segunda-feira, 5 de março de 2012

Que se passa com o Almada e a sua relação com a Associação de Setúbal?

Um dia destes estava a conversar com outra pessoa ligada ao Almada e constatávamos:

Que será que justifica uma atitude externa tão dura em relação ao Almada. São os árbitros, é a associação, há uma pressão enorme sobre o clube.

Estará o clube a pagar por erros cometidos no passado?

Tem de haver alguma razão, não pode ser um acaso... são demasiadas coisas!

Para quem viu este jogo com o Sesimbra, já o escrevi aqui, não consigo compreender como é que o treinador do Sesimbra que está desde o 1.º ao último minuto a insultar toda a gente, árbitros, jogadores tudo... é audível para toda a gente!  Não é segredo nenhum. Qualquer pessoa que esteja ali na bancada ouviu tudo... o homem passa o jogo todo aos gritos, é asneiras, é insultos... aquilo é um fartote de mácriadagem... E os senhores árbitros o que fazem? Nada... a dada altura, já na 2ª parte, aproxima-se do homem e ameaça-o... Mas aquilo cheira a teatro.

E a prova vem logo a seguir...  Ao primeiro momento em que o nosso treinador, com educação, gesticula contrariando uma decisão do árbitro, é logo ameaçado de expulsão...

Mas está tudo louco? Aquele homem ali ao lado... fez o que quis e lhe apeteceu... e nada. O nosso treinador, gesticula e é ameaçado de expulsão?


Desculpem-me mas isto não é normal.

Também não é normal o que aconteceu em Sesimbra. O homem chegou mesmo a entrar 10 metros no campo a insultar os árbitros e sabem que foi expulso? O diretor do Almada...

Isto não é normal! Tem de haver uma razão para isto!
Agora, nós não estamos no circo, assistimos a tudo isto e não há responsáveis?  Tem de haver explicações.

De uma coisa estou certo, o Almada enquanto instituição, os seus diretores e presidente vão ter de começar a exercer os seus direitos na Associação de Setúbal.

Vão ter de marcar presença nas assembleias-gerais, nos encontros de associados, vai ter de dar a sua contribuição na discussão de novos regulamentos, iniciativas. Não é normal o que se está a passar!
Bem sei que os clubes vão exercendo a sua influência junto da associação para manterem os seus pequenos poderes,  mas o Almada vai ter de reclamar no seio da Associação o seu atual e futuro peso no distrito.

O Almada já é, atualmente, um dos 4 clubes com a melhor formação do distrito, a par de Fabril, Setúbal e Barreirense, é com toda a certeza, dos clubes com mais equipas inscritas em competição (12 equipas), e continua a ser tratado como um clube de bairro...

Todos os anos quando se dão as inscrições é o habitual stress com os papeis que vêm devolvidos, são os diretores, coitados, que vão a custas próprias, com os seus carros para Setúbal para tratar daquilo tudo... chegam lá e são maltratados...

Eu oiço cada história...

Vão desculpar-me mas isto não é normal!

Porque é que clubes como o Sesimbra, o Alfarim e outros tantos têm o peso que têm na associação quando não têm nem metade dos atletas?  Há qualquer coisa que não está bem! E se o Almada quer crescer, e acho inevitável que cresça,  vai ter de meter mãos ao trabalho!

Aquela Associação de Futebol tem de representar o peso dos clubes no distrito, e o Almada não pode continuar a ser ostensivamente maltratado como vamos sabendo por múltiplas histórias...

São mais de 300 miudos a treinar semanalmente... Quantos clubes do distrito são precisos para envolver tantos atletas? Pois... se calhar há umas dezenas de clubes que não têm sequer 50% dos nossos atletas...

A escandalosa perseguição de que o Almada tem sido alvo nomeadamente nas arbitragens tem de acabar!
Este senhor deste fim de semana tem o descaramento de dizer no fim que achava que o resultado merecido era um empate...

Mas alguém quer saber a sua opinião? O que as pessoas exigem dele, e é para isso que os clubes pagam, é que exerça as suas funções com isenção. De forma imparcial. Apite bem!

Os escandalosos 5 minutos de descontos que deu no final do jogo, assinalando várias faltas inexistentes contra o Almada foi uma descarada tentativa de criar artificialmente um resultado que o senhor queria.

Isto é, meus senhores, um escândalo!

Que contrapartidas estão por trás? O que é que pode justificar que estes senhores se prestem a este triste espetáculo público de incompetência?

Juro-vos. Gostava mesmo de saber!

O que me custa nem é sequer que se viole a verdade desportiva...  Que interessa se o Almada fica em 1.º ou em 2º lugar... isso não interessa para nada. o que me custa é que os miúdos coitados, andam semanas e semanas a aprender a fazer bom futebol... e depois são 3 senhores que servem interesses ocultos que definem a seu belo prazer qual vai ser o resultado... É com esta gente que os miúdos aprendem a ser bons cidadãos?

Qual é a mensagem que os senhores passam aos nossos filhos? Que o crime compensa? Que as regras existem mas só alguns é que têm de as cumprir?


É triste!

Mas volto à questão inicial!

O Almada, se quer crescer, vai ter de combater estas forças de bloqueio que estão instaladas no futebol do distrito...  Alguém vai ter de lutar pelo desporto «limpo», pelas boas arbitragens!

Por exemplo, basta ver os sites dos clubes, alguns blogues, e percebe-se que há imensas queixas sobre arbitragens...  há casos inacreditáveis... histórias de incompetência  que deixam uma pessoa boquiaberta!
Então, não deveria ser a própria associação de Setúbal a promover iniciativas no sentido de combater esta realidade?

Ações de formação para árbitros, treinadores e dirigentes... seminários, conferências... Castigos! Sim, castigos! Alguns destes senhores têm de perceber que há penalizações para quem serve interesses ocultos, para quem não exerce a sua tarefa com isenção!

A Associação tem de assumir.   Assumir que a coisa está mal e é preciso mudar!

Mas não.. não se vê nada...  reina a incompetência e ninguém se preocupa com nada...

Pior,..  quando alguns pais pressionam nos clubes, revoltados perante tanta incompetência, que tem de se fazer alguma coisa, apresentar queixa formal na associação. Sabem qual é a resposta pronta? «Não vale a pena! Para fazermos queixa temos de pagar, e não é pouco, e depois não conhecemos nenhum caso em que o quixoso v~e reconhecida a sua razão. A associação decide sempre em favor dos árbitros...»

Pronto!
Está resolvido! Não vale a pena fazer nada!
E aqueles senhores satisfeitíssimos por viverem neste pântano de  interesses mesquinhos, pequenas vingançazinhas, incompet~encias... acham tudo normal!!!

Façam o favor a todos nós. Levantem-se do conforto das vossas cadeiras... apareçam disfarçadamente e assistam a algumas arbitragens que se fazem pelo distrito... vejam a vergonha que grassa por aí...

Sem comentários:

Enviar um comentário