domingo, 8 de janeiro de 2012

Almada - 6 Brejos - 1 (Crónica) 08JAN2012

Um dia maravilhoso, de solinho de Inverno, uma temperatura agradável.
Ainda vemos um bocadinho do final do jogo dos Iniciados «B», que venceram o Luso  por 6-1...

Aquecimento, tudo normal. Os nossos jogam de branco, porque o Brejos também é amarelo.
A dada altura o árbitro aparece e chama a equipa. Só que o Almada, que dá o melhor balneário aos visitantes, ainda tem de ir lá acima buscar os equipamentos de jogo... e atrasa-se um bocadinho...
O árbitro já se estava a passar...
Mas enfim, lá se explicou e passou.

Foi um jogo emocionante, já que os visitantes marcaram logo aos 3 minutos.

A nossa equipa entra adormecida...  a bola na área aos saltinhos e ninguém consegue tirar a bola dali... Muita negligência na área... eles fazem o 1-0 e nós trememos...

anula um golo limpo ao Gonçalo... alegadamente fora-de-jogo... tenho muitas dúvidas (o vídeo esclarecerá)

Há um capítulo que merece destaque, o da arbitragem. Foi absolutamente miserável! Esta entra no Top das piores a rbitragens que já vi... e olhem que já vi muitas.
Basta referir a expulsão do Leo... Como é possível que um miúdo seja expulso por levar duas agressões????   Leva dois amarelos... um em que o árbitro interpreta que fingiu uma falta. Outra num despique em que não há falta nenhuma...  o do Brejos dá um pontapé nas costas do Leo...  e o senhor decide dar vermelho aos dois! E porquê?

Bem, agora oiçam a explicação daquele infeliz homem: «O jogador do Almada fez falta, por isso é que o outro deu o pontapé nas costas em reação. Tive que dar o 2.º amarelo, que dá vermelho...»

Brilhante não é?

Ou seja... primeiro não há falta do Leo... mas mesmo que houvesse não era para cartão...  o vermelho para o do Brejos já é um exagero...  não foi nenhuma agressão... deu um pequeno toque nas costas... eu daria um amarelo!

E depois a expulsão do Leo, decisão aberrante... mas enfim... mais à frente dedico um bom pedaço desta crónica aos senhores árbitros, autênticas aberrações... Tantos erros que até custa a acreditar!


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Depois do primeiro golo deles... tivemos dificuldade em encontrar o nosso jogo de bola no chão. O adversário não tem futebol nenhum, aquilo é só pontapé para a frente, e agressão... não é mais que isso. Muito pé em riste, muito encontrão, muita cacetada pelas costas...Não ajudou a miserável visão do árbitro...  Se fosse um árbitro decente, começava a avisar os jogadores aos primeiros minutos e travava aquilo...

Mas não!
Deixou correr! Não se aleijou nenhum miudo a sério por sorte... muita agressão.
Havia um miudo, o 37, que não passava um jogador do Almada à sua frente sem que lhe desse uma cacetada... era mesmo ostensivo... de tal maneira que logo aos 10 minutos disse parta o lado: «este miudo não aguenta até à 1ª parte, vai acabar por ser expulso...» 

Pois, é que não foi!!!! O tal miudo, que distribuiu fruta do primeiro ao ultimo minuto, julgo que nem um amarelo levou...   Uma vergonha de árbitros. Cheios de arrogância, mas completamente incompetentes.

Este trio merece um veemente protesto para a associação.
Gente desprovida de inteligência.

De tal maneira que chegou ao ponto de se meter na frente de uma jogada perigosíssima de ataque do Almada e  estragou a jogada... Vejam a tremenda incompetência.

Depois de ser apelidado  por adeptos de «Bolacha», chamou a polícia porque havia uns adeptos do Almada no cimo do morro???

É atrasadinho mental ou o quê????

Obviamente os agentes da Polícia riram-se do protesto e até comentaram com algumas pessoas que estavam a ver...

Coitadinhos, que figura infeliz fizeram ali perante os miúdos, perante os pais, perante os polícias, perante os dirigentes do Almada... toda a gente se ria daquilo... até os seniores, que andavam por ali, se juntaram todos à volta do campo: «Venham, venham ver esta aberração...», dizia um dirigente para os seniores... como se se tratasse de um espetáculo de circo!!

Que tristeza!
Não mudem de atividade não!


VOLTEMOS AO JOGO:


Quanto ao jogo, considero que perante uma equipa destas não é fácil jogar no nosso campo, de  pequenas dimensões. Quem destrói tem sempre vantagem... é mais fácil prejudicar o adversário... joga-se muito em cima dos adversários, e se estes jogam feio, há pouco espaço para fugir ao confronto físico.

Os do Brejos fizeram tudo para nos prejudicar com jogo feio... e contaram com a ajuda do trio de arbitragem para a sua estratégia. Havia miúdos do Brejos que nem sabiam fazer um lançamento... o fiscal de linha mesmo ao lado e nunca assinalou... Nadinha!

Chegámos ao intervalo a ganhar 2-1.

Depois daquele primeiro golo logo a abrir o jogo, tivemos alguma dificuldade em construir.
Um golo magistral do Varandas, com a assistência perfeita do Leo.
Fazemos o 1-1

Logo na jogada seguinte ao 1-1... é inacreditável como os nossos miúdos já com quase 15 anos ainda têm atitudes tão infantis... Eu explico:

A bola vai ao círculo central, e há 3 jogadores nossos a correr para ir à bola,  como o esférico passa por cima deles... de um momento para o outro temos  4 avançados  sem bola...  e a equipa deles toda em cima da nossa área... Incrível... Então ainda não aprenderam que quando a bola está nos pés do adversário se tem de defender?

Eles não fizeram o 2-1 por milagre. Uma grande defesa do Carmelo ...

Passámos ali uns momentos de calafrio... por falta de inteligência nossa! Há ali miudos que ainda não perceberam a essencia do futebol: Bola nos nossos pés, atacamos.Bola nos pés do adversário, defendemos!
Correr para a frente quando são eles que têm a bola, é o suicídio...

Depois, felizmente um excelente golo de cabeça do Santana. Já tinha ensaiado uns minutos antes, mas o guarda-redes do Brejos (muito elástico, excelente)  foi lá buscá-la ao canto.

AO INTERVALO GANHAMOS 2-1
Vamos para o intervalo com uma sensação estranha. Não é que o Brejos tenha uma grande equipa... mas conseguiu atrapalhar-nos muito.
Ao intervalo, os miudos levam uma sabatina do mister.

Entretanto substitui o André Carvalho pelo Tiago Lopes.

Ouvi comentários de que não percebiam o porquê da substituição.

Eu, sinceramente, pelo que tenho visto o André fazer nos poucos minutos que tem de jogo, penso que já merecia entrar na equipa titular. E achei muito bem que o mister o tivesse feito hoje.

Agora, também percebo que a equipa na 1ª parte estava com dificuldades e o mister sentia necessidade de mudar qualquer coisa. Provavelmente terá pensado que com aquela substituição conseguiria dar outra motivação ao ataque.

Não acho que o André estivesse a jogar assim tão mal que fosse imprescindível tirá-lo de campo. Não acho. Parece-me que não estava a ter muito sucesso, mas a sua  atitude era boa. Estava a esforçar-se bastante.


2ª PARTE

A equipa entra muito mais concentrada. Agora sim, vemos excelentges jogadas de bolas à linha, ao primeiro toque... Há ali momentos de grande futebol. Muito bom!Começamos a criar oportunidades e os golos aparecem.

Há dias em que os golos teimam em entrar, mas hoje houve dois jogadores muito inspirados, o Tiago Lopes que faz dois golos fabulosos de grande espetacularidade. Há dias assim... E outro golo fantástico, do Iuri, a provar que quando se tenta jogar para a equipa as oportunidades acabam por acontecer!

Minutos antes, conseguiu ultrapassar o defesa à linha, tinha vários para passar e tentou o remate de um sítio proibido, de onde não tinha qualquer ângulo... um desperdício... Minutos depois, recebe a bola no centro, à entrada da área, procura um colega para passar, rodopia para um lado, rodopia para outro... e de repente tem espaço vazio para rematar, remata ao cantinho e faz um golão... de encher o olho!

Se calhar se tentasse o golo a todo o custo, com egoísmo, não tinha surgido o espaço vazio...  São lições que os miúdos devem tirar... há momentos para tentar o individualismo, há momentos em que tem de se procurar o colega bem colocado.

Na 2ª parte o adversário perdeu as pernas... Já não corriam, fecharam-se atrás a evitar a cabazada. O Almada a atacar muito... apesar de muito prejudicado pelos apitos do árbitro, sempre de difícil interpretação...  marca faltas ao contrário... não se percebe nada do que andava ali a fazer...

O Tiago ainda saca um penalti, que Daniel Carvalho marca muito bem...

Diria que nesta segunda parte, não fossem as bolas ao poste e à barra, a interferência negativa do árbitro, podíamos ter chegado aos 8 ou 9 golos. Mas pouco importa!

ALMADA MANTEM O PRIMEIRO LUGAR


O que interessa é que mostrámos a nossa superioridade, como se esperava, mostrámos que estamos num patamar acima desta equipa dos Brejos. E a uma jornada do fim da primeira volta continuamos invictos, sem perder, 10 jogos, nove vitórias. 28 pontos.






EQUIPA PRINCIPAL:


Carmelo
Dioguinho
Santana
Torres
Daniel Carvalho
Mário
Leo
Gonçalo
Varandas
Iuri
André Carvalho

SUPLENTES

Ruben

Tiago Lopes
Diogo Liladar
Didi
Pedro Carreiras
Ricardo
André Horta

Não CONVOCADOS

Garcia
Rafa
Filipe

Virginaldo
Kardi

SUBSTITUIÇÕES:

Tiago Lopes por André Carvalho (aos 25'')
Ruben por Carmelo ao intervalo (35'')
Ricardo por Varandas (55'') 
Diogo Liladar por Gonçalo (60'')
Pedro Carreiras por Torres (65'')


DISCIPLINA

Amarelos para o adversário: talvez uns 5
Amarelos para Almada: 2 para o Leo e consequente vermelho



ARBITRAGEM


Confesso que há muito tempo não via tanta incompetência. É que, dos 3, apenas um fioscal de linha parecia ser uma pessoa «normal», de bom senso, razoável. O Árbitro principal e o fiscal de linha do lado da bancada, duas aberrações...

Veja-se que a dada altura esta aberração do fiscal de linha entra no campo desalmado, e vai fazer queixinhas... o árbitro aproxima-se e dá expulsão ao diretor do Almada, o Nuno.
O Nuno fica desolado... é que não tinha feito nada, não tinha dito nada...

No final do jogo foi ter com o árbitro e perguntou-lhe, afinal, porque foi castigado?

Diz o senhor: «O senhor chamou-me palhaço!»... o Nuno insiste: «Isso não é verdade. Eu não lhe chamei nome nenhum, vai desculpar-me, isso não é verdade!»  Diz o senhor, já a gaguejar «Mas a mim pareceu-me que foi o senhor que mke chamou palhaço»... o Nuno insiste: «Não, eu não fui, juro-lhe que não, ouvi muita gente na bancada a chamar-lhe palhaço, mas não fui eu!»...  «Pois, fiquei com essa impressão...»...

Já viram isto???

Só um imbecil entra em campo com aquela veemência para castigar um diretor por algo que «pareceu-lhe ter ouvido»...     pareceu.... imaginem lá... Que tristeza!!! Não tem a certeza... pareceu-lhe...

A mim pareceu-me é que estes senhores deviam largar o futebol e dedicar-se ao xadrez, ou outra coisa qualquer... decididamente, para o futebol não servem mesmo!!!

Vou procurar os nomes destes senhores, e meter aqui as suas fotografias. Merecem ser denunciados publicamente!!!!


AQUI ESTÀ:


08/01/2012 - 11:00 ALMADA ATL. CLUBE x BREJOS DE AZEITÃO
Campo:  CAMPO PRAGAL Nº 2 - Relvado Sintético
Árbitro:  DIOGO LUIS GAMITO TRANCADAS
 A.F. SETUBAL


08/01/2012 - 09:15 ALMADA ATL. CLUBE x LUSO FUTEBOL CLUBE
Campo:  CAMPO PRAGAL Nº 2 - Relvado Sintético
Árbitro:  ANDRE JORGE SANTOS PAGAIME


O senhor Trancadas é o autor de uma das piores arbitragens que vi nos ultimos 10 anos...



Sem comentários:

Enviar um comentário