sábado, 14 de abril de 2012

Campeonato Nacional de Iniciados FASE FINAL Benfica - 2 Sporting - 0 14ABR2012

Estreei-me na Benfica TV.
Mudei ontem da Zon para a Meo  (as empresas que oferecem tudo a novos clientes e desprezam os antigos, os fieis clientes que sempre pagaram tudo a horas, que suportaram todos os problemas --- depois sofrem estes abandonos! Temos pena...)

Esta manhã estava a bisbilhotar os canais Meo, e passo pelo canal BENFICATV... estava a começar o 1.º jogo da Fase final de Iniciados, no Caixa Campus, Benfica-Sporting. O derbi lisboeta... curiosamente, com a criação dos centros de estágio, este é agora um derbi da margem sul, equipa do Seixal contra equipa de Alcochete... eheheh!!!

CRÓNICA:

Na verdade, foi a primeira vez que vi um jogo de Iniciados do campeonato nacional completo, do 1.º ao ultimo minuto, no conforto do sofá.

Já tinha visto alguns minutos do Jogo Benfica - Corroios, também tinha visto alguns minutos do Belenenses - Benfica, mas  nunca tinha visto a equipa do Sporting.

Obviamente que por apenas um jogo, posso tirar conclusões erradas, mas fiquei muito desiludido com a equipa do Sporting.

O Benfica, que ganhou facilmente por 2-0  (que me lembre o Sporting só teve uma possibilidade de golo, numa infelicidade do excelente central do Benfica Pedro Rodrigues, que perdeu a bola na entrada da área) mostrou um futebol incomparavelmente melhor que o do Sporting. (agora já parecia os comentadores da Benfica TV extremamente tendenciosos, dizem-me, por acaso o que comentou hoje não o foi, fez um relato muito sereno e objetivo).

No Benfica viu-se um futebol muito evoluído, jogadores inteligentes que não complicam, trocam a bola de forma simples, uma defesa muito forte, de onde se destaca o n.º 4, o capitão Pedro Rodrigues, u jogador que, ou muito me engano, ou vai singrar no futebol, porque é um central que, ao contrário da prática habitual dos centrais, é muito rápido a pensar, é muito rápido a executar, sai com a bola nos pés, faz passes  a 30 ou 40 metros fabulosos, e a defender é irrepreensível.

No meio campo destaca-se, na minha modesta opinião, o trinco, n.º6, o Guga, que é um jogador que nos faz lembrar seniores, tal a maturidade de jogo, muito trabalhador, vem atrás, vai à frente, está em todo o lado. Está completamente sincronizado com Pedro Rodrigues, sempre que o central sobe (e sobe muito), é Guga que compensa no eixo da defesa. taticamente perfeitos.

Outro jogador que sobressai é Renato Santos, é tecnicamente um jogador muito evoluido, difícil de ser desarmado, é muito lutador, sabe quando pode puxar pela sua capacidade individual para desequilibrar e quando deve jogar para a equipa.

O Guarda-redes, Fábio Duarte, que é SUB14, e que os nossos miudos conhecem bem, pois já participou em vários jogos-treino, é um jogador do outro mundo. Fazer golo a este guarda-redes é mesmo muito difícil...

Do Benfica destaco ainda as boas exibições de Fábio Novo , Aurélio Buta também esteve muito bem.

Os laterais estiveram muito bem.

Ao contrário, no Sporting, há pouco a destacar.
Há, claramente, na Academia do Sporting uma opção pela apresentação física dos jogadores, são todos fortíssimos, julgo que já todos devem fazer ginásio, nota-se grandes massas musculares, mas em termos de futebol coletivo aquela equipa deixa muito a desejar.

Há um médio de grande disponibilidade física, o Moreto, que percorre o campo todo e se esforça por dar algum pensamento ao jogo doSporting, mas depois há sempre um jogador que não consegue dar seguimento. Os laterais acheio-os hoje fraquíssimos... os extremos, um desastre... nunca passaram pelos defesas do Benfica. O trinco é muito forte fisicamente, mas é muito pontapé a despachar, e os avançados... é muita força, mas pouca cabeça levantada a procurar o colega de equipa... todos muito individualistas.

Um desempenho fraquérrimo!

Há um avançado que tenta fazer tudo sozinho... é de facto muito forte no 1 para 1...  corre muito, faz muitas corridas à linha... mas qual foi o resultado dessas corridas? é verdade que algumas vezes ultrapassou os jogadores do Benfica, mas depois quando era o momento de passar ao colega, vai mais uma fintinha, vai um centro mal direccionado... desastroso!

Olhamos para aquela equipa e não resistimos a pensar numa coisa: o Sporting deve andar à procura de mais  Cristianos Ronaldos que lhes possa render muitos milhões... e depois tem na equipa um conjunto de jogadores que querem fazer tudo sozinhos... aquilo é tudo menos uma equipa!

Obviamente que o nivel individual de cada jogador é muito alto, e permite ganhar muitos jogos, mas quando se depara com outra equipa de elevado nivel individual mas que para além disso tem jogo de equipa... aí o Sporting fica totalmente anulado! Não tem fio de jogo, não há cumplicidades entre os jogadores, nada funciona!

Vamos continuar a acompanhar este campeonato Nacional. Pelo que soube, a equipa do FCPOrto é também muito boa... vamos tentar ver o jogo entre o Benfica e o Porto... julgo que vai ser nesse jogo que se decide quem vai ser o Campeão Nacional.


PS: Não vi nem o Xavier (Benfica) ex-colega do Mário, Iuri e Gonçalo na selecção de Setúbal, nem o Iuri Pinto (Sporting) . Nem percebi se estavam no banco ou se não foram convocados.



--------------------------------------------------------------------------------

Torneio PITEIRA de Juvenis, no PRAGAL

Ontem vi um pequeno resumo da participação do Benfica no torneio de juvenis de Almada.
Não resisto contar-vos aqui. Outras pessoas com Meo terão visto, como eu!

Ora, são mostradas as imagens, quase tudo é ataque do Benfica, claro (mas também tem a bola à barra do Almada)  os penaltis do Benfica, e a frase «falta de sorte» quando o Pina faz aquela defesa do quinto penalti, que é do outro mundo.

Não me parece que fosse um penalti mal marcado, foi é uma grande defesa. Mas claro, nestas coisas, é como a história do copo meio-cheio e meio-vazio, depende da perspetiva de quem vê.

O que vos queria contar é a «flash interview» no final do jogo, em que o Almada venceu o Benfica.

Ora, diz o treinador dos juvenis do Benfica que tem de assinalar o estado péssimo do relvado (que é mau para as duas equipas e que, curiosamente, o senhor do benfica não sabe, mas nós sabemos, a nossa equipa de juvenis foi a primeira vez que jogou naquele relvado... treinal e jogam, desde o primeiro minuto, no sintético do campo n.º 2) .

Pronto, é sempre uma desculpa, mas aceita-se. Um campo em mau estado prejudica a equipa mais evoluída tecnicamente. Isso é básico, todos sabemos, portanto até aí dou o argumento de borla.

Agora, o que acho incrível é o senhor dizer no fim que aproveitou para rodar miudos com menos minutos, que estes torneios também são importantes para rodar os miudos que no campeonato não têm jogado...


eheheheh!!!!

Acho incrível a falta de humildade.
Num clube que pode ter os miúdos que quiser, é só estalar o dedo e tem todos os jogadores que bem lhe apetecer....  vem argumentar que jogou com miudos com menos minutos? Então não anda a escolher bem os jogadores ou então não está a gerir bem o plantel...


Não ficava bem ao senhor dizer pelo menos uma frase??? Uma coisa do estilo:
«Não posso deixar de felicitar o desempenho da equipa de juvenis do Almada, uma equipa que disputa o distrital e que mostrou que tem muita qualidade, fazendo um jogo muito competitivo, criando dificuldades ao Benfica. Parabéns!» Uma coisa deste estilo.


Era muito difícil?

Mas não... a culpa é da relva... e meteu a jogar jogadores mais fracos.

eheheh...  Estão habituados a ganhar tudo... depois falta-lhes humildade para reconhecer quando o adversário foi mais forte.

Sem comentários:

Enviar um comentário