domingo, 8 de abril de 2012

Nacional versus Distrital (onde queremos que os nossos filhos joguem?)

Antes de mais, vou contar-vos aqui um pequeno episódio: Conto-vos o que vi (em vídeo) dos últimos 5 minutos do jogo Almada - 2 CAC - 3 no Nike Premier Cup.

Eis o que eu tinha escrito no Facebook:

«Eheheehh... Acabei agora de ver o jogo Almada - 2 CAC - 3
Pai do Santana e o meu filho Hugo fizeram o favor de gravar o jogo.


Hilariante... os ultimos 5 minutos do jogo... depois de o CAC ter feito o 3-2, com um penalti completamente inventado... (há um miudo que dentro da nossa área se atira para o chão, sozinho... eheheh ) foi um espetáculo de teatro, que é até cómico...


Vocês não imaginam (eu depois vou colocar no Youtube ) -rapazes do CAC depois vão ter oportunidade de ver as figuras tristes que fizeram - é tanta fita, tanta fita... começam a coxear, um atira-se para o chão, queixa-se da cabeça... tudo à volta do miudo, depois levanta-se e está tudo bem... outro atira-se para o chão, esperneia, esperneia... eheheheh!!! E Aquele árbitro ali, a ser gozado....
Se não fosse tão triste, era para nos rirmos!
O que vos posso dizer é que no dia de hoje, com dois jogos com equipas do Nacional, aprendemos uma coisa muito importante: Afinal, no Nacional não se joga melhor que no distrital. Simplesmente há mais manha, mais truques, mais violencia, mais puxão de camisola, mais encontrão... e há árbitros que deixam seguir tudo...
É para isto que tantos miúdos ambicionam jogar no Nacional??? Sinceramente... não se aprende nada! Se calhar é por causa disto que os clubes da 1ª liga não têm jogadores portugueses... Se se começa a ensinar aos miudos, logo de pequeninos, que o futebol é manha... obviamente, quando chegam a seniores, qualquer brasileiro de 2ª linha chega a Portugal e joga melhor... Os senhores que mandam no futebol deviam observar um bocadinho o que se anda a ensinar nos clubes. Acho que tiravam muitas lições...»





Lanço esta reflexão porquê? 

Precisamente porque foi a dúvida que eu tive no final da época passada. Eu e concerteza muitos outros pais.

E vale a pena relembrar o que se passou no final da época passada no Almada.

Ora, está agora a fazer um ano, começaram as convocatórias para a seleção distrital: Gonçalo, Iuri, Mário, Varandas e Leo  foram ao primeiro e segundo treino, depois ficaram apenas 3 até à seleção final, isso pouco importa.


Acontece que os nossos miudos começaram a ser cobiçados por vários clubes.
Nomeadamente o Corroios, que tinha  como treinadores de Iniciados os atuais treinadores de juvenis do Almada, Nuno Vieira e Pedro Paiva, que queriam lá estes 5 miudos. Leo e Varandas chegaram a fazer vários treinos no Corroios, e pelo que soube, estavam a gostar bastante.

O Gonçalo é chamado ao Sporting... e faz lá uma série de treinos, durante algumas semanas.  Depois é chamado ao Belenenses... Fica com vontade de sair...

O Mário é convidado a ir treinar ao Corroios, também ao Belenenses e  ao V. Setúbal.

Foi uma tremenda confusão.  Percebi que íamos perder o grupo. Cada um para seu lado!

Quem percebeu isso foi também o mister Fernando, Coordenador da Geração Benfica.
Que prontamente marcou uma reunião com os pais.
A reunião foi simples e eficaz:

«Os vossos filhos têm valor, há clubes a convidá-los, eu sei, mas pensem no que é melhor para os vossos filhos».

Fizemos um «jogo»,na sala da direção.  Cada um de nós elegia 2 vantagens em sair do Almada e 2 desvantagens... o mister Fernando tomou nota delas e no final puxou pela nossa reflexão. «Pensem no que é melhor para os miudos». Será que «isto» e «aquilo» são mais importantes que «cozido» e «assado»?

Bem, a minha decisão era simples porque já estava tomada, à partida, porque a convicção do meu filho era muito forte: «Pai, quero ficar no Almada, só saio se vir que os meus amigos se vão todos embora».
E nem sequer quis ir treinar a nenhum dos clubes. Nem um. Ainda insisti para ir ao Belenenses, eu próprio tinha alguma curiosidade em verificar se os treinos eram assim tão diferentes num clube do Nacional (curiosamente o nosso mister, Ricardo, viera do Belenenses para o Almada...)...  mas não! Não quis. «Vou lá fazer o quê? Estão lá os cromos todos cheios de manias que vão ser vedetas do futebol... Estou bem aqui no Almada!» Por um lado tinha lá o seu amigo de infância, o Miguel Freches, mas por outro o amigo contava-lhe a extrema competitividade dos treinos...  Não estava para isso! Queria mesmo era divertir-se.

Esperámos para ver que decisão tomavam os outros miúdos, todos decidiram ficar. Fizemos muitos telefonemas uns para os outros, confesso que muitas vezes utilizei o argumento, «mudar para quê se o meu filho se sente bem aqui?»

Bem, o aconteceu, já todos sabemos, os 5 miudos ficaram no Almada. A equipa foi reforçada.
Acabaram por entrar no grupo também alguns miudos que eram cobiçados por clubes do Nacional, como o Ruben, o Carmelo, o Torres, o Daniel Carvalho e o Tiago Lopes, e entraram ainda o Ricardo, o André Carvalho (do Charneca) e o Diogo Liladar (do C. Piedade) e o Dioguinho (do Casa Pia).

 Estamos a fazer um excelente campeonato, já garantimos a subida de divisão a 6 jornadas do final, falta-nos um empate (em 3 jogos: Alcacerense; Brejos e 1.º de Maio) para sabermos se somos campeões distritais da 2ª divisão.

Dado novo esta época foi a aquisição do sintético para o campo n.º 2.
Diria que o segundo objetivo, em termos de condições de equipamento, foi só parcialmente conseguido, a melhoria do relvado. Está muito melhor, mas não está ainda a 100%...

Temos tido algum sucesso em torneios e jogos de treino (no Torneio ADCEO fomos à final com o 1.º lugar da 1ª distrital, o Olímpico e no Nike Cup passámos aos oitavos de final eliminando o Corroios, do Nacional)  e o grupo continua motivado. Pela frente ainda vamos ter 3 jogos para o campeonato, não sei se haverá complementar, mas acredito que nos inscreveremos no Sesimbra Cup ou noutro torneio equivalente, ainda temos a ida à Suécia para o Gothia CUP e pelo meio acredito que muitos jogos de treino...  gostaria que a nossa equipa fizesse alguns jogos de treino com equipas do Nacional... já que está provado que estamos ao mesmo nível...  Talvez se consiga o Barreirense, o V.Setúbal (já acabaram os campeonatos) ou o Real Massamá, o Oeiras, o Estoril, ou o Sacavenense...

Ou seja, o caminho está mais de meio percorrido, nesta época 2011/12, há um sentimento de que a época está a ser um sucesso, mas ainda há muito pela frente...



Mas, afinal, o que é que os nossos miúdos perderam em ter decidido ficar a competir este ano num campeonato distrital?

Bem, há dois fortes argumentos que se usa para levar os miudos para clubes que estão no nacional:

- Jogar num campeonato muito competitivo (sinónimo de exigência, puxa mais pelos miudos)

- Jogar contra os melhores jogadores do País (Benfica, Sporting, Belenenses...)

Depois, há quem pense, seguindo aquele sonho de que o seu filho vai ser jogador da bola (é um erro, é sempre um erro, porque as possibilidades são mínimas... é mais fácil ganhar o Totoloto) que o miudo jogando no Nacional está mais perto de ser chamado ao Benfica ou ao Sporting...

Nada mais errado.
Temos um exemplo do ano passado. O Xavier, o defesa central da Seleção de Setúbal, que está no plantel de Iniciados A do benfica... sabem em que clube jogava? Pois, no Alcacerense, que se encontrava na 3.ª distrital, mas acabou por subir à 2ª distrital, onde se mantém.

Ou seja, para se ser chamado a um grande não é preciso estar a jogar numa equipa mais próxima dos grandes. O que é preciso é que se evolua como jogador. Os olheiros procuram jogadores que se evidenciem pelo bom desempenho que têm em jogo.

O que é preciso para se evoluir como jogador?

Simples, um clube com uma boa formação, com boas condições de treino, inserido num grupo onde se sinta bem e motivado, que jogue, que jogue muito, muitos minutos de jogo! E aqui está, a maior parte das vezes o erro: é que tentar fazer parte de um plantel de uma equipa do nacional, sem ter a certeza que estará entre os 11 melhores jogadores, pode ser uma época perdida... Pode ser uma época em que se joga muito pouco!
Treinar muito e jogar pouco... a evolução não é tão óbvia!

Pode ser um erro! Confesso que considerei muito este aspeto quando decidi, com o meu filho, ficar no Almada. Sair ? E depois? De certeza que vais ter lugar no 11? Ou vais passar muitos minutos no banco?  E será que te vais adaptar ao grupo? Estes já os conheces bem, sabes as qualidades e defeitos de uns e outros... num clube novo nunca sabes como te vais dar. É um risco!

A época está quase a terminar e, hoje, não tenho qualquer dúvida.
A decisão que tomámos, eu e o meu filho, foi a mais acertada!

A época está a ser um sucesso. Saímos do Nike Premier Cup a ouvir uns senhores dizerem, «aquela equipa do Almada tem bom futebol einn? Viram?»... O mesmo ouvimos quando saímos do torneio do ADCEO... com toda a bancada a apoiar-nos, sem nos conhecerem de lado nenhum, só porque gostaram do nosso futebol:

Isto sim, dá gozo!

A minha convicção ficou totalmente reforçada depois de ver os dois jogos contra equipas do Nacional, contra o Corroios e contra o CAC.

O que é que temos a menos que o Corroios ou o CAC?

O facto de disputarmos uma 2ª distrital não nos desvaloriza em nada.
A vitória sobre o Corroios foi, quase me atrevo a dizer, fácil.

O Corroios praticamente não teve possibilidades de fazer golo. Fomos nós quem comandou o jogo.

Com o CAC da Pontinha foi ainda mais interessante. A equipa ficou amedrontada, conseguiu fazer o 3-2 com um penalti inventado e puseram-se todos à defesa a queimar tempo...
Ou seja, a equipa da 2ª distrital a deixar os do Nacional a tremerem de medo... eheheh!!!
Foi giro de ver! E Quando tiver tempo colocarei o vídeo para se rirem...

O que sabemos menos que as equipas do nacional é muito óbvio: MANHA!

É verdade. Temos pouca manha. Sabemos pouco aqueles truques de puxar a camisola com a mão escondidinha atrás das costas... sabemos pouco simular a falta e atirar para o chão... sabemos pouco o truquezinho de ir buscar a bola devagar... não sabemos executar bem aquele truque de empurrar a bola sempre uns 2 ou 3 meros à frente do real sítio das faltas... Não sabemos empurrar pelas costas, dar toquezinhos no calcanhar...  Não temos habilidade para aquelas cargas de ombro em que já sabemos que não chegamos à bola... mas empurranmos o jogador por trás, sabendo que os árbitros do nacional deixam seguir tudo o que não seja demasiado óbvio...
Não sabemos atirar para o chão com um gritinho «ai...!!!!»


Quando estamos a ganhar não sabemos meter os miudos todos no chão, de 2 em 2 minutos a simularem que estão em sofrimento...  Enfim, diria que há muita coisa que uma equipa que joga na distrital não sabe fazer, e que as equipas do nacional sabem muito bem.

Mas, confesso-vos, prefiro que o meu filho não o saiba fazer! Prefiro que o meu filho evolua como jogador, que ano para ano tenha mais competências, que evolua em termos tecnicos, em termos de trabalho coletivo, na execução individual, no passe para o colega.

Que não saiba atirar-se para o chão a fingir falta, ou não saiba  empurrar pelas costas fingindo que é carga de ombro... Isso até me dá muito orgulho.


Eu não queria demonstrar soberba, mania de superioridade, mas quase me atrevo a dizer que, pelo que vi das equipas do Nacional naquele torneio do Nike Premier Cup, quase me atrevo a dizer que as equipas do Nacional estão a ser treinadas especificamente para o resultado. Os miudos aprendem a jogar para o resultado, no choque fisico, na agressividade, no truquezinho... mas quem ganha com isso são os clubes, não são os miudos:
Os miúdos, infelizmente, não estão a evoluir, não estão a demonstrar capacidades. Ou seja, estão a aprender pelo caminho mais curto. São atalhos, com a primazia da eficácia. Só que, esses atalhos deixam para trás aprendizagens que  vão lhes fazer falta.

Falta-lhes fazer o caminho todo, a aprendizagem do bom futebol.

Pelo que tenho visto, a ambição do NACIONAL só faz sentido inserida num projeto de boa formação.

Talvez não seja por acaso que ouvi um dia destes alguém dizer que os olheiros do Sporting e do Benfica passam os fins de semana no Pragal... Já que, dizia um deles a um tecnico do Almada, «o Almada está a tornar-se um bom viveiro de bons jogadores, e em muitos escalões»...

São estes pequenos pormenores que nos dão orgulho. E que nos fazem sentir que tomámos as decisões certas!

Posso desde já adiantar, e julgo que já é conhecido de todos os pais dos Iniciados «A», que a direção do Almada já tomou a decisão de fazer equipa de juvenis «B» para a época 2012/13.

Ou seja, terminando esta época poderá ter início um novo plano estratégico a dois anos: Construir uma equipa competitiva para disputar o Campeonato Nacional de Juvenis daqui a dois anos:
Uma época, 2012/13, a disputar a 2ª distrital, jogando com todas as equipas com miudos mais velhos e no ano seguinte disputar o Nacional.
Uma época para construir uma equipa a jogar bom futebol, e outra época para competir com os melhores.

Esta decisão da direção tem uma grande vantagem. É que, no início da época, vão certamente aparecer no Almada muito bons jogadores que, por serem um ano mais novos, não tiveram lugar nas equipas de juvenis dos seus clubes.

É que, que eu saiba, não há aqui por perto nenhum clube com equipa «B» de juvenis.
Ouvi dizer que o Piedade quer fazer uma equipa «B»... mas não sei se é verdade!


Só o Amora tem equipa B de juvenis, pelo que vejo:




Pos.EquipaPJVEDGMGS
1Arrentela592219217612Jogos
2AD Quinta do Conde442213544930Jogos
3CR Instrução432313466233Jogos
4Charneca Caparica432213456735Jogos
5Trafaria352211294838Jogos
6Paio Pires FC33229674037Jogos
7Fernão Ferro282284104143Jogos
8Luso FC282284104252Jogos
9Amora FC B252274113734Jogos
10Monte Caparica AC232265113852Jogos
11Vinhense202362153167Jogos
12Leão Altivo192254133455Jogos
13ACRUT Zambujalense72214171491







Sim, porque já ninguém duvida que o mister Nuno Vieira vai conseguir meter os juvenis no Nacional na época que aí vem. Se este ano, praticamente com 80% de jogadores de 1.º ano, quase consegue atingir os 2 primeiros lugares... ninguém duvida que para o ano que vem o consiga!

A prova da qualidade do grupo está na vitória sobre o Benfica «B»... será esta equipa que vai jogar o Campeonato Nacional de Juvenis da época 2012/13... e os miudos do Almada que lhes ganharam estarão a disputar a 1ª distrital...  Acredito que consigam subir!

E, por falar em juvenis, não percam o jogo do próximo fim de semana:

Almada 15/04  10:30 Beira-Mar Almada


Os nossos juvenis vão jogar contra o 1.º lugar!

Sem comentários:

Enviar um comentário