domingo, 18 de março de 2012

Almada - 4 Pinhalnovense - 1 (Crónica) 18MAR2012

Acho que vamos ter de nos habituar a isto. Até à última jornada, cada jogo vai ser uma final.
Hoje foi mais uma.
Acabou por ser um jogo muito difícil. A vitória acabou por acontecer, mas não foi fácil. Quem viu o jogo sabe bem que não foi fácil.

Destaques do jogo:
- Um Pinhalnovense muito defensivo, parecia ter vindo a Almada garantir um empate.
- Um Almada com uma 1ª parte  muito fraca. Alguns jogadores a apostarem no individualismo, as bolas a não saírem bem, foi globalmente fraca!
- Um penalti completamente escusado, o árbitro a expulsar o Carmelo, mas injustamente a meu ver, o guarda-redes foi à bola. A falta pode ter sido do Liladar, não vi bem... mas devia ter atacado a bola no 1.º momento... deixou acontecer uma situação de perigo sem necessidade nenhuma... Mas acontece! É o futebol...
- Uma expulsão do jogador do Pinhalnovense por agressão a Dioguinho. Não vi bem...  não sei se foi bem expulso o jogador, o que sei é que foi crucial para o Almada. Fazer a segunda parte com menos um jogador teria sido muito mais complicado para nós.
- A 2ª parte, num jogo de 10 contra 10, e com a entrada do Iuri, tornou-se muito mais fácil para o Almada. Jogámos melhor, fizemos algumas jogadas de grande efeito, até podiamos ter feito mais do que 4 golos.
- Foi fulcral que o Tiago Lopes hoje estivesse num dia de inspiração. Faz 2 golos, o primeiro é um golão de cabeça (até que enfim que, para além do Santana, vejo alguém a atacar a bola de cabeça com convicção... continuo a insistir, apesar de saber que a equipa técnica acha que não é importante, esta equipa deveria trabalhar mais os lances de bola parada, cantos, centros para a cabeça, remates de fora da área...) uma assistência e julgo que também tem responsabilidade no penalti a nosso favor...  Ou seja, talvez o melhor jogo da época do Tiago Lopes, que na 2ª parte teve alguns pormenores muito interessantes.
- A arbitragem, infelizmente, foi um dos destaques do jogo e não pelas melhores razões. Muito fraca, fraquérrima. Mas nem digo que tivesse tentado prejudicar o Almada... prejudicou muitas vezes o Almada, mas também prejudicou muitas vezes o Pinhal Novo. Fraquíssimo... este senhor deveria repensar seriamente mudar de atividade...


EQUIPA:
Carmelo
Dioguinho
Rafa (regressado à equipa... bem.vindo Rafa!)
Liladar
Daniel Carvalho
Mário
Leo
Horta
Varandas
Ricardo
Tiago Lopes

SUPLENTES:
Ruben
Didi
Filipe
André Carvalho
Virginaldo
Iuri
Pedro Carreiras

LESIONADOS
Santana
Torres (doente)

CASTIGADO
Gonçalo

NÃO CONVOCADO
Garcia


GOLOS:
Tiago Lopes 20''
Tiago Lopes 40''
Leo (penalti) 45''
Iuri  50''

DISCIPLINA:
Vermelho: Carmelo (alegadamente por ir aos pés do avançado... muito duvidoso)
Vermelho: Jogador do Pinhalnovense, alegadamente por agressão a Dioguinho
Amarelo: Leo (julgo que por «bocas».)
Amarelo: Tiago Lopes (julgo que também por «bocas»)

NOTA FINAL:
Esta é apenas a minha opinião, pelo que ouvi no fim do jogo, há inúmeras opiniões diferentes da minha. É assim mesmo o futebol, daí o seu encanto. Cada um tem a sua convicção. Cada um vê as coisas da sua maneira.

Eu considero que, numa fase em que estamos mesmo à beirinha da decisão  de saber se vamos ser campeões ou não,  devia haver uma preocupação fundamental de garantir esse 1.º lugar e depois, sim, apostar na gestão do plantel etc...
Hoje, por exemplo, não percebi uma coisa. Eu estive no treino de sexta-feira e vi o que ali se passou. Houve dois miúdos com o dobro da energia, da confiança, foram eles o Mário e o Iuri... E Não é que hoje o Iuri começa no banco????
Eu teria apostado no Iuri. Como se viu, na 2ª parte,  foi decisiva a sua garra, a sua vontade, a sua corrida, a sua força. Empurrou toda a equipa para a frente! Se calhar tinhamos resolvido o jogo na 1ª parte... e na 2ª teria sido fácil gerir o banco.. se calhar...
Já o Varandas a titular, sabendo que na véspera se queixava de dores nas costas... não me pareceu a decisão mais acertada.  Não é que se tivesse notado muito no seu desempenho físico (se bem que se agarrou demais à bola, na minha opinião) mas pareceu-me arriscado.
Também não teria passado o Mário para defesa central. O lugar onde o Mário faz a diferença é no meio do terreno porque rouba muita bola ao adversário, porque mete a bola no chão, porque faz a equipa jogar mais para o coletivo... ali, a central,  é apenas mais um jogador...  Ainda para mais com uma equipa que só chega lá à nossa área meia dúzia de vezes num jogo... ter o Mário a central é um claro desperdício... mas isto sou eu... Sorte nossa que o Tiago Lopes faz aquele segundo golo muito afortunado... e que o Iuri entrou muito bem... senão esta troca de posição do Mário para trás poderia ter sido a nossa sentença de morte...  Penso eu de que...
Também, nas substituições feitas posteriormente, não teria tirado o Daniel Carvalho, hoje era daqueles dias em que se via claramente que estava confiante... quando se vê os jogadores assim, é aguentá-los até ao último minuto, de um momento para o outro podia fazer ou oferecer um golo!  Errado a meu ver! O mesmo em relação ao Tiago Lopes. Há jogos em que não está a 100%, mas hoje, claramente estava nos seus dias... Substituição errada, a meu ver!
O Futebol não é científico, nunca saberemos como teria sido o desempenho de uma equipa com outras opções, mas eu diria que hoje, assim como na Trafaria, era escusado sofrermos tanto... Na Trafaria foi a apatia... na 1ª parte... hoje foi a falta de coletivo e falta de concentração!

Esperemos que nos próximos jogos os miúdos entrem em campo, logo no 1.º minuto, a pensar que aquele jogo é uma final. E não a pensarem que são os maiores, que estão em 1.º lugar, e que vão ganhar por 8-0...
É errado entrar em campo assim! Se o voltarem a fazer, vão sofrer muito outra vez...
Dois jogos seguidos a sofrer... acho que já chega, como aviso!
Se o voltarem a fazer, prá semana no Barreiro, é certo que vai ser mais um jogo de sofrimento!
A ver vamos...

ARBITRAGEM:

Alguns responsáveis do clube, que ja conhecem aquele senhor árbitro, diziam logo no início que aquela seria uma péssima arbitragem. E foi mesmo!
Muito indeciso, deixa passar coisas óbvias, marca noutras menos óbvias... faltas ao contrário... enfim! Um desconsolo... com árbitros assim é uma loteria, nunca sabemos o que vai acontecer a seguir! Tanta é a asneira....


EPISÓDIO DO PORTÃO:

Aquele episódio do portão do clube estar fechado... sinceramente... só mostra que há coisas naquele clube que têm de mudar. Então não era de se ter várias pessoas com a chave da entrada? Os diretores das equipas, por exemplo, não deveriam ter uma chave? Aquela trapalhice de estar tudo ali a olhar para o portão... nem um recado, um papelinho... nada... ninguém sabia de nada...  demonstra desorganização!
Os coitados dos pais do Pinhalnovense, que nem conhecem bem a zona... terem que dar a volta por baixo...  é feio, fica uma imagem muito má do clube!

Sem comentários:

Enviar um comentário