terça-feira, 13 de março de 2012

Os rankings e a podridão do futebol...

Deixem-me contar-vos uma história:

Há cerca de três anos apareceram na Internet uns rankings de clubes do distrito de Setúbal, eram feito por um site SintraSport...

Tinham interesse e revelavam de facto a evolução dos clubes. Na altura o Almada aparecia lá para os lugares 15º, ou 18.º... por ali... mas mês a mês eia subindo devagar, devagarinho...


Eram rankings mensais.

Na altura, lembro-me de ter lido todo o regulamento sobre o método daquele ranking e concluí que a ideia estava a ser muito bem concretizada, mas revelava uma desigualdade muito grande, quanto a clubes que tinham equipas no Nacional, e os clubes que não tinham equipas no Nacional.

Os senhores responderam-me dizendo que entendiam que era mesmo assim.
Dou-vos um exemplo:

Basicamente o ranking é feito desta maneira: São contabilizados os resultados de vários escalões, as vitórias dão uns pontos, os empates outros, a derrota zero pontos.

Ora, o que se fazia era que, por exemplo (já não me lembro bem) a vitória de uma equipa no Nacional contava 5 pontos, enquanto a vitória de uma equipa no distrital contava 2 pontos.

O princípio até me parecia bem. Mas um bocadinho exagerado. Senão vejam: Mesmo que uma equipa no Nacional fizesse um campeonato sofrível... imaginem que numa época de 26 jornadas conseguia 6 vitórias, fazia 30 pontos. Enquanto uma equipa que ficava nos primeiros lugares da 1ª distrital, com 19 vitórias tinha apenas 28 pontos... Parecia-me um pouco injusto. Acho bem que exista uma majoração que premeie o facto de se ter conseguido subir ao nacional, mas essa majoração não deveria ir aos 300%... talvez uma majoração de 50% ou 100% já fosse justo... 3 ou 4 pontos...


Bem, dizia eu, na altura os senhores agradeceram a minha sugestão mas acharam que não, que era mesmo para ser assim!


Entretanto desapareceu esse ranking e surgiu um outro, de um site AVSPORTS...

Desta vez com uma majoração já mais aceitável, só que, a meu ver, com uma apresentação errada.

define uma apresentação de ranking para os clubes com equipas no Nacional, e depois, em baixo, o ranking sem clubes no Nacional.

Aquilo é ridículo porque, na verdade, há clubes com equipas no nacional que têm a dita majoração, mas mesmo assim têm muitos, mas mesmo muitos pontos abaixo de outros clubes que não têm equipas no nacional.

Um exemplo, o Corroios: Aparecia, há uns meses, em 6.º lugar dos clubes com NACIONAL, só que na classificação abaixo, dos clubes sem equipas no Nacional, apareciam mais de dez clubes com muitos mais pontos.

Ou seja... avaliando os pontos, que é isso que estamos a medir... é o sucesso desportivo dos clubes, o Corroios está em 18.º lugar, e não em 6.º...


Ora, lá fui eu, chato do costume, enviar um email para os senhores explicando-lhes a minha opinião. Se os clubes que têm equipas no Nacional já têm uma majoração... vit+orias e empates valem mais que nos outros clubes, então porque hão-de aparecer acima no ranking se mesmo assim têm menos pontos? qual é a verdade desportiva disto? nenhuma! No fundo estamos a fazer uma medição relativa ao passado (mérito de ter subido ao Nacional) esquecendo o presente...


Na altura dei o exemplo concreto de 2 clubes, o Corroios e o Fabril. o Corroios com várias equipas na parte de baixo da tabela classificativa, e o Fabril com quase todas as equipas no topo... e o Corroios aparecia à frente do Fabril. Como? Ridículo!

Os senhores responderam-me que consideravam interessante a minha proposta... mas que achavam que assim é que estava bem, não iam mudar!

Entretanto alguém decidiu criar um novo ranking.


chama-se RANKING do BLOG RUMOASTROLÁBIO.

Ora, acontece que este ranking sim, utiliza o método que eu achava o mais interessante...

E o que é que acontece quando aparece este ranking? Pois, o Almada aparece em 2.º lugar, logo a seguir ao Vitória de Setúbal, seguido do Barreirense e do Fabril, os 3 clubes muito próximos...

Avaliando este ranking... se formos espreitar os vários campeonatos, faz sentido.

Na verdade, basta espreitar as tabelas classificativas de vários escalões, e vemos a prova disto, Almada, Fabril e Barreirense têm equipas nas fases finais, estão nos 1.ºs lugares em vários escalões...

Esta é a verdade desportiva. Os 3 clubes do distrito com maior crescimento nesta época são Almada, Barreirense e Fabril. Setúbal já nem se fala, está noutro campeonato. É o «grande» do distrito.

Aquele ranking mostra, de facto, o estado atual dos clubes... Tudo isto pode mudar de um ano para o outro, mas por isso é que são bons estes rankings, sem truques, em que se conta efetivamente as vitórias e os empates... sem truques..: Olhando aquilo vemos uma «medição» do que existe atualmente!


Agora vem a parte mais gira:

Quando vi este ranking na NET, há uma semana, coloquei aqui no blog do Almada e coloquei também no blog de futebol MargemSul.

eheheeh....

Logo no dia seguinte, os senhores do AVSports trataram de meter o seu ranking no blog MARGEM SUL, com resultados diferentes...

AQUI ESTÁ O RESUMO:

O blog av.sports actualizou o seu ranking de futebol de formação do distrito de Setúbal do mês de fevereiro.
Destaque para o GD Fabril que ultrapassou o Almada AC e o Olímpico do Montijo, e subiu ao 8º lugar, a primeira posição dos clubes que não tem equipas nos campeonatos nacionais. Esta subida deveu-se ao excelente ínicio de 2ª fase das suas equipas de Infantis e Benjamins.
No final da tabela, destaque para o Botafogo de Cabanas (Palmela) que subiu 3 posições e deixou a lanterna para o Porto Covo (Sines), lugar que já tinha sido seu em Dezembro.

Bem, fui abrir o ranking, para ver se os pontos atribuídos aos clubes coincidem com os do outro ranking....

ehehehe....   E Esta é que me dá vontade de rir.

Pois é:

OS senhores do AVSPorts agora não colocam os pontos...   decidiram retirar esse dado... agora aparece apenas a classificação...

Já não há pontos... nada... só a classificação!!!

Uma vergonha!

Já enviai um mail para os senhores do AVSPORTS...  que tenham vergonha na cara!

Não sei se já perceberam o filme?

pois, claro...   os fretes aos mafiosos do costume, certamente...    um ranking para agradar aos amigos... e depois como agora há ouitros rankings... e podia ficar evidente que há ali aldrabice... então retira-se os pontos atribuidos mensalmente... e tá feito!

Este mundo do futebol... sinceramente... está mesmo podre!!!


Já agora, e uma vez que há vários rankings, deixo aqui as regras do ranking do blog RUMOASTROLÁBIO, que me parece é o mais fiável... sem truques e transparente:


Ranking 2011/12

  Ranking das competições de Formação da AF de Setúbal, inclui todas as equipas de formação, que disputam os campeonatos nacionais e distritais, sem excessão, e é baseado nos resultados publicados no site zerozero.
O ranking será atualizado semanalmente, sempre que possível, até à 5ª feira a seguir à realização dos jogos.
Os critérios para formação do ranking, são os seguintes:
Campeonatos Nacionais
CompetiçãoVitóriaEmpate
1ª Divisão52,5
1ª Divisão - Play para Campeão52,5
1ª Divisão - Play para Despromoção42
2ª Divisão 42
2ª Divisão -Play Off Qualificação42
2ª Divisão - Play Off para Promoção42
2ª Divisão - Play Off para Despromoção31,5
Campeonatos Distritais
Futebol de 11
1ª Divisão31,5
2ª Divisão21
3ª Divisão10,5
Torneios Complementares/Encerramento 10,5
Futebol de 7
1ª e 2ª Fases31,5
Fase Compelementar21
Torneios Complementares/Encerramento 10,5

1 comentário:

  1. No ranking RUMOASTROLÁBIO, tudo é claro, qualquer clube, com base nos resultados desportivos e aplicando os critérios, pode conferir a sua pontuação ou qualquer outra de uma equipa concorrente.
    Este ranking nasceu porque nos pareceu que o que existia desvirtuava completamente a "verdade desportiva", não se podia conceber que uma equipa com 40 pontos estivesse atrás doutra que apenas tinha 10, ou ainda de uma equipa sem qualquer ponto estivesse à frente de equipas que já tinham pontuado.
    Esse ranking que existia e ainda existe, é uma autêntica manta de retalhos, dividido em 6 rankings. Na fase atual, quem consulta nem disso se apercebe, já que não é divulgada a pontuação.
    O ranking RUMOASTROLÁBIO, é apenas uma carolisse pessoal, sem qualquer interesse clubistico,de alguém que gosta de futebol, e principalmente do futebol de formação.
    Cumprimentos, e obrigado pela divulgação.
    FS

    ResponderEliminar