiente para fazer uma boa época numa 2ª distrital... mas claramente insuficiente para fazer um campeonato nacional de juvenis.


E será que deste grupo de 22 vão sair jogadores? Uns por estarem descontentes, outros por acharem que vão jogar pouco, outros por serem convidados para outros clubes ditos «maiores»? Ninguém sabe. Percebe-se pelas conversas que há pais que criticam muito... se forem coerentes, saem... obviamente! Percebe-se pelas conversas que alguns miudos ficarão se houver equipa «B», sairão se não houver...
Enfim, há muitas incógnitas... Sei que há miudos a serem convidados por outros clubes. E até já foram fazer treinos noutros clubes. Se vão sair, não faço a mais pequena ideia... Acho que, nesta fase, ninguém sabe!


CENÁRIO 2
Sinceramente, não acredito que este venha a ser o filme dos acontecimentos, mas já várias pessoas me disseram que é o que vai acontecer:

Ora, com a realização do Complementar de juvenis, o mister Nuno Vieira passaria a treinar o grupo total de juvenis (10 ou 11 juvenis «A» e mais os 22 juvenis «B»)

Deste grupo grande, o mister começará a formar a sua equipa para a época seguinte. Ou seja, dos 22 jogadores do plantel de Iniciados, acabará por assimilar uns 10 ou 12 ou 14... sabe-se lá...

Caso, entretanto, (complementar começa a dia 13, eleições são já este fim de semana...) a nova direção decida definitivamente que vai inscrever equipa de juvenis «B», ou não, logo se perceberá.

Este é o cenário em que se decide que não há equipa «B», o mister Nuno decide aproveitar uns 10 ou 12 miudos dos Iniciados e dispensa todos os outros...

 Neste cenário que, repito, acho o menos provável, apesar de saber que muita gente fala nisso, inclusivamente algumas pessoas da atual direção que alegam ser muito difícil gerir horários para treinos de mais uma equipa (contaram-me) , o Almada não faz equipa «B» e incorpora os jogadores mais fortes dos Iniciados no plantel de juvenis.

Este cenário baseia-se muito na suposição de que haverá um movimento de jogadores entre clubes muitop pequeno. E justifica--se pelo facto de estarmos a atravessar uma crise muito grave (as famílias estão sem dinheiro...não há finança para extras.. para pagar cartas de transferência...)  e no escalão de juvenis ser necessário pagar pela carta para uma transferência de clube.





VANTAGENS DESTE CENÁRIO:
Vantagem é sobretudo na organização, é menos uma equipa para encaixar no difícil puzzle de treinos, são menos custos financeiros, com taxas, inscrições, menos treinadores, isto e aquilo...

Pode, para algumas pessoas, ter também a vantagem de integrar dois grupos muito fortes (de 1996 e de 1997) na mesma equipa, uns puxam pelos outros... Fica feita uma espécie de selecção, só ficam no Almada mesmo os melhores, aumenta o nível dos treinos. Se bem que na minha opinião esta não é uma grande vantagem, mas já lá vamos.


DESVANTAGENS DESTE CENÁRIO:  

Desde logo, a maior desvantagem, serão dispensados miúdos que fazem parte do grupo. Miudos que muito estimamos. É um processo difícil... doloroso... há amizades entre os miúdos... é sempre mau! Uma coisa é serem os próprios miudos a decidirem sair, porque sentem que jogam pouco, outra coisa é gostarem de estar no clube e serem empurrados para fora...  Mas de qualquer forma, todos os miúdos têm de tomar consciência. Juvenis é já outro nível. Acabaram-se as brincadeiras... agora é tudo mais a sério! É competição a sério! Aqui já não se fala em formação. Ou quase não se fala em formação. Aqui pretende-se mais resultados! Deixam de ser miúdos e já são uns homenzinhos...

Outra grande desvantagem. O nosso grupo de Iniciados tem excelentes jogadores, eu diria que há naquele grupo talvez uns 8 ou 9 jogadores ao nível do que há de melhor no distrito. Eu repito, há 8 ou 9 miúdos que, caso fossem mais regulares, mais adultos, mais agressivos a jogar, mais maduros, mais inteligentes a jogar, menos mimados, menos indisciplinados, podiam estar num Sporting ou num Benfica... Uns por umas razões, outros por outras...  continuam no Almada! Mas não deixam de ser excelentes jogadores ao nível dos melhores do distrito. Ora, se se verificar este cenário (uma só equipa de juvenis) desses 8 ou 9 jogadores... apenas 2 ou 3 terão lugar no plantel da equipa de Nuno Vieira!

Sabemos que o mister acompanha o seu grupo de jogadores há uns 3 ou 4 anos... e, naturalmente, tem a sua equipa feita e raramente dá oportunidades a outros.

Consequência?

Alguns dos melhores jogadores do distrito vão fazer uma época sentados no banco.... Alguns jogarão alguns minutos ao longo de toda uma época (como aconteceu esta época com o João Neves, o Walter ou o Luís Branca ... )  outros nem ao banco irão...

Sinceramente, não acho que seja bom, nem para os miúdos, nem para o clube!

Até porque, se estamos a pensar em termos estratégicos, de futuro, qual é o resultado?

Bem, imaginando que esta equipa conclui com sucesso o seu objetivo, é campeão da 1ª distrital e faz o Almada subir ao Nacional de juvenis.


Vamos imaginar... vamos pensar que estamos em 2013
Ora, o que acontece no ano seguinte? O que acontece em Maio de 2013?
Em Maio de 2013 já sabemos que o Almada vai ao campeonato nacional de juvenis e começamos a olhar para o plantel de jogadores que vai jogar nesse nacional, e o que é que temos?

Temos 3 ou 4 jogadores com a auto-estima em cima, pois fizeram uma boa época, jogando uma boa percentagem de jogos da 1ª distrital.

E mais?

Depois temos mais uns 7 ou 8 jogadores sem auto-confiança... fizeram uma época toda no banco...  Uns nem ao banco iam... deixaram de acreditar no seu valor. Praticamente não foram usados. Não tiveram oportunidades de mostrar o seu valor. Perderam a auto-estima...

Como é que vamos construir uma equipa que vai ao Nacional, baseada em 3 ou 4 jogadores?

Estamos à espera que venham bater às portas do Almada os maiores craques dos clubes vizinhos?
Acho verosímil que existam, de facto, vários miudos com vontade de jogar no Nacional na equipa do Almada. Mas... que raio... Mas no ano anterior eles não tinham dinheiro para pagar cartas de transferência...  e agora já têm? Não, meus amigos, os subsídios só regressam, aos bocadinhos,  a partir de 2015...
O mesmo argumento não pode servir quando nos dá jeito, e já não serve quando não nos dá jeito...
Ou seja, tenho muitas dúvidas...

Vamos ao Nacional com um grupo fragilizado...  receita para o desastre!
No ano seguinte a equipa volta a estar na 1ª distrital...

Mas admito que existam mais factores que eu desconheça...
Até admito que o Almada nos diga: »Não se preocupem, no ano seguinte, o Almada vai convidar os melhores jogadores do distrito e é o próprio Almada a pagar as cartas de transferência desses jogadores»...

eheheh... Não acredito, mas...



REFLEXÂO PARA JOGADORES NASCIDOS EM 1997:


Eu nasci em 1997 e jogo num clube dos concelhos de Almada e Seixal, que vou fazer?

Primeiro, é preciso responder a várias perguntas:

Gosto do clube onde estou? Gosto do meu grupo, sinto-me bem? Gosto da equipa técnica? Sinto que estou a evoluir?

O meu clube vai ter equipa «B» de juvenis?  Se não vai ter equipa «B» quantos juvenis de 2.º ano permanecem no clube? Ou seja, na prática, conhecendo os dois grupos, o de 1996 e o de 1997, vou ter lugar nos 11 ou nos 18 da equipa de juvenis?

Perante as primeiras questões, se concluo que me sinto bem no clube onde estou... mudar será sempre um absurdo. Mesmo que seja convidado para um clube aparentemente mais cotado... Eu sou defensor de que quando nos sentimos bem onde estamos, mudar pode envolver um risco enorme. Ainda para mais no escalão de juvenis... pode ser o fim do desporto... definitivamente...

Se nos sentimos bem onde estamos, mudar, só se for para um clube grande... e quando digo grande, digo grande mesmo... Esqueçam Belenenses, Vitória de Setúbal... hoje em dia são clubes iguais ao vosso. E a chatice das deslocações não compensa...

Mas se não me sinto bem no clube onde estou, apesar de saber que estou entre os melhores jogadores do grupo, quero sair.  Para que clube?

Bem, em juvenis vão existir nas nossas bandas apenas 3 clubes no Nacional: Vitória de Setúbal, C. Piedade e deverá subir o Fabril.
Amora e Barreirense desceram ao distrital...

Para aqueles miúdos que acham que estão mesmo a um nível muito elevado e que terão lugar numa equipa de nacional, apesar de serem um ano mais novos, é tentar o Piedade, o Fabril ou o Setúbal.

O C. Piedade é um clube bem situado, conheço lá bastantes pessoas, a formação é boa, tem bons treinadores. É uma hipótese.

O Setúbal... epá, é muito longe. Fazer 50 km para lá, 50 km para cá... é a loucura!

O Fabril... é um clube com uma excelente formação. Está em crescimento continuado. É uma opção. Não é muito perto, para quem mora em Almada... mas se morar na Charneca, já há uma auto-estrada que por enquanto só vai até Coina... mas já se chega ao Barreiro em 15 ou 20 minutos!

--------------------------------------------------------------------------

Se é um excelente jogador, mas não está disposto a correr o risco de não ficar nos 18 de um destes clubes no Nacional, então tem uma opção muito válida:

O Almada!

Eu explico.
Em princípio haverá uma equipa «B»... Vai construir-se nesta época uma equipa «B» competitiva para na época seguinte disputar o Nacional. Pode ser uma boa opção! Uma época a competir muito, e a construir um grupo para no ano seguinte bater-se pelo meio da tabela no Campeonato Nacional.

É um clube com uma boa formação. Privilegia-se o bom futebol...  Não há cá pontapé prá frente... é bola no chão,  bolas à linha... futebol rápido, bonito!

Ou seja, é uma decisão a pensar a 2 anos...


--------------------------------------------------------------------------------

No concelho há depois várias opções de clubes na 1ª distrital, Beira-Mar, Corroios, Pescadores...

E há ainda os clubes da 2ª distrital... charneca, trafaria, Monte, Leão Altivo, Paio Pires, etc etc...

--------------------------------------------------------------------------------


Ou seja, há muitas opções!

Eu defendo que entre os factores mais importantes  para uma decisão estão:

1. Boa formação do clube
2. Possibilidade de ficar no 11 principal, competir, competir muito
3. Bom ambiente no grupo, sentir-me bem no grupo
4. Bom futebol praticado
5. Perspetiva a prazo  - clube em fase de crescimento












PROVA INICIO
Torneio Complementar de Infantis – Eq. Bês 12/Maio/2012
Torneio Complementar de Iniciados 13/Maio/2012
Torneio Complementar de Juvenis 13/Maio/2012
Chamamos a atenção que os prazos

Sem comentários:

Enviar um comentário