terça-feira, 14 de agosto de 2012

Recomeçaram os treinos de juvenis!

Recomeçaram os treinos.
Mais uma época está aí à porta!

Neste grupo grande (Juvenis A e Juvenis B)  vai haver espaço para muita alegria, sucessos, fracassos, aprendizagens, amizades, sacrifício, trabalho, esforço, dedicação, mais um ano em que os nossos filhos aprenderão lições de vida, lições de como se deve trabalhar em equipa, de como se deve cumprir as ordens da hierarquia, de como se deve perdoar o colega que falha, de como devemos incentivar o nosso colega que se foi abaixo, de como devemos ser humildes mesmo quando o sucesso nos bate à porta.


Juvenis, 15, 16 e 17 anos.

É uma fase de afirmação, o adolescente a querer mostrar que já é adulto (ainda não é... mas já acha que é...) é a fase em que se torna muito importante as amizades, fundamental que nestas idades o seu círculo de amizade se faça com miúdos minimamente ajuizados, é aqui que muitos começam a fumar, outros experimentam as drogas, surgem as primeiras bebedeiras...

Pode ser nesta idade que uns encontram um caminho de futuro, outros encontram caminhos de desgraça...

É muito importante, por isso, que se mantenham no futebol, que tenham ali, no seu clube,  bons formadores, onde o mais importante não é só a vitória desportiva...

Uns treinadores serão melhores que outros, uns conseguirão ganhar mais jogos que outros, mas nunca esquecer que o treinador é um formador, é um exemplo para os miúdos, deve por isso ser uma pessoa em que não se olhe apenas aos méritos meramente desportivos e competitivos.

É preciso que os formadores sejam pessoas bem formadas, bom carácter,  pessoas educadas, que tenham a noção de que em primeiro lugar está a formação de jovens, de cidadãos, só depois é que falamos de jogadores...  Primeiro está o jovem, o cidadão, depois é que vem o jogador, o competidor.


De que me interessa que tenha um treinador que faz do meu filho um tremendo competidor, mas que o  incentiva a violar todas as regras do civismo, apenas com a ganância de ganhar, ganhar, ganhar...

Já que falamos de bons formadores, aproveito para prestar uma homenagem ao Mister Ricardo Baltazar, que acompanhou os nossos filhos (1997) nas duas últimas épocas e que provou ser uma excelente pessoa, um bom treinador, um bom formador e um excelente amigo.

E desejar os maiores sucessos à equipa técnica dos juvenis. Aos misters Nuno Vieira e Pedro Tojo e ao recém-integrado no Almada mister Emanuel Mesquita.


UMA EXCELENTE ÉPOCA PARA TODOS!!!!



PS: Pelo que me contaram, estavam hoje perto de uma dezena de novos jogadores a tentarem a sua sorte nos juvenis. Disseram-me que não deu para perceber bem, mas alguns deles terão qualidades para ficar. Soube também que voltou a treinar o «Chiquinho», que veio do Trafaria, um excelente jogador.







Sem comentários:

Enviar um comentário