segunda-feira, 26 de março de 2012

Séniores de 1.º ano

O Blog Futebol da Margem Sul efetuou um estudo para perceber se acontece como todos pensamos que a grande maioria dos jogadores quando fazem a transição de junior para senior abandonam o futebol.

Fez o inquérito e concluiu que afinal a situação não é tão má como se pensava. mesmo assim, é óbvio, a grande maioria desiste do futebol:


Depois, o mais curioso, o mesmo blog decidiu fazer um inquérito para se eleger o melhor jogador sénior de 1.º ano  do distrito.

E fez uma seleção, de entre todos os jogadores de 1.º ano do distrito, os que já jogaram pelo menos 10 jogos esta época... mas contabilizou apenas os jogadores de clubes que estão nos campeonatos nacionais, ou sexa excluindo todos os clubes (a maioria) que jogam em seniores nos distritais.

Ora a lista ficou-se por 28 jogadores.

Como o Almada não está no Nacional, obviamente não aparece um único jogador do Almada.
Mas, pelo que me contaram, nos últimos anos tem sido uma razia. Os juniores, quando sobem, vai tudo dispensado.... Terá acontecido o mesmo na última época, pelo que serão poucos os jogadores de 1.º ano nos séniores.

E isso leva-ne a uma reflexão.

Porque é que os  treinadores não apostam em jogadores jovens, vindos dos juniores?

O mais curioso é que tudo apontaria para o facto de termos excelentes jogadores de juniores a subirem para seniores, já que este grupo que subiu de junior a sénior na última época foi precisamente o grupo que fez o Almada subir da 2ª para a 1ª distrital...

Pior. mais grave é que os seniores que tinhamos foram os responsáveis pela descida de divisão, no ano passado, da 1ª distrital para a 2ª distrital... Ou seja... não seriam assim tão bons que pudessem justificar não aceitar juniores.

ou seja... e confesso-vos, escrevo isto sem ter um mínimo conhecimento do plantel, das qualidades dos jogadores. Faço esta análise apenas com base nos dados que conhecemos todos.

Então, é normal que o Almada, o clube que mais cresce na formação (vejam-se os rankings semanais, em que o Almada é hoje o 2.º clube do distrito, logo a seguir ao Vitória de Setúbal) o clube que pretende crescer com base na excelente formação que está a fazer... é normal, dizia eu, que um clube com esta clara aposta na formação não aposte, em seniores,  nos jogadores que sobem dos juniores?

É normal?, pergunto eu...

Vão desculpar-me, mas a mim não parece nada normal... Parece-me, até, que é esta a razão óbvia para o insucesso dos seniores. Parece-me claro como água...

Senão, pensem comigo.
Então temos escalões de infantis, iniciados, juvenis, juniores que são muito competitivos, que atingem boas classificações, que são competitivos mesmo com os melhores, em torneios, em jogos-treino...

Que vão a fases finais e dão luta aos melhores dos melhores...  Mas depois, esses miudos que são bons, que estão quase ao mesmo nível dos melhores do Benfica e Sporting, quando  chegam a séniores já não prestam e  não têm lugar numa equipa que disputa o pior campeonato que existe?
 A 2.ª distrital???
 O nível mais baixinho de todos, o futebol mais foleiro, mais manhoso... o futebol do pontapé pró ar... da canelada, do empurrão, o futebol mais feio que existe.  É normal?

Eu não acho!

E, sinceramente, acredito que as coisas mudem quando os responsáveis do Almada perceberem que os séniores devem ter a mesma lógica da formação, apostar nos melhores, fazer bom futebol, como se estivéssemos a jogar na 1.ª Liga.

 Esqueçam os jogadores caceteiros, os bruta-montes, os «experientes» do distrital... Esses são bons mesmo para isso. Para o jogo manhoso. Mas nós queremos ser mais que isso. Nós queremos mostrar bom futebol. Queremos disputar, nos seniores, como disputamos nos infantis... Jogar contra o Benfica e o Sporting e darmos luta. É isso que queremos.
O futebol manhoso,   isso é passado! Pensem alto, pensem ao mais alto nível, pensem que o Almada pode vir a disputar campeonatos nacionais dentro de alguns anos...

Esqueçam essa coisa de ir buscar jogadores ao Arrentela, ao P. Pires, aqui, e acolá... Apostem nos bons jogadores que têm na vossa formação.

Isto faz-me lembrar um dia em que estava a filmar um jogo dos nossos Iniciados, lá em cima da muralha, encostado à rede, e estavam mesmo atrás de mim dois indivíduos que conversavam sobre o desempenho da nossa equipa de séniores. Um dos sujeitos criticava o treinador (ainda não era o mister Cravo, era o anterior, que não sei o nome) dizia ele esta alervidade: «Este treinador não percebe nada disto. Ele quer que a gente jogue bola no chão... é doido... alguma vez? Na 2ª distrital? Aqui ganham-se jogos só com pontapé prá frente... meter a bola na área e esperar que entre... é assim que se joga. Este tipo não percebe nada de futebol»...

Ouvi aquilo e fiquei... confesso... nem queria acreditar!
Então há quem defenda que se deve jogar futebol de pontapé pró ar... Que assim é que se ganha jogos?

Que tristeza... mentalidade tão baixinha...  é por existir gente como esta que o futebol sénior é a vergonha que se vê...

Pior, já em Iniciados vemos equipas a jogar assim... não é de admirar que também existam seniores assim!

No fundo... e isto é o que esses senhores não dizem aos miudos que treinam,  mas deviam dizer... quando em Iniciados há treinadores que formam equipas a jogar o dito «pontapé prá frente» e mais «n» truques...  o que estão a fazer é a formar «grandes jogadores» para a 2ª distrital de seniores...
 Nada mais que isso!

Quando o que deviam fazer era formar jogadores para que tenham os instrumentos para, um dia,  quem sabe, se forem mesmo talentosos,  jogarem numa 1ª Liga...  mas enfim...

É por isso que alguns pais metem os seus filhos em clubes com boa formação... e outros metem os seus filhos em equipas «que ganham muitos jogos», ...  interessa-lhes apenas as taças... e não a aprendizagem.,.. sem pensarem que estão a levar os seus filhos para um mau caminho... mas cada um é que sabe o que quer da vida...


Voltando ao Almada:

Se, imaginem, daqui a uns anos, tivermos jogadores juvenis ou juniores  que vão disputar contra os melhores do Benfica, Sporting etc... e mostram bom desempenho, porque razão não deverão ser esses mesmos jogadores que, em seniores, vão mostrar qualidades muito superiores a esses supostos «craques do distrital»?...

Eu não tenho dúvidas. Esse deveria ser o caminho!
A ver vamos.

As eleições estão aí à porta. Há listas com gente que mostra capacidades, acredito que o Almada vá mudar muito em breve!

Por razões do acaso, sorte, milagre, sei lá... está a iniciar funções nos séniores do Almada o professor Élio Santos. Com a contratação do Mister Cravo pelo Fabril, o professor Élio abraçou o nosso projeto.

Por coincidência, é também professor de Educação Física na escola dos meus filhos, EBI da Charneca da Caparica... conheço o seu trabalho, como professor, organizador de eventos e digo-vos, é do melhor que há...  Como treinador não conheço, mas basta ver que já treinou várias equipas do Nacional... a última das quais o Alcochetense!

Se calhar, vai ser o professor Élio a mudar muita coisa neste escalão do Almada... eu acredito que sim!

Para já... a subida de divisão. Era fundamental passar à 1ª distrital...

-----------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------

EIS A NOTA DO BLOG FUTEBOL NA MARGEM SUL




Nos jovens praticantes de futebol, o primeiro grande obstáculo que lhes aparece é a transição do futebol de 7 para o futebol de 11, alguns ficam por aqui. Os que prosseguem, o segundo, e talvez o maior obstáculo é o final do futebol de formação e a entrada nos séniores. Nem são precisos grandes estudos para confirmar uma grande taxa de abandono nesta fase. A entrada na universidade, o reconhecimento das qualidades, alargamento da concorrência e também as oportunidades oferecidas pelos clubes portugueses.
Achámos interessante perceber quantos jovens estão nesta situação na nossa região (A.F.Setúbal) e assim percorremos a lista de jogadores nascidos em 1992 (primeiro ano de senior nesta época de 2011/2012) em todos os clubes filiados nesta Associação, que participam nos campeonatos nacionais e regionais.
Curioso, afinal são mais do pensávamos:
1ª Liga (0)
2ª Divisão Nacional (3)
3ª Divisão Nacional ( 21)
1ª Divisão Distrital (67)
2ª Divisão Distrital (35)

Numa colaboração dos blogs "av.sports" e "futebolmargemsul", resolvemos fazer um inquérito para eleição do melhor jogador senior de 1º ano dos clubes do Distrito de Setúbal a participar noscampeonatos nacionais e outro para os jogadores a disputar os campeonatos distritais da A.F.Setúbal.

Poderá consultar a lista completa aqui




Nota Importante: No inquérito aqui lançado, sobre os jogadores dos campeonatos distritais, devido à quantidade, foram considerados somente os que disputaram mais de 10 jogos até ao dia 4 de março 2012 (28 jogadores).

ENTRETANTO; já me avisaram que esta lista que o BLOG elencou não está correta!
Há aqui pelo menos dois jogadores que estão numa equipa da III Nacional  que não têm sequer 1 minuto de jogo... Mas enfim!









QUAL O MELHOR JOGADOR DE 1.ª ANO  SENIOR DO DISTRITO?

              André Rosa, Med – Alcochetense
André Silva “Queijinho”, Med – Olímpico
Danilo Serrano, Av – Fabril
Edmilson Veiga, Av – Pinhalnovense
Fábio Rebelo, Def – Alcochetense
Fábio Tavares “Mini”, Av – Olímpico
Filipe Rosa, GR – Pescadores
Francisco Freitas, Av – Alcochetense
Gonçalo Baracinha, Def – Alcochetense
João Oliveira, Def – Pinhalnovense
João Lourenço, Med - Fabril
Leonildo Ceita “Ju”, Av - Fabril
Márcio Dieb, Av – Fabril
Mauro Pereira, Med – Pescadores
Miguel Brás, GR – Alcochetense
Nuno Mendonça, Def – Pescadores
Pablo Barbosa, Av – Pinhalnovense
Peter Caraballo, Av – Alcochetense
Ricardo Serra, Av – Pescadores
Roque Santos, Av – Fabril
Ruben Mendes, Med – Sesimbra
Ruben Nunes, Def – Pescadores
Tiago Zurga, GR – Sesimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário