quarta-feira, 13 de junho de 2012

Quando os clubes crescem demais e não se preparam...

Antes de mais, queria deixar claro um aspecto.
Este blog nunca foi, nem nunca pretendeu, ser uma voz oficial do clube.
É uma coisa que eu inventei num dia para os idos de outubro de 2008, tentei que fosse mais participado com a colaboração de outros pais e técnicos, nunca o consegui... faço-o sozinho... dou a cara por ele, para o bom e para o mau...

Se há coisa que as pessoas sabem é que este blogue não é a «voz do dono», e talvez seja esse o segredo do seu relativo sucesso. Pelo que vou vendo noutros blogues, 200 mil visitas em 3 anos e meio, não é nada mau.

Mas, dizia eu, se calhar o sucesso do blogue é que as pessoas sabem que aqui encontrarão eco dos sucessos da equipa que acompanho, e outros sucessos do clube, mas também encontram aqui os fracassos, críticas e sugestões para o que de mal se vai fazendo. Sabem que aqui encontram um retrato do sentimento geral no clube... Confesso que não encontro muitos blogues de clubes com este espírito.
A maioria prefere não meter o dedo na ferida...
São meros espelhos da vaidade.. e preferem não se abrir ás críticas para não ferirem suscetibilidades.
Mas isso, na verdade, não passa de mera propaganda... e como propaganda que é, merece pouco interesse!


Nunca sofri quaisquer pressões para que não escrevesse aqui críticas ao clube, se bem que por vezes outras pessoas me viessem dar conta do desagrado de alguns dirigentes, em vários momentos...
 Sempre ignorei essas manifestações de mal-estar, na certeza de que se um dia me pedirem para acabar com o blogue, farei no minuto seguinte!


Eu tenho o princípio de que quando critico é porque estou esperançado que alguém leia e perceba que é melhor corrigir, ou não... mas ao menos ficam a saber que há quem critique. Aqui fazemo-lo com frontalidade... em vez das conversinhas de bancada com algum cinismo, atrás de um sorriso falso para os dirigentes...


Neste momento em que vai acabar mais uma época, não posso deixar de chamar a atenção para alguns aspectos que, a meu ver, se não forem corrigidos, podem causar o abandono do clube de alguns jovens com valor...

E não são coisas que acontecem de agora... têm acontecido quase todos os anos desde que estou no Almada.

Há pouca transparência com os pais... parece que o clube se sente no direito de fazer aquilo que lhe apetece e que os «tótós» dos paizinhos lá estarão sempre de sorriso aberto para aceitar tudo o que se lhes diz...

Vejamos alguns exemplos:


Sesimbra Cup.

Não estou doido. lembro-me como se fosse hoje a conversa que tive com um dirigente do clube no dia da festa de fim de época no Alfeite. A minha pergunta era mesmo, «mas não vão inscrever os SUB14 no Sesimbra Cup?... nós já temos o Gothia Cup...» Que não, que era mesmo para os SUB15...

Pois, afinal, segundo constatei ontem, não fui só eu que ouvi a mesma conversa, há pelo menos mais três pessoas que ouviram o mesmo que eu... Afinal, parece que se deu um fenómeno de loucura coletiva... 4 pessoas sonharam a mesma coisa...

Desculpem-me, é ridículo:

Não há problema em mudar-se as decisões tomadas. Eu até acho que se deve alterar decisões quando vimos a constatar posteriormente que essas decisões eram erradas. Assumimos o erro, pedimos desculpa às pessoas envolvidas e dizemos: Afinal não vai ser assim,vai ser assado...

Normal. A vida faz-se de boas decisões e de decisões erradas.

Não foi esse o processo escolhido. Entraram no ridículo!
Vêm sugerir-me que fui eu que percebi mal... que nunca se pensou enviar os SUB15 ao Sesimbra Cup...
Irrita-me, querem fazer-me passar por maluco, sei lá se não mesmo mentiroso...  e depois constato que há mais 3 pessoas, pelo menos, que ouviram o mesmo que eu!

Temos pena... mas fazem má figura!! Gostavam que a coisa ficasse entre nós... que não o escrevesse no blog?
Pois, certamente que gostariam... mas assim como dei o peito às balas para defender esta direção quando foi a luta eleitoral para  a direção do Clube, também tenho o dever de chamar a atenção quando fazem as coisas mal feitas!
Tenho esse dever. Em consciência, não podia ficar calado!

Outro exemplo?

Este Lisboa Cup, que afinal chama-se Ibercup:
Pois, um dia aparecem os miudos em casa e dizem, «ó pai, amanhã tenho de levar 30 euros, para pagar a inscrição no Lisboa Cup... e faltam mais 30 a pagar mais tarde...»

Assim, sem mais nem menos. Sem uma explicação de um diretor, de um coordenador, de um treinador... nadinha... É mais ou menos assim: «Vá lá, peçam lá aos tótós dos paizinhos pra pagarem e tá a andar...»

Desculpem-me. Não é bem feito. Não é uma coisa própria de um clube que se diz com grandes ambições.
Nem no Charneca, onde os meus filhos estiveram alguns anos, um clube que vivia da carolice de meia dúzia de pessoas,  vi uma coisa destas...

Não custa nada... em 10 minutos um dirigente faz um papelinho para entregar aos pais... explica-se para que é o valor etc etc...

Já agora, alguém sabe porque é que cada miúdo paga 60 euros? É que no site diz que a inscrição custa 200 euros...
Talvez o restante seja para os transportes. Já lá vamos!


Pior. Não sei se já repararam, o torneio acontece nos dias da semana.
Os pais estarão, a grande maioria, digo eu, a trabalhar.
O clube não tem tradição de providenciar transporte.
Como é que vai ser? Quem é que mete os miudos em Carcavelos às 10 da manhã (atenção ao transito na ponte... ) , no Jamor às 10:00, no Estoril às 10:00 em dias da semana?


Alguém já se preocupou em dizer aos pais que vão precisar de ajuda para o transporte?... ou não, dizer que já têm isso garantido, que já alugaram um autocarro...  Ninguém diz nada.
Suspeito que a próxima vez que vão falar com os pais é para pedir mais 30 euros... e na véspera mandam dizer pelos miúdos,  «amanhã estás no Estoril ás 10:00 ok?»....

Estão a brincar connosco??

Sinceramente... parece um clube de bairro... até os reformados da Quinta do Chiado organizam melhor as coisas...


Querem mais exemplos?

E como vai ser a próxima época?
Já alguém se preocupou em marcar uma reunião com os pais, explicar os objetivos?
Já temos a experi~encia de um ano em que se teve de remediar a meio da época... a experiência de misturar os dois grupos foi péssima... Quando se voltou a separar correu tudo bem! Alguém sabe como vai ser?

Nada...

Estão seguros que o plantel de 1997 vai ficar todo no Almada?... fique o grupo de 1997 partido ao meio, uns na equipa «A» e outros na equipa «B»...   e  tenho a certeza que os que ficarem na «B», vários dão o salto...

Há preocupação de reforçar os dois grupos (de 1996 e 1997) de forma que possamos manter os dois grupos competitivos na próxima época...? um grupo fazer os juvenis subirem ao nacional, outro grupo preparar-se para uma época no nacional? Está a ser feito um esforço de captação de valores nos outros clubes? Temos vários pais que conhecem inúmeros miudos de outros clubes, quer porque são colegas dos filhos na escola, são vizinhos, são ex-colegas de clube... alguém pediu ajuda aos pais para obterem contactos?

Não sabemos... ninguém sabe nada...  Ouvimos dizer que sim, que vai haver reforço das duas equipas!
Essa mensagem tem passado.
Mas há comunicação com os pais? Há apoio no sentido de tranquilizar os miudos?

nada...

Entretanto os outros clubes, mais uma vez, não estão parados!  Estão a reforçar as suas equipas.
Nós tinhamos no Almada um jovem promissor, o Pedro Paiva,  que era excelente nas captações, ia aos clubes, observava jogos e treinos, no final abordava os pais...  Não sei o que se passou, conseguiram que o miúdo se fosse embora, magoadíssimo com alguém... não sei quem. Um dia descobrirei a história toda!
Agora está no Monte, desejo-lhe as maiores felicidades.
O Pedro paiva foi a única pessoa que conheci, até hoje, que me fez o melhor retrato do que é o meu filho como jogador.
melhor que todos os treinadores que já teve, que todos os diretores, coordenadores... melhor que todos. Disse-me exatamente quais as qualidades, quais os defeitos...  o que tem de melhorar, o que o faz ser diferente de outros... é um regalo ouvir uma pessoa falar assim do nosso filho.
É sinal de muito trabalho. Muita observação!
Na altura o Pedro estava no Corroios e queria que o meu filho fosse para lá..:

Ora bem, tínhamos este jovem no Almada, era uma grande mais-valia... nenhum clube com ambições cresce  sem uma boa captação...

Deixámos fugir. Pior, acho que o empurrámos a sair...




Depois, sei que há convites vários a miúdos da nossa equipa... que estão hesitantes, à espera de perceber o que vai acontecer no Almada...

Uns envaideceram com a integração na equipa «A» de juvenis, e já só sonham com esse grande sucesso de fazer parte de uma equipa que ambiciona ser campeã da 1ª distrital e subir ao Nacional...

Outros entristeceram, porque na verdade estavam-se nas tintas para todo o resto do grupo de 1997, queriam mesmo era integrar a equipa «A», e já perceberam que não vão encaixar...

Outros receiam que metade do grupo mais forte de 1997 fique na equipa «A», e que a equipa «B» fique muito fraca e faça uma época a levar muita porrada, muita derrota... num grupo em que ainda nem sabem sequer qual vai ser a equipa técnica...  E claro, não querem ficar num grupo fraco que vá fazer uma 2ª divisão de juvenis a perder muitos jogos...


Tudo isto podia ser diferente se houvesse alguma comunicação com os pais, mas não há! Correm muitos rumores! Mas pouco mais...

Até criámos no facebook vários grupos do Almada, mas não se aproveitam estas plataformas para passar informação.

Serve apenas como instrumento de propaganda... quando ganhamos jogos muitos elogios, somos todos muito bons... quando perdemos não se vê uma linha...     . meus amigos, a humildade é importante! Ganhar e perder faz parte!


Depois há miudos que chegam a casa com informações dadas pelo treinador, outros não sabem nada... vêem-se palestras no fim do treino com o grupo dos de 2.º ano, enquanto os outros estão no balneário... assiste-se a conversas individuais com uns jogadores, mas outros miudos nunca ouviram uma palavra do treinador... enfim...


Tinhamos em 2009 um treinador muito presente, um diretor empenhadíssimo. Depois perdemos o treinador «presente», passou a haver mais distanciamento, mas continuávamos a ter um diretor muito esforçado sempre atento a tudo... neste final de época, acabámos por perder aos poucos o diretor, o Nuno Morais, que todos adoramos começou a aperecer menos, o que é natural, por razões profissionais que conhecemos, mas também porque o filho, o Kardi, passou a praticar ténis de mesa e treina 4 vezes por semana... Naturalmente o Nuno deixou de aparecer

Neste momento os nossos filhos (1997)  treinam com o mister Nuno Vieira... mas nunca foi feita uma apresentação aos pais...  há pais que já me chegaram a dizer que não sabem o que fazer quando o filho adoece e não vai ao treino... falam com quem? O mister Ricardo deixou o grupo, o mister Nuno nunca foi apresentado a ninguém, o Nuno Morais quase nunca lá está...

Que raio de organização é esta?


E os miudos de 1997 com menos minutos. Alguém pensou neles?

É verdade que esta época teve muito sucesso, temos de dar os parabéns ao mister Ricardo que soube gerir bem o plantel em quase toda a época (menos os últimos dois jogos... acho que aí o mister  foi um desastre... era desnecessário sermos humilhados na última jornada com o penultimo lugar da 2ª distrital... eu não gostei!)  os 22 miudos do plantel de 1997 jogaram todos. Uns mais, obviamente, outros menos, mas houve um grande esforço de dar minutos a todos. Aí foi excelente.

Mas quer dizer, acabou a época, deu-se esta mistura com os juvenis... há miudos que não são convocados, ou se são não jogam...  ou se jogam, jogam pouco... Se calhar estavam a contar com o sesimbra Cup ou outro torneio qualquer... até porque vai haver o Gothia Cup, e os miudos não se preparam para esse torneio?

E os miúdos que não vão à Suécia? Esqueceram-se que há vários miudos que não vão à Suécia, o nosso plantel tem 22 miúdos, e só vão 13...? Não há mais competição para estes? Esquecemos que eles existem?


Querem mais?

Continuamos a ir para jogos sem massagistas...  Algo inaceitável num clube com as ambições do Almada.
Nem que peçam aos pais que paguem... já estamos habituados a pagar tudo... também pagávamos às miudas estagiárias que aí andaram uns meses (não sei porque acabaram por ir embora...)  desde que nos expliquem, que falem connosco!


Ou seja, há muito a corrigir. Muito mesmo!

E há um aspecto muito importante!
No ano passado dei-me ao trabalho de gastar dezenas (senão centenas) de euros em telemóvel a alertar para o mau estar de alguns pais... de miudos que queriam sair do clube. telefonemas para aqui, para ali... para este, para aquele...

Sinto que fui em parte responsável por não ter saído um único jogador do nosso grupo de 1997 e conseguimos até reforçar o grupo.

Este ano receio que o fenómeno se repita... se se cria este ambiente de alguma incerteza...
é preciso ter em conta que o C. Piedade e o Beira-Mar vão competir no Nacional e todos sabemos que ambas as equipas precisam de reforçar os seus planteis.

Também não devemos esquecer que muitos miúdos têm essa ambição, de jogar no Nacional... eu não me preocupo nada com isso, e o meu filho também não... mas sei que muitos têm essa ambição.

Vamos manter a calma e esperar novidades.

Eu continuo convencido que a direção que venceu as eleições do Almada sabe o que está a fazer e que tem um projeto credível...

Era importante é que estivessem mais atentos às ambições e aspirações dos miúdos. Pode estar a criar-se um ambiente de algum desconforto...  e o desconforto é apenas o primeiro passo para a debandada...


E se eu ouvi alguém dizer que os juvenis são a prioridade da próxima época...  para prioridade, está muito fraquinho...
É só a minha opinião!


SAUDAÇÔES
















Sem comentários:

Enviar um comentário