domingo, 5 de fevereiro de 2012

Almada - 7 Paio Pires - 0 05FEV2012 (Crónica)

Jogo muito cedo, eram 09:15.
Manhã fria.
Algum público a ver, o normal.


Este jogo tinha uma particularidade, que em tese poderia ter sido um problema, só que, felizmente, não se revelou problema nenhum:

Ora, do nosso plantel de 23 jogadores, 8 estavam doentes, ausentes ou aleijados, sobraram 15:

Daniel Carvalho
Ruben
Miguel Torres
Rafa
Mário
Kardi
André Horta.
Ricardo

Ou seja, só tínhamos 16 jogadores para este jogo com o Paio Pires. Eu sempre achei que não seria problema nenhum, por 2 razões: Por um lado, porque temos notado que os miudos que têm jogado menos estão com um desempenho cada vez mais próximo dos habituais titulares. Ou seja, nota-se cada vez menos a falta dos titulares. E isso é bom. Cria mais competitividade no grupo.

Por outro lado, sejamos francos, sem querer menorizar o adversário, todos nós nos lembramos do jogo em Paio Pires, em que vencemos por 4-0.  A equipa deles raríssimas vezes chegou à nossa baliza. Mais: O jogador mais forte deles, o único que criava alguns desequilíbrios, o n.º 9, hoje nem apareceu...

Conclusão: Mesmo sem 7 jogadores nunca pus a possibilidade de vir a ser um jogo difícil. O desnível entre as duas equipas seria sempre enorme.

Depois, mais um dado interessante: Para garantir que nada falhava, o mister Ricardo convocou 2 jogadores dos Iniciados «B», o João (defesa esquerdo) e o Alcino (central).
E sabem que mais, bela surpresa. O JOão a fazer um jogão, perfeito, sem falhar nada, a subir bem no corredor e o Alcino... simplesmente genial. Na perfeição, não falhou um passe, não deixou passar uma única bola, inteligente a decidir os passes, muito tranquilo... adorei! Tanto um como outro entravam no nosso plantel de 18 de caras... Parabéns miúdos!

ANÁLISE GLOBALPerante uma equipa que sabíamos não era do outro mundo, mas também sabíamos que não era das mais fracas, e com um plantel diferente do habitual, aguardávamos um desempenho concentrado, focado, sem falhas.
E foi o que aconteceu. Vimos uma equipa concentrada, que tentou fazer jogo coletivo (gostei especialmente na primeira parte, embora na 2ª parte se tenham conseguido duas ou três jogadas de efeito muito vistoso).
Há dias assim, em que somos felizes: na 1ª parte há 3 golos que são golões, mas de grande felicidade. O «centro pró Gonçalo que entra no ângulo», do André Carvalho... é um golo do outro mundo. O golão do Gonçalo, que resulta de uma excelente jogada e entra ao cantinho, o golão do Iuri, que é um remate de fora da área indefensável... há dias assim...

Na 2ª parte, embora tenha notado alguns jogadores que na 1ª parte foram excelentes mas agora  já menos focados no coletivo e a tentarem mais o individualismo, mais uma série de golões. Desde logo o livre do Tiago Lopes, é milimétrico, mesmo ao cantinho, apesar de ser de muito longe. (tenho filmado...)
Depois mais um golão do Gonçalo, e outro fabuloso do Varandas...
Há dias assim...


Em jogo jogado... vi um Paio Pires muito desgarrado... lutadores na defesa, a jogarem muito com o corpo, a colocarem muita intensidade, mas depois a construir jogo muito fraquinhos. Sem soluções.

O Almada voltou a fazer um bom jogo, a mostrar superioridade em termos coletivos e individuais. Ainda não temos aquelas jogadas fabulosas a trocar de pé para pé  a multiplicar por 5 , ou por 10... ainda só acontece 2 ou 3 vezes em 70 minutos, mas vemos pormenores muito bons.

Gostava de assinalar que o facto de esta equipa, sem vários jogadores titulares, ter conseguido fazer o seu futebol habitual, dominador, a construir jogo com a bola nos pés, é o resultado de um bom trabalho obtido nos treinos pelo mister Ricardo!

Qualquer pessoa com olhos na cara nota que alguns miúdos evoluíram muito, outros nem tanto, mas é assim a vida... tem a ver como cada um encara  a formação. Uns estão ali, empenhados, a quererem ser melhores cada dia que passa, outros só olham para o umbigo, estão ali para se exibirem, outros são humildes e querem aprender, outros acham que já sabem tudo... obviamente uns evoluem, outros nem tanto.

Cada um tem de ter a inteligência de perceber qual é o caminho que pretende na sua vida.
Não se fazem milagres... só aprende quem quer aprender!

Neste grupo alargado de 23 miudos, diria que há uns 4 ou 5 a evoluírem bastante desde o início da época... e hoje este jogo foi prova disso!

Alguém consegue provar que os jogadores que entraram de início e costumam começar no banco comprometeram a equipa? Pois não! Não comprometeram, pelo contrário, fizeram um excelente jogo

Os meus parabéns ao Pedro Carreiras, ao João, ao Diogo Liladar e ao André CArvalho! Fizeram um excelente jogo!  Assim como o Alcino, o Filipe, o Garcia, o Didi  e o Virginaldo!


Hoje, saí do Almada e ainda fui ver a 2ª parte do jogo Benfica/Corroios...  já vos conto aqui um bocadinho do que vi...


EQUIPA PRINCIPAL


Carmelo
João (iniciadoB)
Santana
Pedro Carreiras
Dioguinho
Diogo Liladar
Leo
Gonçalo
Varandas
Iuri
André Carvalho


SUPLENTES
Didi
Alcino (iniciado B)
Filipe
Garcia
Virginaldo
Tiago Lopes


SUBSTITUIÇÕES
Ao intervalo:
sai João entra Didi
Sai Pedro Carreiras entra Alcino
sai André Carvalho entra Tiago Lopes
Aos 55'' sai Liladar entra Filipe
Aos 60'' sai dioguinho entra Garcia
Aos 65'' sai Iuri entra Virginaldo

GOLOS:

Leo  5'
André Carvalho 12''
Gonçalo 20''
Iuri  25''
Tiago Lopes  45''
Gonçalo 55''
Varandas 65''


DISCIPLINA
Acho que não houve cartões!
Foi um jogo limpinho.

ARBITRAGEM:


Nota 19.
Impecável. Não me lembro de um único erro. Obviamente terá errado uma ou duas vezes... normalíssimo, mas eu nem me lembro, é porque não foi nada de grave.
Excelente arbitragem.
É tão bom quando os árbitros são bons e se privilegia o futebol...
Tenho de ir procurar os nomes destes árbitros. Merecem toda a publicidade!


CASOS:


Gonçalo aleijou-se no joelho e foi ao hospital. Esperamos que não tenha sido nada de grave. Ainda por cima não merecia nada, fez um excelente jogo.



NOTA DE ARMANDO LOPES:

Não assisti porque estava a filmar lá em cima. Mas o Armando contou-me que na bancada se passaram episódios muito infelizes. Deixo aqui o seu relato do que se passou:


«Porquê?

Esta é a questão que se coloca a algumas pessoas, presumo que familiares, dos atletas do Paio Pires.
Porquê o incentivar à violência dos seus atletas?
Porquê, não aceitar com desportivismo o total domínio da equipa do Almada.?
Porquê, incutirem nos seu atletas atitudes e comportamentos que nada dignificam o emblema que defendem?
Porquê a provocação e falta de educação para com os adeptos e simpatizantes da equipa visitada?

A atitude de um conjunto de pessoas afectas ao clube visitante foi deplorável, vergonhosa e nada dignificante para o emblema da cruz de cristo da Aldeia de Paio Pires, até os próprios responsáveis da equipa se sentiram envergonhados e confidenciaram que era sempre assim! O Paio Pires não merece isso.

Comportamentos a incentivar a violência sobre os adversários não é bonito. Se querem descarregar frustrações ou recalcamentos não "utilizem" os atletas. É feio, mesmo muito feio. Pior, quando chamadas à atenção e confrontadas com os seus actos, essas mesmas pessoas fazem-se de "madalenas arrependidas".

O Paio Pires em Iniciados, não tem argumentos para fazer frente à equipa do Almada AC, 4-0 na primeira volta e hoje 7-0, 11-0 no total dos dois jogos. Acredito que o Paio Pires poderá fazer melhor, mas com o ambiente que vem das bancadas, por parte de algumas pessoas, será difícil. Ainda não entenderam que o que transmitem para o campo não beneficia os seus atletas, antes pelo contrário.

De qualquer forma as atitudes ficam com quem as pratica. Em Paio Pires fomos recebidos na 1ª volta como todos sabemos, bancada do topo, hoje as pessoas que nos visitaram ficaram na nossa modesta e humilde bancada sem que ninguém lhes colocasse qualquer entrave. Afinal o entrave parecem ser essas mesmas pessoas que fazem dos campos de futebol palco da sua histeria.»

Sem comentários:

Enviar um comentário