domingo, 23 de outubro de 2011

Almada - 1 V. Setúbal «B» - 0 23 out2011 Análise

Jogo em casa, com casa cheia, muita gente a ver!
Almada de Amarelo, Setúbal com as tradicionais verde e brancas.
Começa logo com aquilo que prenuncia uma arbitragem dirigida por alguém absolutamente descabido de senso... e viria a comprovar-se! Manda trocar a camisola do Carmelo, porque era azul clara, talvez porque a do guarda-redes do Setúbal era azul vivo... só um idiota atrasaria o início do jogo por coisa assim... Mas adiante... mais à frente dedicaremos um capítulo só ao desastre de arbitragem que se viu hoje. De zero a vinte, arbitragem para um 3 ou 4... ou seja, um aluno que chumbaria e seria proibido de voltar a tentar... Miserável!

As equipas diferem nas idades, a equipa do Almada é uma equipa «A», todos os miudos nascidos em 1997, a equipa do Setúbal é uma equipa «B», todos os miudos nascidos em 1998.
Esta diferença de idades na maioria dos casos faz a diferença... no caso de hoje não fez. O Setúbal tem pelo menos 3 jogadores que, fisicamente, não ficam nada a dever aos nossos, mais velhos, e em termos de jogo jogado, os do Setúbal mostraram grandes capacidades. Quer na intensidade de jogo, quer nas marcações defensivas, quer tacticamente, no meio campo mais povoado, mostraram superioridade ao Almada em alguns aspetos. Mais tarde vieram dizer-me que o Setúbal tem 3 jogadores já apalavrados para ingressarem no Sporting. Não sei se será verdade... mas na verdade alguns jogadores acima da média.

No entanto, se houve equipa que criou mais oportunidades, que foi mais ofensiva, que teve mais domínio de bola, foi o Almada. Agora... de forma muito atabalhoada! Voltámos a fazer um jogo muito fraco! Jogadas daquelas que gostamos de ver, bola ao primeiro toque, a chegar às alas, com centros para a área... vi talvez umas 3 situações... é pouco... Tudo o resto foi muito tosco, um futebol fraco.


RAZÕES:

Estariam os miudos muito nervosos? Sinceramente não vejo porquê. Jogar contra uma equipa «B»? Para quê tanta ansiedade?
O Vento muito forte prejudicou? Acho que sim... prejudicou os passes longos, e algum domínio de bola. Mas não justifica tudo.
Plantel mais fraco? É verdade, podia estar mais forte, se têm jogado o Gonçalo e o Torres, obviamente a equipa estaria mais forte, mas não justifica jogo tão atabalhoado...
Sintético pequeno? É verdade, digo-o há várias semanas... os nossos jogos em casa vão ser sempre muito difíceis. Temos uma equipa que tem como trunfos a velocidade do meio campo para a frente... em campos pequenos não temos espaço para a corrida... perdemos o nosso maior trunfo!
Agora que o relvado lá em cima parece estar a ficar muito satisfatório, será que a direcção do clube vai ponderar a possibilidade de se fazerem alguns jogos no relvado?
É tudo uma questão de saber o que querem.
Querem mesmo que algumas equipas tenham sucesso em termos de resultados, ou isso pouco importa e só interessa que os seniores e juniores tenham a relva poupadinha?

Os dirigentes é que sabem!
Se a decisão for a que se conhece, que até aos juvenis se vai jogar sempre no sintético, não tenho dúvidas... alguns jogos vamos ter muita dificuldade em fazer pontos em casa...
Ficar a alguns pontos de subir de divisão por causa de uma decisão errada... seria triste... mas a ver vamos! Quem decide assumirá a responsabilidade das suas decisões.
O tempo o dirá...
De uma coisa já não tenho dúvidas. Basta ver os resultados dos jogos que fizemos em casa.  ´Temos grandes dificuldades em fazer golos neste sintético...




Em relação ao 11 que costuma jogar, algumas alterações: O Mário jogou no lugar do Gonçalo, médio ofensivo, o Diogo Liladar no lugar do Mário, médio defensivo, e Dioguinho no lugar do Torres, à direita. Tudo o resto foi o normal. Só que fez muita diferença, eu também acho que o Mário pode ser muito útil a médio ofensivo contra algumas equipas, mas no caso de hoje não resultou, porque as bolas na verdade não chegavam à frente, ou quando chegavam era em muito más condições... o nosso meio campo ficou muito mais frágil, acabámos por não ganhar nada com aquela alteração táctica.
O mister topou a falha e ao intervalo tirou o Diogo Liladar e meteu o Mário a trinco, colocando o André Horta a ofensivo.
A equipa ganhou mais o meio-campo, mesmo assim as coisas não saíam muito bem...

Contra equipas como esta, do Setúbal, que jogam com muita intensidade, em cima dos nossos jogadores, a bola tem de ser passada ao primeiro toque... ninguém o fazia. Sempre uma fintinha primeiro... sempre um toque para o lado... e, claro, os do Setúbal a anularem todas as nossas tentativas de construir jogo!

Azar dos azares... podia ser um dia infeliz para um ou dois jogadores... mas não... foi um dia infeliz talvez para 90% dos jogadores... não ganhávamos uma bola... éramos comidos na antecipação... fomos lentos a tomar decisoes... passes denunciados...  felizmente, a equipa do Setúbal era muito forte defensivamente (os nºs 3 e 5 eram muito fortes. Raras vezes ganhámos no 1 para 1... muito raro) mas ofensivamente nem por isso...

E a verdade é que o Setúbal praticamente não criou oportunidades de golo. Uma ou duias jogadas na 1ª parte... e depois 2 ou 3 cantos (inventados pelo miserável do árbitro...)


Hoje foi daqueles casos em que podemos dizer que a nossa exibição foi fraquérrima...  fomos superiores ao adversário, mas construímos muito pouco! Para aquilo que sei que esta equipa é capaz... foi um jogo muito fraco...




EQUIPA

Ruben
Dioguinho
Rafa
Santana
Daniel Carvalho
Diogo Liladar
Leo
Mário
Varandas
Iuri
Tiago Lopes

SUPLENTES

Carmelo
Didi
André Horta
Ricardo
André
Filipe
Garcia

AUSENTES

Torres (não inscrito)
Virginaldo (não inscrito)
Pedro Carreiras (não inscrito)
Gonçalo (castigo)

NÃO CONVOCADOS


André Figueiredo
Kardi


SUBSTITUIÇÕES

Ao intervalo:
saiu Diogo entrou André Horta
saiu Ruben, entrou Carmelo
Mais tarde, saiu Dioguinho, entrou Didi
Saiu Iuri, entrou Ricardo
saiu Tiago Lopes, entrou André
saiu Varandas, entrou Filipe

DISCIPLINA

Numa arbitragem miserável, que quem merecia ser expulso era todo o trio, tantos os erros cometidos, foram aplicados 3 amarelos aos nossos jogadores, 2 deles incompreensíveis.

Amarelo ao Rafa, porque se meteu à frente do Guarda-redes (mas vejam o vídeo... ridículo)
Amarelo ao Leo - Saiu da barreira antes de tempo, segundo o senhor (Ridículo, vejam o vídeo)
Amarelo ao Didi - este o único que merecia, por agarrar adversário que fugia, se bem que o Setúbal fez bolas bem mais graves e o senhor fingiu que não viu...


GOLOS

Golo de Tiago Lopes num livre marcado de forma magistral, ao Ângulo.  Ainda na 1ª parte




O Tiago tem mostrado que tem aptidão para aquele tipo de bolas paradas, quando encosta à esquerda. Num jogo atirou à barra, contra o Benfica ia entrando, não fosse um defesa ir lá buscá-la... e hoje meteu no ângulo!
Apesar de não se ver nos nossos treinos frequência de exercícios de bolas paradas (é coisa rara) , nem cantos, nem livres, nem remates de fora da área, nem penaltis  (coisa que me parece é essencial...) pelo menos já vimos que o Tiago Lopes marca bem nas bolas descaídas à esquerda!



DEFICIÊNCIAS TÁTICAS

Mais uma vez... e hoje foi por demais evidente, o meio campo do Almada estava sempre em inferioridade em relação ao Setúbal. E porquê? Simples: Os extremos encostam às linhas e não recuam quando a bola está na posse do adversário. Quando há o pontapé de baliza para o circulo central, quem é que está lá? Os 3 médios do Almada ... (os extremos continuam escondidos colados à linha)  a disputarem a bola contra 5 jogadores adversários.

Percebe-se que o Almada ataque em 4 x 3 x 3, mas defender em 4 x 3 x 3 é um desastre. Os extremos têm de recuar ao meio-campo, sair da linha e marcar jogadores adversários. A defender deve ser 4 x 5 x 1...   A defender desta forma, vai ser sempre difícil.

Ainda por cima hoje num dia especialmente desastrado para os 3 médios (Mário menos mal na intensidade, mas a falhar muitos passes)  o Diogo a não conseguir dominar a bola, o Leo a insistir na fintinha contra 2 e 3 adversários... a perder a bola em 80% das situações...

O corredor direito voltou hoje a ser a auto-estrada de entrada do jogo adversário!  O Iuri não recua a defender, o Dioguinho quase sempre a marcar 2 adversários.. (depois o Didi.. com a mesma dificuldade) ...

Centrais continuam a assustar na pausa que fazem quando têm a bola nos pés...  Demasiado lentos, os passes são muito denunciados, a criarem situação de arrepio quando a bola devia sair para a frente com convicção. Os médios têm de aproximar para receber a bola... os extremos vir mais atrás paras dar opções de passe...



DESTAQUES

Mais uma vez hoje não vi jogadores que se destacassem. Jogo foi globalmente fraco, e com vários jogadores muito abaixo do nível a que estamos habituados.
Talvez o Tiago Lopes tenha sido o único jogador... com a execução magistral do livre, e com dois remates perigosos na 1ª parte...  e gostei da intensidade do Horta quando entrou, embora depois tenha sido pouco esclarecido com a bola nos pés...



ARBITRAGEM


Ainda vou procurar no site da Associação os nomes destes 3 senhores!
Acho que estes senhores merecem ser denunciados. Tão incompetentes que foram! Lançamentos marcados ao contrário, faltas ao contrário, tudo ao contrário... foi demasiado escandalosa esta arbitragem... Claramente com intuito de beneficiar uma equipa e prejudicar outra. NA 1ª parte ainda foi errando para os dois lados...  mais contra o Almada... mas lá ia dividindo os erros... na 2ª parte foi um escandalo! OS do Setúbal puxavam camisolas e atiravam-se para o chão e o árbitro vinha ameaçar os nossos miudos.

Há uma bola na 2ª parte em que o mário vem atrás recuperar uma bola na área, o avançado deles puxa-lhe a camisola descaradamente... o homem deixa seguir, o Mário ainda recupera e ganha posição, o miudo toca na bola, atira-se para o chão e deixa a bola sair na linha de fundo... e o senhor marca canto para o Setúbal??? Mas que raio???

Os cartões amarelos ao Leo e ao Rafa são uma vergonha. Aconselho vivamente a verem o vídeo!
Uma vergonha... só por isto aqueles árbitros mereciam ser castigados. Se alguém da Associação de Setúbal vir este blog... por favor... vejam tamanha incompetência!



É verdade que os miudos do Setúbal tinham a manha toda... sempre a simularem faltas (coisa que os nossos não sabem fazer... eu prefiro assim... mas com árbitros tótós como estes, faz impressão... estes senhores nem para apitar um jogo de matraquilhos... inteligência, nenhuma...)


Vejam o vídeo, mostrarei a sequência de erros destes senhores.
Depois, são daqueles arrogantes que querem ser o centro das atenções. Neste jogo, apesar de algumas manhas, não se viu jogo violento, a maior parte das vezes, quando existia alguma virilidade, era de parte a parte... a maior parte das situações devia deixar seguir...  Mas não, marcava só quando era o jogador do Almada...

Depois não marcava faltas, deixava seguir... e quiando o Setúbal perdia a bola então  já marcava... que raio?

Já não me lembrava de uma arbitragem tão má! Mas má para o árbitro, para os fiscais de linha... tudo mau!


COLETA DE FUNDOS

A avó Dina andou com um garrafão a convidar os visitantes a dar o que pudessem para o sorteio de uma bola Adidas.
A coleta resultou numa receita de 48,5 euros! Nada mal... A bola custou 12... dá 36 euros de receita!


MISTER CHABY

O Mister Chaby, treinador da selecção de Setúbal, SUB14, que conseguiu o 5.º lugar no Torneio Lopes da Silva de Junho de 2011, o melhor lugar de sempre desta equipa, esteve a ver o nosso jogo.

Não tive oportunidade de falar com ele, mas sei que os miudos da  selecção foram cumprimentá-lo!
Felicidades ao mister, e muita saúde (já está recuperado de um problema que teve no Verão)



CLASSIFICAÇÂO

Com esta segunda vitória, e dado o facto de terem desistido duas equipas neste campeonato, o que leva a que muitas equipas fiquem paradas todos os fins de semana, passámos para a liderança da classificação como a única equipa com 2 vitórias. Ainda faltam saber os resultados desta jornada, mas para já a liderança já é nossa!

Prá semana recebemos o Vasco da Gama, vamos ver como corre. 3 vitórias à terceira jornada era excelente!


CASTIGOS

Apesar de existir um jogador castigado, por comportamentos inaceitáveis em treinos e no jogo da semana passada, e que vai ficar sem jogar por algum tempo... mesmo assim, e quando a equipa vence um jogo difícil, mesmo assim vêem-se  amuos no final do jogo... É incrível...
A tarefa do mister Ricardo não é fácil.
Mas não me parece que tenha outra saída que não castigar todos os meninos mimados desta equipa... Felizmente temos um plantel grande, 25 miudos...

Um faz birrinha no final por não ter jogado, outro faz birrinha porque saiu... enfim! Continuo a insistir na mesma tecla: temos um excelente plantel, mas não temos equipa!  Enquanto não houver espírito de grupo... não vamos a lado nenhum! Enquanto houver jogadores sem um pingo de humildade, que não respeitam os colegas... a coisa vai continuar a ser difícil.

Volto a lembrar: Um miudo que amua porque sai 10 minutos antes do fim não tem um mínimo de respeito pelos outros 5 colegas de equipa que vão jogar apenas 10 minutos, 3 minutos... 1 minuto...
E sem respeito pelos colegas, não há equipa!


Querem um exemplo?

Vi o final do jogo da equipa «B» de Iniciados, contra o Piedade.
Há um menino do Piedade que conheço bem desde que nasceu, o Vasco, que é um excelente jogador, ficou no banco o jogo todo... a semana passada a mesma coisa... no banco o jogo todo!
Vocês vão ver, quando colocar as fotos do jogo, o Vasco está felicíssimo dentro de campo, a comemorar com os colegas a vitória por 3-2 contra o Almada... não jogou um minuto, mas está solidário com o grupo! Está genuinamente feliz. Porque ele sente que faz parte da equipa, e a equipa ganhou, ele está feliz!
Se fosse um menino mimado... se não tivesse a humildade de compreender que se calhar a equipa tem jogadores mais fortes que ele... e que naquele jogo o mister não quis arriscar...
Se calhar também amuava no fim do jogo! Mas não. O Vasco estava genuinamente feliz...

No Almada, ganhámos o jogo... e temos miúdos amuados no fim...
Assim não é fácil...

Metam na cabeça! Vocês não são estrelas nenhumas. São apenas bons jogadores. Enquanto não perceberem isso... viverão numa ilusão que só vos faz perderem energias em ações negativas... as pessoas vêem... hoje havia muita gente a ver aquele jogo! E as pessoas percebem essas atitudes... é mau para vocês, é mau para a equipa... 

Se alguma dúvida existisse... uma equipa que só ganha 1-0 a uma equipa «B», com miudos que só há 1 mês começaram a treinar Futebol 11, que têm menos 1 ano que vocês... vão desculpar-me a frontalidade... somos uma equipa banal!  Seremos sempre uma equipa banal enquanto tivermos vários jogadores que só querem dar nas vistas, que querem fazer tudo sozinhos! Que ficam chateados porque não marcaram golos... 

Se um dia o mister conseguir fazer deste grupo uma equipa... tenho a certeza que todos vão dar nas vistas... vão surgir excelentes resultados... vão aparecer olheiros a querer ver esta equipa sensação!
Enquanto funcionarmos assim...
Somos uma equipa banal... Uma equipa que ganha jogos de forma sofrida... porque tem um bom plantel! Mas não é uma equipa!






V.SETÚBAL EM PESO

Contaramn-me que estiveram a ver este jogo vários dirigentes do V. Setúbal, elementos da direcção, julgo que mesmo um presidente ou vice-presidente, responsável pela formação e muitos mais...  Fiquei a pensar: Será que este trio de arbitragem sentiu-se pressionado a ajudar o Setúbal com a presença de tão importantes pessoas no nosso campo? Se assim foi ainda mostra mais a sua fraqueza e incapacidade para apitar jogos de miudos!

Contaram-me, também, alguns pais, que conversaram com pais de miudos do Setúbal, que aquela equipa tem miudos de vários concelhos do distrito. Aquela não é uma equipa de meninos de Setúbal, como a nossa é uma equipa de miudos de Almada e do Seixal (concelho vizinho). Aquela é uma pequena selecção do distrito de  Setúbal. Falaram-me que tem miudos que vieram do Benfica, e outros foram escolhidos de outros clubes. Isso explicaria o nível. Apesar de ser uma equipa «B», tem ali miudos muito bons!









Sem comentários:

Enviar um comentário