domingo, 29 de janeiro de 2012

Belenenses -0 Benfica - 5 INICIADOS


Fui ver o jogo entre o Belenenses e o Benfica em Iniciados.
Alguns dados interessantes para reflexão:




O que é que se espera de um jogo na divisão mais elevada do escalão de Iniciados? De um jogo que opõe a equipa que lidera a série E do campeonato nacional sem derrotas, da equipa cujo 11 titular está todo na seleção nacional de SUB15 a outra grande equipa, o Belenenses, que ainda busca o 3.º lugar para tentar a fase final de Iniciados???

Que esperamos nós de um jogo destes?

Esperamos ver dos melhores jogadores do País, a praticarem o melhor futebol que nos é permitido ver em Iniciados, alto nível futebolístico, seja coletivo, seja individual...

Esperamos ver equipas  a tratarem a bola com subtileza,  a fazerem grandes jogadas, a trocarem a bola com grande inteligência, grande domínio de bola, elevadíssima técnica individual...

Era isso que eu esperava ver neste jogo!

Bem, posso dizer-vos o que vi, e esta é a a minha análise, de um pai que anda há 8 anos a ver jogos de escalões infantis.

ANÁLISE GLOBAL:

5 Golos marcados, mas pouquíssimas jogadas de perigo da parte do Benfica. Diria que a eficácia foi elevadíssima. O Benfica conseguiu concretizar talvez 50% das jogadas de ataque.

Quanto ao Belenenses, fiquei um pouco desiludido. São fortes a meio-campo, respondem bem fisicamente, mas em termos de jogo jogado... sinceramente... pouco mais do que  pontapé prá frente.... Achei muito fraco!

A equipa do Belenenses pareceu-me muito indisciplinada. Miudos a insultarem-se em campo... o jogo acaba e vai cada um para seu lado...  o treinador parecia não ter autoridade no grupo...

Pelo que me contaram houve um problema de indisciplina esta semana e foram todos castigados, o que me parece uma boa decisão. Durante a semana só correram, não tocaram na bola.
  Só que, pelo que me contaram, descobriu-se quem foi o responsável pelo ato no balneário e...  esse miudo «afinal foi convocado e jogou de início...»...



Já o Benfica, achei os miudos muito vaidosos, até na forma de andarem, pareciam pavões...
Não todos... mas a maioria.!

O futebol praticado foi muito fraco.
Pode parecer sobranceria dizer isto, mas digo-vos com toda a convicção: Sei que no distrital a qualidade dos jogadores é mais baixa, mas juro-vos que já vi muito melhores jogos do Almada do que este do Benfica e Belenenses.

Ambas as equipas a jogarem muito com o corpo. Muita falta. Nenhuma preocupação em jogar no chão. Parecia que até procuravam o confronto físico, muitas bolas para a confusão... dezenas de bolas de pé em riste, muito pontapé pelo ar... alguns maus domínios de bola (que não esperava ver a este nível...)


ARBITRAGEM:


Nota-se que o nível das arbitragens no nacional está um bocadinho acima dos rapazes do distrital.
De qualquer forma, ain da se intimidam com o emblema dos de vermelho.

Alguns amarelos ao Belenenses foram manifestamente exagerados... e algumas faltas dos encarnados passaram ao lado. Mas nada de muito grave.

No essencial, a equipa esteve bem...


ASSISTÊNCIA:


Na bancada estava muita gente.
O Campo n.º 3 do Belenenses tem umas condições péssimas. Trata-se de um morro cheio de ervas, ou se vê cá em baixo ao nível do chão, ou então lá em cima, muito longe do campo!
E muita gente estava exaltada.
Ouvi alguns desabafos contra a equipa técnica do Belenenses, e muitos contra o árbitro.


(o que me fez lembrar a situação no Almada... em que muita gente está sempre a dizer mal de tudo...  pelos vistos o defeito não é só do Almada... já vi que há gente a protestar em todo o lado... não há clubes perfeitos... ou pelo menos, que agradem a toda a gente. É assim a vida - o que me leva a esta reflexão: «que sorte que eu tenho. O meu filho gosta de estar no Almada, gosta da equipa, gosta do treinador, gosta do clube, eu gosto do Almada... Coisa rara, nos dias que correm, em que ninguém está satisfeito com o que tem...»)






BENFICA.

Quando vamos ver a equipa do Benfica, se calhar as nossas expectativas ficam demasiado elevadas. Até porque sabemos que os 11 titulares desta equipa são da selecção nacional SUB15, ou seja, têm de ser todos eles muito bons.

Só que, começamos a ver o jogo... e ficamos um bocadinho desapontados.

Esperava ver todos, impreterivelmente todos os jogadores a meterem a bola no chão (infelizmente não... vi muitos a fazer o contrário, a levantar a bola e a despejar para a área...)  o que me deixou mesmo muito desiludido!

Individualmente, não há dúvidas, todos os miudos são bons jogadores (bem... eheheh... se são da selecção, mal seria  se não mostrassem qualidade).

Mas nem todos são estrelas.

Jogadores que dão nas vistas: O Renato Santos. É sem qualquer dúvida o miudo mais evoluído da equipa. É muito lutador, é muito rápido com a bola e joga muito com o corpo... passa por todos com a ajuda dos braços...  mas sim... é mesmo muito bom jogador. Só a rapidez com que passa por vários...

O n.º4, desculpem, não sei o nome, é um central fabuloso. Não deixa passar nada, faz uns passes milimétricos a 50 metros para os extremos, a defender é perfeito, quer de cabeça (tem com toda a certeza perto de 1,90 m) quer com os pés.

Adorei o n.º 6, o trinco, ouvi chamá-lo por «Guga», é muito disciplinado taticamente, dos poucos jogadores a meter sempre a bola no chão, muito rápido, simplifica o jogo, gostei muito!

Na 2ª parte entrou o avançado Aurélio Buta, muito possante, mas fez pouco neste jogo contra o Belenenses. Tenta muitas vezes jogar sozinho e num campo pequeno como o do Belém, havia sempre um defesa a chegar primeiro.

Pelo que me disseram o melhor jogador da equipa estava no banco, o Pedro... um médio fabuloso, dizem-me. Foi pena, não cheguei a vê-lo jogar!

Em termos gerais, desiludiu-me esta equipa. Cedeu ao tipo de jogo simples, despachar da defesa, despejar na frente, para a corrida dos avançados. Pouco para uma equipa onde supostamente estarão os melhores jogadores do País...  Mas isto digo eu... que percebo pouco de futebol. Sou apenas um curioso!


BELENENSES:

O Belenenses também me disiludiu. A dada altura, via umas charutadas para a frente, onde não estava ninguém. E comentava eu: «Que raio, nem levantou a cabeça, atira prá frente sem ver se está lá alguém???»

Responde-me prontamente um pai: «É mesmo assim . É o futebol que este treinador ensina. Pegar na bola e meter nos extremos, mesmo sem olhar... »

Comecei a reparar... e, de facto, não era sempre, mas a grande maioria das jogadas eram mesmo assim. Um médio recuperava uma bola, desata a disparar para as linhas...  sempre assim...

Notei que foram raríssimas as jogadas em que a bola passou por 3 jogadores do Belém... 1, 2... charutada para a frente... Fiquei desiludido. Esperava muito melhor sinceramente.

O Márcio começou a 1ª parte a extremo, depois saiu para a entrada do Miguel Freches.

O Belenenses mostra alguns setores com deficiências, nomeadamente os centrais, que estiveram totalmente desastrados... fraquíssimos, a deixar cair bolas na área inaceitáveis... não saltavam às bolas altas, alívios inacabados... enfim... muito fraco.

Já o guarda-redes é excelente. Fartou-se de defender.

Gostei dos médios e os extremos tocaram pouco na bola, já que o Benfica tem uma equipa muito disciplinada taticamente. O campo sempre bem preenchido.

Sem comentários:

Enviar um comentário