domingo, 27 de maio de 2012

Monte da Caparica - 2 Almada - 5 JUVENIS/COMPLEMENTAR) 27MAIO2012 CRÓNICA

Cheguei ao Monte já decorriam uns 25 minutos de jogo.
O Almada vencia por 2-0
Golos de Sandro e André Fonseca

O que vi nesses últimos 15 minutos da primeira parte foi uma equipa de amarelo a dominar muito, a criar perigo, muito abalançada para o campo do Monte..: E uma equipa azul com dificuldades ofensivas... Raras vezes chegavam à nossa baliza.




EQUIPA:
Ruben  - Iniciado
Natário (lat. dir.)
Rafa I  (central) iniciado
Santana  (central)  Iniciado
Varandas (lat. esq.) Iniciado
Rafa II  (trinco)
Leo (médio ofensivo)  Iniciado
"Mémé" (médio ofensivo)
Sandro (extr. Esq.)
Gonçalo (extr. dir.)  Iniciado
André Fonseca (avançado)

(5 juvenis de 1.º ano e 6 iniciados) 

BANCO SUPLENTES:
Carmelo
Luís Branca
Gonçalo  Ribeiro
Iuri
Filipe (Zuca)
Diogo Liladar
Garcia

GOLOS:
André Fonseca
Sandro
Gonçalo
Iuri
Sandro

DISCIPLINA:
Gonçalo (amarelo) contestar decisão árbitro
Natário (amarelo) Toque por trás numa jogada perigosa deles
2 amarelos a jogadores do Monte por entradas perigosas



SUBSTITUIÇÕES:
Ao intervalo:
Saiu Rafa II entrou Luís Branca
Alguns minutos mais tarde:
Saiu Leo, entrou Iuri (Gonçalo passou para médio)
Mais tarde:
Saiu 'Mémé' por lesão entrou Filipe
Mais tarde:
Saiu Varandas entrou Gonçalo


CRÓNICA:
O jogo não deixou margem para dúvidas, a equipa do Almada era mais forte, e acabou por dominar o encontro. Fazendo golos com naturalidade. Diria mesmo que se desperdiçaram muitos golos (não tirando o mérito ao guarda-redes do Monte)


Na 1ª parte o meio-campo esteve muito forte, com o Leo, o Mémé e o Rafa a trocarem muito bem a bola e a simplificarem o jogo.

A defesa esteve bem, mas a bola quase nunca lá chegava.

Os avançado estiveram bem, mas hoje o remate não saía... Há dias assim!

Na 2ª parte muita coisa mudou.

O Luís Branca fez bem o papel do Rafa. Muito seguro e intenso.

A saída do 'Mémé' é que se fez sentir, o Zuca não tem metade da intensidade, embora se tenha esforçado bastante e tendo sido o responsável por uma das melhores jogadas do encontro. Um passe ao primeiro toque a rasgar a defesa, mas o fiscal de linha a marcar fora-de-jogo, a meu ver, mal... Aquele passe do Zuca foi fenomenal!

O Natário é sempre aquele defesa que ocupa o campo todo, ora defende, ora está na área adversária... É um jogador muito forte, mas que exige muita atenção dos colegas, porque pode estar em todo o campo. Cheguei a vê-lo cortar uma bola junto à linha da esquerda...

O Varandas esteve perfeito na defesa, à esquerda, embora eu, que o conheço bem, sinta que o João ainda não se adaptou bem ao lugar de defesa... Sempre jogou a extremo,  está a adaptar-se ao lugar, e de fora sente-se que não é aquele jogador alegre que estávamos habituados a ver. Falta-lhe aquela alegria...
Eu, no lugar do João, punha os olhos no Natário...  Desde que a restante equipa também seja solidária com ele, como é com o Natário, o João também pode subir no terreno e procurar o desequilíbrio no 1 para 1... que sempre foi o forte do João, desde que o conheço a jogar... há 4 anos...


O 'Mémé' é aquele jogador desequilibrador que as pessoas conhecem. É evidente que se trata de um jogador com trunfos muito fortes, desde logo a disponibilidade física, a intensidade de jogo (este é o seu grande forte... penso eu de que)  a capacidade técnica...  Hoje, confesso, que não gostei de alguns pormenores... Exagerou um bocadinho no exibicionismo. Vírgulas, isto e aquilo...  excesso de confiança, diria eu... O que também é normal, para um fim de época, num complementar, que já conta pouco... é normal que os miudos se sintam mais descontraídos e façam umas brincadeiras...  Só que depois teve o azar de sofrer uma entrada feia de um jogador do Monte! Saiu de campo e acabou agarrado ao gelo!
Todos esperamos que não seja nada grave. Em 2 ou 3 dias esteja a 100%

Gonçalo e Iuri foram hoje dois jogadores inspirados. O Gonçalo foi lutador, a vir buscar a bola atrás, a procurar o espaço vazio à frente. Gostei. Adorei mesmo. Foi pena teres mandado bocas ao árbitro Gonçalo... tens de aprender a controlar esses impulsos!!!


O Iuri teve hoje a prova provada de que aquela atitude de nunca desistir de nenhuma bola dá resultados. Acreditar sempre que se consegue chegar antes do adversário.... Este é o grande trunfo do Iuri, associado à velocidade com a bola nos pés...  Roubou a bola aos defesas por 3 ou 4 vezes... uma das vezes fez golo, noutras ofereceu bolas para golo...  Esteve em grande! É isso mesmo Iuri!

Sandro e André estiveram excelentes à frente, muito lutadores.
Só não entraram mais golos... porque há dias assim... em que as bolas não saem... mas atrever-me-ia a dizer que os dois tiveram pelo menos umas 5 ou 6 oportunidades de golo não concretizadas...

O Ruben foi poucas vezes solicitado na baliza, mas as vezes em que foi, os avançados do Monte apareceram frontalmente, dentro da área... dois remates fortíssimos, sem defesa!

Num dos lances, Ruben terá caído mal e foi assistido!
Esperemos que nada de grave!


NOTAS FINAIS:
Continuo a ver uma coisa que me agrada muito, e que me agrada desde o primeiro minuto que entrei no Almada:

A atitude da equipa, de jogar por jogar. O jogo pelo jogo, há sempre empenho, determinação, até ao último minuto.
Eu confesso que detesto equipas que jogam aquele esquema manhoso de queimar tempo... «Estamos a ganhar 3-0... então agora vamos segurar mais a bola, jogar devagarinho»... detesto isso!

Felizmente o mister Nuno Vieira também é adepto do jogo até ao último minuto!
E isso é muito bom!


COMENTÁRIOS:

Ouvia alguns pais nas bancadas a dizerem que esta equipa está mesmo muito forte.
Agora sim, há um  11 forte, e continuam a existir no banco jogadores tão fortes como os que estão em campo. Isso é o que todo o treinador deseja. Ter opções...






Sem comentários:

Enviar um comentário