domingo, 6 de maio de 2012

Conhecem a história do Getafe?


Há um clube na 1ª Liga Espanhola que, tal como o Almada, veste amarelo e azul.

Esse clube também nasceu nos anos da II Guerra Muncial, tal como o Almada.

Tal como o Almada, andou muitos anos pelos campeonatos regionais, uma vez ou outra subia aos nacionais, depois descia.

Tal como o Almada também resultou da fusão de dois clubes da mesma cidade.

Tal como o Almada, este clube espanhol está situado numa cidade dos arredores da capital.


Agora... este clube espanhol, já recentemente começou a subir, subir, subir...  e chegou á 1ª Liga em 2003, onde se encontra agora, como uma equipa consolidada do mais competitivo campeonato do mundo.




Será que o Almada um dia será uma espécie de Getafe?

Quem sabe...


Eu tenho uma tese, não sei se pode vingar ou não, mas julgo que vai ao encontro do que defende esta nova direção do clube, nomeadamente o projeto que já ouvi falar dos seniores SUB23:


O Almada pode tentar ser um clube diferente, que aposte na sua formação.
E se os seniores do Almada fossem o resultado de uma selecção dos melhores jogadores da formação do clube?  Com uma filosofia, um estilo de jogo?

E se o Almada apostasse nos seus melhores jovens e criasse uma espécie de seleção SUB23.

O que acontece actualmente é que os excelentes juniores, quando chegam a sénior... acabou. Já não há lugar para eles...  Estão lá outros com muito mais experiência, com outra ratice...

Agora se o clube entende que essa é a sua filosofia, e que prescinde de jogadores com ratice, quer antes ter equipas jovens, com os melhores valores da formação. Vai ter uma selecção SUB23...

Que vai acontecer?

Bem, desde logo, acho que uma coisa óbvia.
As equipas de séniores do Almada vão ser equipas com uma postura em campo muito diferente dos seus adversários. As equipas de seniores do Almada não ser grupos com grande energia, disponibilidade física, vontade, criatividade, espírito de equipa (não esquecer que só os melhores chegarão a seniores...)  serão equipas que vão dar muito nas vistas porque, nomeadamente nestes campeonatos distritais, vão mostrar bom futebol. Vão mostrar que sabem praticar futebol ao melhor nível.


Eu sempre disse, e já o escrevi neste blog: Se hoje temos na formação alguns dos melhores jogadores do distrito nos diversos escalões de formação... e se a nossa formação é boa e sabemos que os miudos vão continuar a evoluir....   é inevitável que aconteçam algumas coisas:

1.º Como a formação é boa, os treinadores são bons, o clube preocupa-se em proporcionar boas condições, o ambiente é bom, os miúdos vão querer continuar no clube, não terão qualquer interesse em sair. Só os jogadores que sentirem que vão ter poucas oportunidades de competir porque o seu grupo é muito forte, só esses miúdos sairão do Almada, em busca de um clube onde possam ter mais minutos... é normal, é natural, é assim que as coisas acontecem... por mais que nos custe...

2.º Alguns dos melhores, os mesmo muito bons, sairão do Almada, inevitavelmente, mas  só sairão para clubes grandes. A fasquia agora está muito elevada. Já ninguém de perfeito senso tira o seu filho do Almada para o levar para outro clube do distrito... Porque sabe que não vai encontrar melhor. Melhor, só mesmo, Benfica, Sporting, Porto...  Os que saírem, é inevitável que sairão, o clube está a produzir cada vez mais jogadores com qualidade, é inevitável...  Eu diria que por cada época sairão 3 ou 4 miúdos para os grandes clubes nas próximas temporadas. Estou convencido... Dizia eu, os que saírem para clubes grandes, só vão dar mais visibilidade ao Almada.  É pena que saiam do Almada... mas saindo também prestigiam e dão orgulho ao clube... Acho até que se devia criar algures no site do clube um espaço para enaltecer os nossos atletas que saem para clubes grandes!

3.º Os bons jogadores que permanecem no clube, - já sabemos que a partir de Iniciados as coisas começam a ser mais a sério, começam a ser feitas escolhas, começam a existir dispensas... só os melhores terão lugar - vão criando o espírito, a filosofia do Almada e, chegando a seniores, os que conseguirem chegar a séniores, os melhores dos que chegarem a séniores, terão obviamente lugar no plantel e enriquecerão esse grupo.


No fundo, é aplicar as regras da formação ao futebol sénior.
Obviamente que não vai dar resultados imediatos.
Se calhar este ano o mister Élio vai conseguir fazer com que os seniores subam à 1ª distrital... mas se calhar o Almada vai continuar, 1, 2 ou 3 épocas na 1ª distrital... Mas chegará o momento em que subirá ao Nacional...  Chegará o momento em que subirá à II Divisão Nacional...

E, sabe-se lá... talvez um dia chegue à Liga de Honra ou mesmo à 1ª Liga.

De uma coisa estou certo, com a nova direção, hoje eleita, o Almada vai crescer!



VIVA O ALMADA!


















Sem comentários:

Enviar um comentário