domingo, 9 de outubro de 2011

Pinhalnovense - 2 Almada - 0

O pior jogo que já vi desta equipa. E ainda bem que acontece nas vésperas de começar o campeonato, porque assim fica claro para todos os que ainda tinham ilusões.
Eu repito aquilo que já disse várias vezes. Temos um dos melhores planteis do distrito, mas não temos equipa...

E quando não se tem equipa, qualquer adversário que troque bem a bola ganha-nos com toda a facilidade.
Este Pinhalnovense é uma equipa normal, não vi ali nenhuma estrela de futebol, não vi nenhum jogador fora-de-série, mas vi um grupo muito unido, a trocar bem a bola, a jogar muito apoiado, a posicionar-se muito bem no terreno.
Quanto ao Almada... um desastre em todos os setores.
Um desastre completo...  parecia que tinhamos duas equipas, uma a defender, outra a atacar... em vários momentos poderão ver nas fotos que fiz... temos 5 avançados.... 5 jogadores colados aos defesas deles....   e depois temos outros 5 defesas atrás... não havia meio-campo!

A bola caía no meio campo e apareciam 3 ou 4 jogadores de laranja... a jogarem na maior das facilidades!

Um desastre completo.

Sem meio-campo, uma defesa desisnspirada, mal posicionada (o Rafa e o Santana várias vezes encostados um ao outro.... porque não falam entre eles???)  médios ofensivos e avançados pouco esclarecidos, muito trapalhões, a falharem golos de baliza aberta... a jogarem em cima uns dos outros... a não ajudarem a recuperar a bola atrás....
Um desastre!
A primeira parte então.. até meteu dó ver aquilo...
Nunca tinha visto esta equipa jogar tão mal!

Lamentavelmente, tenho de concluir que se prova em campo o que se passa nos treinos.... quando cada jogador quer fazer tudo sozinho, quando há rivalidades entre miudos... quando há birras, quando há vedetismos... tudo isso é um obstáculo: NÂO HÁ EQUIPA!

E depois em campo isso torna-se demais evidente!
Como o plantel é forte, muitas vezes a equipa vai ter bons resultados fruto de inspiração individual de um ou outro jogador... mas não se vê futebol de jeito!


EM CONCLUSãO

Pareceu-me que este jogo desastroso teve 3 razões fundamentais:

1.º Ainda não temos equipa. E há vários miudos que fazem o que querem em campo, não sabem posicionar-se, os laterais não fecham ao meio, os médios ofensivos não recuam a ajudar o meio-campo, comportam-se como avançados, lá à frente em cima do Tiago Lopes,  quando um jogador está em apuros não se vê espírito de grupo, vir ajudar o colega... ficam a olhar, como quem diz «desenrasca-te lá que eu fico à espera»... e a jogar assim, não se vai longe!

2.º Habituados a jogar num sintético pequeno, não têm um único dia da semana em que joguem em campo inteiro, habituam-se a jogar em espaços pequenos. Hoje foi muito claro que não souberam tirar proveito do espaço...  Este sintético foi um excelente avanço na qualidade de treino, mas vai trazer-nos problemas graves em termos de desempenho. Vai ser difícil ganhar em casa...  não há espaço, e vai ser difícil ganhar fora de casa...porque se habituam a jogar sem espaço...

3.º A arbitragem foi miserável. O senhor que apitou esteve ali claramente a ajudar a equipa da casa a ganhar o jogo... ao menor toque dos jogadores do Almada era falta... os do Pinhal Novo, empurravam, puxavam camisolas, rasteiravam por trás... e o senhor deixava seguir!
Todas as bolas duvidosas... eram sempre falta nossa!
Depois admirava-se que os miudos se exaltavam e atiravam bocas... óbvio! Com uma arbitragem daquelas, descaradamente a ajudar os da casa. esperava o quê??? Há coisas que não percebo... como é que há pessoas que se prestam  a isto... as jogadas de ataque do Pinhal Novo o senhor corria desmidadamente para estar em cima da jogada e ver tudo bem... os ataques do Almada o senhor nem saía do circulo de meio campo... e só aguardava que o fiscal de linha marcasse foras de jogo e faltas atacantes... uma vergonha mesmo!

Gostava de saber o nome deste árbitro... merece ser enxovalhado publicamente. Como consegue estragar um jogo de brincadeira...

Quase no final do jogo... o Pinhalnovense troca uns 6 miudos... sai um de cada vez... devagaríssimo... o jogo esteve parado perto de 4 minutos para as substituições... e o senhor, impávido e sereno... devia estar a torcer para que fosse ainda mais devagar para ajudar a equipa...

Todos os livres a favor do Almada ia empurrar a bola para bem longe... quando eram a favor do Pinhalnovense já nem se lembrava de ver se era no sítio ou não. Descarado... Sem uma ponta de vergonha!

Vários jogadores do Almada estavam de cabeça perdida tal foi o descaramento da arbitragem... e o senhor andava de volta dos miudos, com conversinhas... que queria ele? Que o respeitassem? E respeitar porquê, se ele não teve o mínimo de respeito pelo esforço dos miudos?
Há pessoas sem o mínimo do sentido de responsabilidade do que fazem...


Há uma bola (e essa tenho fotografada) em que o  Santana ganha na área e dirige-se para a baliza... há um do Pinhal Novo a agarrar-lhe o braço... e o árbitro não diz nada... nem o fiscal de linha...  Eu já nem consigo lembrar-me, mas foram tantas e tantas as jogadas de faltas sobre o Almada que o senhor não marcou nada...
Foi miserável... pouco me importa o resultado, perder ou ganhar interessa pouco... Agora aquele senhor conseguiu deixar toda a nossa equipa num estado de nervos com tantos e tantos erros...
Até os pais dos miudos do Pinhalnovense, ao meu lado, se riam do que viam...

Mas enfim!


EQUIPA

Carmelo
Torres
Rafa
Santana
Diogo (esquerda)
Mário
Leo
André Horta
Varandas (à direita)
Tiago Lopes
Daniel Carvalho (à esquerda)

(confesso que tb não percebo algumas opções... se o Daniel é um excelente defesa esquerdo, porque se mete o miudo a extremo? Se era um teste... claramente não resultou!)


SUPLENTES

Ruben
Gonçalo
Diogo
Didi
Ricardo
Garcia
Filipe

LESIONADOS

Iuri
André Figueiredo


NÃO CONVOCADOS


Kardi
André
Virginaldo
Pedro Carreiras


NÂO OBSTANTE

A vantagem deste grupo é que, por ter um conjunto de jogadores com elevada qualidade técnica individual, mesmo jogando pessimamente mal, como foi o caso de hoje, mesmo assim consegue criar bastantes ocasiões de golo.

Hoje, no Pinhal Novo, diria que falhámos talvez umas 9 ou 10 situações de golo... Algumas por azar, outras por individualismo, outras por intereferência do árbitro, outras por mérito do guarda-redes adversário... A verdade é que foram demasiadas as situações em que a bola esteve ali a 2 ou 3 metros da linha de golo e não fomos capazes de meter a bola lá dentro...

Há dias assim... em que as bolas não entram!
Se calhar, se o árbitro não tem anulado dois golos limpos, se o árbitro tem marcado dois penaltis obvios a nosso favor (uma sobre o Santana, puxão do braço, outra sobre o Gonçalo)  que ignorou... se calhar nem tinhamos reparado que jogámos tão mal!

Agora quando se joga mal, quando se defende mal e se deixa marcar dois golos, e ainda por cima se falha inumeras bolas flagrantes... quando ainda por cima o árbitroi interfere negativamente... tudo junto são demasiadas coisas negativas....

A verdade é que o Pinhalnovense criou umas 3 ou 4 oportunidades de golo, e marcou 2... uma taxa de sucesso muito grande, que denota falhas defensivas muito graves!





DESTAQUES


  • Os dois guarda-redes do PinhalNovense foram brilhantes... ambos defenderam bolas indefensáveis...

  • O Pinhalnovense, enquanto equipa, merece os parabéns. Foram um grupo coeso, a jogar apoiado, bola nos pés, gostei de ver. Confesso que tive alguma inveja.  Porque a nossa equipa não soube, do 1.º ao último minuto, fazer metade do que fez aquela equipa.

  • Acho que este jogo é um alerta sério para o mister!
    Já ninguém tem dúvidas de que temos um conjunto de jogadores muito forte!
Mas não há ali equipa...  é preciso um líder no grupo que  torne aquele conjunto de miudos num grupo coeso. E estamos muito longe disso...
A jogar como jogámos hoje... não tenho dúvidas... vamos fazer uma época igual à do ano passado... para ficar a meio da tabela...  E se assim for, é pena...  quem dera muitos treinadores terem um conjunto de jogadores como este que temos...



  • Individualmente, não consigo encontrar muitos jogadores a destacar. Apenas o Diogo, que entrou na segunda parte, fez um excelente jogo, muito esclarecido a meter as bolas no espaço vazio, excelente taticamente, conseguiu segurar o meio campo, o que nunca aconteceu na 1ª parte...

    Merece destaque o belo sintético do Pinhalnovense. Já joguei naquele sintético há uns 6 ou 7 anos... e olho para aquele piso e parece novinho a estrear! A manutenção deve ser excelente!
    Disseram-me que já não é o mesmo. Este sintético é novo!
    Não esquecer que este clube tem uma equipa senior no Nacional da 2ª divisão...




    ALGUNS ASPETOS A CORRIGIR

    Na min ha modesta opinião, há alguns aspetos táticos da equipa a corrigir:

    1.º Os centrais. Tem de estar bem claro quem é o central de marcação, e quem é o central que faz as dobras. É inadmissível que em algumas jogadas vão os dois à mesma bola... às vezes estão os dois demasiado afastados... Não pode ser.! Cada um tem de saber exatamente o que tem de fazer!
    O 2.º golo deles é um erro gravíssimo.
    Vão 3 jogadores atrás do mesmo jogador e deixam um sozinho a entrar na área ... Falha tática muito grave!

    Os extremos e laterais têm de fechar ao meio quando a bola está nos pés do adversário!
    Encostam-se na linha à espera da bola... e o meio campo estava despovoado, onde a equipa adversária tinha sempre vantagem com 4 ou 5 jogadores em cima de nós e apenas o Leo e o Mário a ajudarem a defender... assim não dá!

    Alertaram-me que, depois de ler esta prosa, ficaram com a ideia de que eu atribuía a responsabilidade desta fraca pré-época ao mister. Se é isso que transparece, tenho que esclarecer e faço questão de reforçar o meu ponto de vista.
    O Mister Ricardo é um excelente treinador mas tem tido muitos obstáculos no desempenho do seu trabalho:: 1.º, esteve quase um mês a treinar sozinho... algo lamentável, principalmente quando vemos todos os outros grupos com 2 e 3 treinadores... o nosso grupo teve o mister Ricardo sozinho, praticamente um mês inteiro. Finalmente, há 1 semana que já tem um adjunto. Como é fácil de perceber, um treinador sozinho a orientar treinos com 25 e 30 miudos, não é fácil.
    Depois, as dificuldades do grupo, os amuos, as birrinhas de alguns miudos... tudo isso não é fácil de gerir! Em vez de se dedicar àquilo que era verdadeiramente importante, que era o treino tático, pormenores de jogo de equipa, tem andado a gerir as «cabecinhas» dos miudos... 
    Assim, reforço, continuo a considerar o trabalho do mister Ricardo muito bom, agora não podemos esquecer que tem tido muitos problemas para resolver! Ou seja, tem estado desfocado daquilo que é prioritário. Quando isto acontece... perdemos muito. É preciso resolver o balneário para se desenvolver o jogo em campo.


Sem comentários:

Enviar um comentário