sábado, 3 de dezembro de 2011

Leão Altivo - 0 Almada - 6 (Crónica)

Um jogo com duas partes distintas! A primeira, para esquecer! Demasiados erros, passes falhados! Indiscritível! Tudo saía mal!
Na 2.ª parte mudou um pouco, jogou-se bastante melhor, mas falharam se demasiados golos!
Não querendo desvalorizar o adversário, que até considero que é uma equipa interessante, mas obviamente todos os miudos são de primeiro ano... e o aspeto físico faz a diferença.
Mas a verdade é que  esta equipa era para se marcar 12 ou 15 golos...
6 a 0 é um resultado que revela uma partida em que o Almada nunca encontrou o seu caminho!
Tentou, tentou... mas se eu quisesse contar o número de jogadas em que a bola trocou de pé 4 vezes seguidas...  acho que não conseguia descobrir mais de 3 ou 4... Ou seja, havia sempre alguém que não fazia bem o seu papel... uma vez uns, outras vezes outros... jogadas com princípio meio e fim... foram raras.

E o resumo da 1ª parte é um misto de bolas falhadas à defesa, a causar tremendos calafrios, bolas falhadas ao meio, bolas falhadas à frente.

Ainda se viram algumas boas jogadas, mas muito desgarradas.
O 1.º golo é uma excelente entrada do Diogo Liladar, que mete a bola lá dentro... o 2.º golo é uma oferta do Varandas, que sobe à esquerda, levanta a cabeça e mete a bola ao milímetro no sitio certo...  O André Carvalho só teve que encostar!

A jogar assim é tão fácil, não acham ? Porque razão não fazem jogadas destas mais vezes?

Porque é que os centros são quase sempre charutadas lá para cima.... meio à toa... sem se ver onde estão os nossos jogadores. Assim como fez o João é tão simples. Passa-se o defesa, olha-se para a área, e mete-se a bola no nosso jogador. Fácil!
Assim é fácil fazer golos!

Chegamos ao intervalo a vencer 2-0, com um misto de tristeza e desencanto.
 Se por um lado sentíamos que somos muito mais fortes que o adversário, por outro lado não estávamos a provar em campo essa superioridade...
Se o Leão Altivo tivesse feito um golo, não seria injusto. Estávamos a jogar mesmo muito mal.

Como dizia um pai ao pé de mim, «se estivéssemos a defrontar uma equipa forte, a jogar assim, já estávamos a perder por 2 ou 3...»



2ª PARTE


O Mister deve ter-lhes dado muito na cabeça, porque na 2ª parte os miudos pareceram bem mais espevitados.

Mas o descalabro da 1ª parte não ficou esquecido, o mister faz logo 5 substituições ao intervalo:

Tira Carmelo entra Ruben
Tira Dioguinho entra Didi
Tira André Carvalho mete Tiago Lopes
Tira Diogo Liladar mete André Horta
Tira Rafa mete Santana

Uma mudança drástica.

Mário recua para central com o Santana, Horta vai para médio com Gonçalo e Leo.

Na verdade, temos de reconhecer, a equipa ficou bem mais forte. Parece-me injusto dizer que os miúdos que foram substituídos foram os responsáveis do descalabro da 1ª parte, porque não foram só aqueles que estiveram mal na 1ª parte.-.. Na verdade toda a equipa esteve pessimamente mal na 1ª parte:

No entanto, na 2ª parte tudo começou a correr melhor!
Não foi brilhante... mas melhorou bastante. Já se viram algumas boas jogadas, o Varandas fez excelentes entradas à esquerda, com belíssimas assist~encias (julgo que são dos pés do João as assistências para os golos do Tiago Lopes  e acabou por marcar um golaço já terminar o jogo.

Ofensivamente o João esteve muito bem...  continua, na minha opinião, a recuar pouco quando a bola está nos pés do adversário.

O Tiago Lopes fez dois excelentes golos mas, verdade seja dita, também teve 2 ou 3 falhanços inacreditáveis...

O Gonçalo também não esteve nos seus dias, em termos de remate. É verdade que foi muito lutador, ganhou muitas bolas ao adversário, mas foi sempre muito precipitado no momento do remate... bolas muito altas, remates atabalhoados... Há dias assim... em que nada sai bem...   Há que realçar que esteve bem nos passes para os colegas... e marcou um grande golo!


O Leo continua a ser um jogador que tem fases do jogo em que não se vê, mas quando tem a bola nos pés, é mágico, faz passes geniais... O Futebol é um desporto que requer muita inteligência, e o Leo é, de facto, um miúdo que está uns pontos acima da média dos jogadores... Tem uma visão do jogo muito superior aos restantes miúdos e isso nota-se muito quando tem espaço para fazer aqueles passes fabulosos.

Diria que o Mário fez hoje um dos piores jogos da época...  muitos passes falhados... quando esteve a central compensou com grande esclarecimento a resolver tranquilamente as bolas mais perigosas... mas fez globalmente um jogo pobre...

Como é, habitualmente, o «motor» da equipa, o jogador que mais faz circular a bola, logo à saída da defesa a construir jogo, quando está mal... toda a equipa se ressente disso...  (esta é a tese do avô de um miúdo...  que eu corroboro).
Os 2 jogos em que o Mário esteve pior (V.Setúbal e Leão Altivo)  foram os 2 piores jogos da equipa...

O Ricardo, que jogou praticamente a partida toda (Iuri ainda não jogou em virtude de uma  lesão, estiramento muscular na virilha)  - só foi substituído a 10 minutos do fim pelo Garcia (que se estreou esta época) teve bons momentos, e momentos menos bons...
Parece-me que tem estado muito bem a subir na linha, é rápido e consegue levar a bola, mas depois falha no essencial, que é o centro para os colegas... Na 1ª parte teve 3 ou 4 jogadas perfeitas em que levou a bola à linha de fundo, mas depois os centros saíram bolas à toa... muito altas, onde não estava ninguém...  A meu ver deveria treinar com alguma insistência o centro depois de corrida... tem de virar mais o corpo, para conseguir meter a bola para trás, para o penalti...

O Daniel Carvalho foi, dentro de tanta desgraça, talvez o jogador mais feliz. Esteve bem a defender e bem a subir no terreno. Está a entender-se melhor com o Varandas... por vezes os 3 canhotos (Varandas, Leo e Daniel) entenderam-se muito bem no topo do terreno...


A meu ver, o destaque da 2ª parte vai para os golos falhados. Quando fizer o resumo do vídeo desta 2ª parte vai perceber-se melhor... mas eu diria que se falharam  golos claros uma boa meia dúzia de vezes. O Tiago Lopes, o André Horta, o Gonçalo, o Santana... foram muitos falhanços!


RAZÕES PARA O DESCALABRO DA 1ª PARTE



Na bancada falava-se de uma possível razão. O jogo foi muito cedo, 09:15, o Sol estava muito baixo... e os miúdos não viam bem as bolas quando vinham altas...   terá sido esta a razão de tanto falhanço? Talvez...

Ouvi também os miúdos dizerem que as bolas eram muito leves e prendiam muito no sintético ...


EQUIPA


Carmelo
Dioguinho
Rafa
Diogo Liladar
Daniel Carvalho
Mário
Leo
Gonçalo
Varandas
Ricardo
André Carvalho

SUPLENTES

Ruben
Santana
Tiago Lopes
Didi
André Horta
Garcia
Pedro Carreiras

NÃO CONVOCADOS
 Iuri
Kardi

Virginaldo
Filipe


SUBSTITUIÇÕES
Ao intervalo:

Sai Carmelo entra Ruben
Sai Dioguinho entra Didi
Sai André Carvalho mete Tiago Lopes
Sai Diogo Liladar mete André Horta
Sai Rafa mete Santana

Aos 20'' 2ª parte

Sai  Ricardo entra Garcia
Sai Gonçalo entra Pedro Carreiras


GOLOS:
Diogo Liladar
André Carvalho
Tiago Lopes
Gonçalo
Tiago Lopes
Varandas


DISCIPLINA:


Cartão amarelo para André Horta - foi infeliz ao desperdiçar um golo  e vai depois chutar quando o guarda-redes já tem a bola nas mãos...

ARBITRAGEM:

Alguns erros na 1ª parte... o fiscal de linha a assinalar uns foras de jogo inexistentes e depois a não ver os puxões de camisolas dos miudos de verde. Na 2ª parte, o fiscal de linha já era outro, a arbitragem foi perfeita... não me lembro de um único erro! É o que dá quando se é mal coadjuvado...

Sem comentários:

Enviar um comentário