sábado, 18 de agosto de 2012

Almada parte para mais uma época desportiva com 13 equipas de competição

É obra.

É preciso confirmar quando começar a época, mas eu apostaria que o Almada será um dos clubes do Distrito de Setúbal com mais equipas a competirem nos campeonatos da Associação de Futebol de Setúbal.
A aposta na formação, iniciada na época 2008/09, começa a dar os seus frutos, as equipas de futebol 7 são agora todas elas muito competitivas, a maioria a disputar os primeiros lugares dos seus campeonatos, e nem uma única equipa a ficar nos últimos lugares.
Quanto ao futebol 11, está a verificar-se aquilo que sempre disseram os responsáveis pela coordenação do futebol de formação no Almada, deve começar-se por baixo, com bom trabalho de formação, sem a ganância da vitória. Formar bem, para ter bons grupos, bons atletas. depois, os resultados começarão a aparecer.

A verdade é que há 5 anos o Almada tinha todos os seus escalões de futebol 11 na 2ª distrital, hoje estão todos na 1ª distrital.

E como a ambição é grande, o objetivo agora passa por colocar todos os 4 escalões no Nacional.
Obviamente que não é um objetivo fácil de cumprir, que se consiga de um ano para o outro.
Se foram precisas quatro épocas para colocar toda a formação a um nível competitivo, provavelmente vão ser necessários outros 4 anos para atingir esta meta.

Os seniores, que acabaram de subir de divisão pelas mãos do mister Élio Santos  (vídeo de entrevista que deu há 3 anos quando estava nos Pescadores -  http://youtu.be/qu9rstv2izo ) não ficam satisfeitos com a manutenção na 1ª distrital.

Vão querer ir mais longe e vão lutar pela subida. Sabemos que a 1ª distrital é sempre um campeonato muito difícil, mas existe a confiança. Temos um bom trabalho, um bom técnico,  boas instalações.

Se repararem, nos blogues do futebol distrital todas as semanas vamos sabendo de entradas e saídas de jogadores... No Almada isso não acontece. Poderá existir uma ou outra contratação externa, mas a tendência é para isso acabar, o Almada vai apostar numa equipa senior totalmente composta por jogadores da formação.

Talvez na próxima época todos os seniores serão jovens que se iniciaram na formação do Almada.
Será uma marca deste clube que, deseja-se, pode vir a dar grandes resultados.

Pensem comigo, então se os clubes grandes já desistiram da formação, compram todos os jogadores a clubes estrangeiros, formam jogadores que são dos melhores do mundo em SUB17, SUB19, SUB20... mas quando chegam a seniores já só são bons para jogar na 2ª divisão... isto é normal? Eu não acho!

Estou curioso com o que vai acontecer com as equipas B dos grandes. Um destes dias faço aqui uma análise.



Os juniores fizeram este ano um excelente campeonato na 1ª distrital, conseguindo um 5.º lugar. Na época que vem espera-se que seja ainda melhor. Vai trabalhar-se para isso, pelo menos.


Os juvenis são talvez o grupo que desperta mais esperanças. Depois de um 3.º lugar obtido esta época, com uma equipa composta maioritariamente por jogadores de primeiro ano (nascidos em 1996) , quando os adversários, ao contrário, tinham maioritariamente (ou totalmente) jogadores de 2.º ano (nascidos em 1995), agora o objetivo é claro: A subida de divisão.
Com um grupo muito coeso, um treinador de créditos firmados (Nuno Vieira) esta equipa pode fazer subir os juvenis do Almada ao Campeonato Nacional.


Os iniciados têm uma equipa muito forte, mas vão ter adversários muito difíceis na 1ª distrital. Não sabemos se conseguirão a subida ao Nacional, mas sabemos que têm um grupo muito forte com grandes possibilidades de ficar entre os 3 primeiros lugares...

Em conclusão, quatro escalões, quatro equipas bem posicionadas para épocas de muito sucesso e, quem sabe, talvez a subida de divisão.

Ainda no futebol 11, de registar a inscrição (foi feito ontem o sorteio) inédita no clube de uma equipa B de juvenis. 

Porquê uma equipa B?

Bem, os clubes com ambições sabem que têm de ter equipas B em todos os escalões. Por uma razão simples: Se querem ter equipas sempre competitivas a baterem-se pelos primeiros lugares não podem dar-se ao luxo de ter anos de interregno, sem miudos.
Imaginem que o Almada este ano não inscrevia equipa B de juvenis, e no ano que vem tinha os juvenis no campeonato nacional? O que é que acontecia? Bem, aquilo que acontece a muitos clubes... Está dependente de terceiros. Está dependente da entrada de novos jogadores. É verdade que o facto de estar num Campeonato atrai sempre muitos miúdos... mas reconheçamos... uma equipa feita de raiz com 2 miudos vindos dali, mais dois dacolá, 3 vindos do clube vizinho, outro vem de Lisboa, outro da 'conchichina'...   Nunca será a mesma coisa que um grupo que vem com um trabalho de anos, com miúdos que jogam juntos há 3 ou 4 anos... Obviamente que vai sempre haver o fenómeno de atracção, e uma vez chegados ao Nacional, também o Almada vai receber muitos miúdos vindos de outros clubes. Mas assim é diferente... Assim temos a equipa base e depois são feitos  alguns ajustes. É a lei da vida... ficam os melhores, dispensam-se os mais fracos!

Temos o caso concreto do Piedade que, a meu ver erradamente, não quis fazer equipa B de juvenis no ano passado. Que aconteceu? Todos os miúdos nascidos em 1996 (não todos, mas a esmagadora maioria) acabaram por sair do clube. O Piedade tinha uma boa equipa, fez um bom campeonato no Nacional. Mas este ano só tinha no plantel 5 ou 6 miúdos nascidos em 1996... Ou seja, a equipa que nascer este ano no C. Piedade será uma nova equipa, formada por talentos vindos de outros clubes, com outras experiências, outras práticas, outros vícios...  Não é a mesma coisa! Sei que apareceram muitos miúdos talentosos e vão ter um excelente grupo. Mas será que a equipa funciona? Vai exigir grande mestria à equipa técnica.
(Este ano o Piedade decidiu fazer equipa B de juvenis, e bem, a meu ver).
O ideal mesmo é existirem equipas B.


Neste momento, o Almada tem, de juvenis até traquinas, um grupo de trabalho por cada ano de nascimento:

Juvenis A - 1996

Juvenis B - 1997

Iniciados A - 1998

Iniciados B - 1999

Infantis A - 2000

Infantis B - 2001

Benjamins A - 2002

Benjamins B - 2003



... e por aí diante...

Não tenho toda a informação, mas julgo que temos miúdos em grupos de trabalho até 2007.
Imaginam o trabalho que tudo isto envolve em termos de organização? Planeamento de treinos, organização de torneios, inscrições, exames médicos, equipamentos, etc etc etc...



E, julgo não estar enganado se disser que temos pelo menos 2 escalões em que, no mesmo ano de nascimento, temos duas equipas. E ambas muito competitivas. É obra!

Há mais novidades sobre o clube, mas ainda não chegou a hora de o divulgar.


DIVULGÁVEL é a abertura de um segundo bar nas instalações do Almada.

Se percebi bem, vai haver um novo bar junto à entrada principal (aquele portão grande que normalmente está fechado). Está já a ser concluído.
A atual concessionária do bar vai passar a servir nesse espaço, esse será um bar que vai estar aberto durante a semana durante as horas de treinos.

O Bar principal passa a abrir apenas aos fins de semanas e dias de torneios e jogos.

E sei que há a ideia de construir uma pequena instalação, mesmo muito pequena, junto ao campo n.º 2, apenas para vender águas e sumos, batatas fritas, etc.  Que estaria aberto apenas nas horas dos jogos no campo de baixo.


Entretanto, sei também que decorrem obras de fundo em todos os balneários por baixo das bancadas.
Não sei concretamente que melhoramentos estão a ser feitos... mas o que já existia é, pelo que tenho visto noutros clubes, do melhor que há por estas bandas, se estão a fazer melhoramentos, o que podemos esperar é que vão ficar algo muito bom!

Tenho a certeza que serão, mais uma vez, obras patrocinadas pelo nosso diretor responsável pelas infraestruturas, o homem que, pelo que já fez no clube, já merecia uma estátua: José Carlos Abrantes!


As mais recentes obras, que já todos conhecemos, foram a pavimentação de todo o espaço em redor  das bancadas. Hoje olhamos para aquilo e tudo parece natural... mas não era assim. Pois não! Era tudo terra... pedras... buracos...

Eu sei que há muitas ideias para muitos mais melhoramentos no clube, mas todos sabemos que o País não está a passar bons momentos... a crise atinge tudo e todos!

Esperemos por melhores dias!





Sem comentários:

Enviar um comentário