domingo, 9 de outubro de 2011

Balanço da pré-época

Partimos para esta época com muitas expetativas.
Se calhar demasiado altas.
Eu explico.

Esta equipa base dos Iniciados «A» da época 2011/12 fez um final de época brilhante. Os miudos de 1997 começaram por jogar divididos, uns iam à equipa «A», outros à «B»... muitas lesões.... uma época muito irregular na primeira volta.

Depois, o Almada toma a decisão de dividir os miudos. Os «A» passaram a jogar apenas com miudos de 1996, os «B» só com os miudos de 1997. (tirando um ou outro miudo que ia aos jogos da equipa «A»)
Desde que a equipa se reencontra... todos os de 1997, começam a fazer jogos muito bons. Este grupo pega na equipa «B», quase em último lugar na 3ª divisão  e não perde um único jogo. Empata com os 3 primeiros lugares do grupo, Vinhense, Leão Altivo e Vale Milhaços e ganha a todas as outras equipas.

O grupo termina a época com a auto-estima muito elevada!
Depois, outro fator dá muita motivação ao grupo, 5 miudos da equipa vão à seleção de Setúbal, ao 3.º treino ficam 4, lá para o 6.º ou 7.º ficam 3... que vão até ao fim, e são titulares da selecção!
Dá outra força ao grupo, e uma auto-confiança importante.

Vários miudos são convidados para vários clubes que jogam no Nacional... passam-se ali momentos de alguma ansiedade, alguns dos miudos estavam mesmo com vontade de subir um patamar na competitividade, jogar num campeonato nacional é outra coisa... mas o grupo une-se e acabam por ficar todos!

Esta foi a 1º vitória do grupo! Ninguém saiu! E posso dizer-vos que foram muitos os clubes a convidar os nossos miudos... dou aqui alguns exemplos: Corroios, Belenenses, V. Setúbal, Fabril, Barreirense... e um dos miudos chegou a fazer vários treinos no Sporting.

Bem, chegou o verão... continuaram os multiplos contactos... e quando a tendencia era para saírem alguns miudos, começamos a sentir o fenómeno contrário. Miudos de outros clubes a mostrarem vontade de ingressar no Almada.

É neste contexto que entram no grupo o Tiago Lopes, o Miguel Torres, o Daniel Carvalho, o Carmelo, o Ruben e o Dioguinho.
São excelentes reforços! Se já tinhamos um grupo muito interessante, com estas entradas o grupo fica reforçadíssimo!

Mais tarde entram também o André, o Ricardo e o Diogo.
Bons reforços para o plantel!
Ficamos com 25 miudos!

Só que, e este é o segredo do futebol, o facto de termos muitos bons jogadores não é sinónimo automático de que temos uma grande equipa...

E eis que começam os treinos e começamos a assistir a alguns fenómenos, que não são novos no grupo, mas que se acentuaram em relação ao ano passado. Miudos que amuam, miudos que tentam dar cacetada a próprios colegas de equipa,  rivalidades, discussões, amuos...

O fenómeno tem sido atenuado esporadicamente, os misters terão tido conversas sérias com os miudos, com os pais, e esporadicamente a coisa passa... e de vez em quando volta...

Este fenómeno não ajuda a construir uma equipa. Os jogos são o reflexo dos treinos... e se há miudos que não respeitam os colegas... se há rivalidades... isso vê-se em jogo... FALTA O JOGO DE EQUIPA!

O jogo de hoje foi uma prova disso!
Não se viu uma jogada com pés e cabeça! Todo o grupo foi péssimo...
Também acontece... há dias assim... em que os golos não acontecem... em quje os passes saem todos mal...


BALANÇO DOS JOGOS DE PRÉ-ÉPOCA

Almada  Barreirense «B» 0-0  11.09.11

Almada  Quinta do Conde 0-0 11-09-11

Oeiras «B» Almada 2-3 17-09-11

Juvenis Almada  Almada 6-2 21-09-11

Almada  Benfica «B» 0-3 24-09-11

Almada  Charneca  7-0 29-09-2011

Almada C. Piedade 2-2  02-10-2011 


Pinhalnovense
Almada 2-0 09-10-2011


Almada   Fabril                      5-3 05-10-2011



JOGOS-TREINO

JOGOS     VITÓRIAS       EMPATES     DERROTAS        GOLOS MARC.       GOLOS SOFRIDOS

  9                         3                              3                      3                                 19                              18



Não é uma pré-época brilhante, mas permite-nos tirar algumas conclusões:

Das 3 derrotas, 2 respeitam a equipas com obrigação de serem muito superiores, e em ambos os casos chegámos ao intervalo a perder por 1-0, mas a mostrar mais futebol, mais possibilidades de golo: refiro-me aos jogos com Benfica e com juvenis

A terceira derrota é o jogo de hoje, um jogo miserável! Eu diria que se jogarmos 10 vezes contra este Pinhalnovense, ganhamos 8 vezes e perdemos 2... o jogo de hoje tinha que ser para perder! Não só pela forma como jogámos, como o árbitro jamais permitiria que ganhássemos... aquilo estava feito!


Os restantes 3 empates são jogos em que o domínio, a posse de bola , o nº de oportunidades criadas é avassalador a favor do Almada. Alguém acha que o Quinta do Conde podia ter ganho o jogo? Alguém acha que o Piedade foi melhor que o Almada?

As 3 vitórias, contra o Fabril (um jogo em que fomos claramente mais fortes, mas também não foi dos nossos melhores jogos) contra o Oeiras (também não foi um grande jogo) e contra o Charneca (este sim, um jogo em que, na 2ª parte se fez muito bom futebol...)  foram 3 vitórias sem contestação.


Mesmo assim, dos 9 jogos, aquilo que gostei mais de ver foi:

Todo o jogo contra o Quinta do Conde: Foi avassalador, dominámos, colocámos muita pressão, tivemos dificuldade em gerir o espaço pequeno do sintético, mas fomos fortíssimos.

A 1ª parte contra o Benfica foi bonito de se ver! Criámos umas 3 ou 4 bolas de golo...  Não entrou por azar... na 2ª parte foi necessário rodar toda a equipa e já não fomos tão fortes, mas digo com toda a certeza que na 1ª parte se havia equipa que merecia estar a ganhar não era o Benfica, era o Almada!


EXPETATIVAS


Agora que temos a pré-época terminada, para a semana que vem começamos o campeonato,  e depois de tudo o que tenho visto, não coloco as expetativas muito altas.

Coninuo a achar que temos um plantel muito bom, ao nível de algumas equipas que estão no Nacional, como o V. Setúbal, o Barreirense ou o Corroios...  Mas como não me canso de repetir... o futebol não é um desporto individual, não é ginástica desportiva em que há um juri e diz: «10 pontos para aquele atleta, nos movimentos artísticos, na capacidade atlética, nisto e naquilo...»

No futebol não interessa para nada se há 3 ou 4 artistas em campo, que fazem fintas muito bonitas, que levam a bola para a frente, levam a bola para trás.... No futebol o objetivo máximo é fazer golo, e só se consegue fazer golo se houve espírito de equipa, se a bola circular de jogador em jogador até que um bem posicionado mete a bola na baliza!

Se há jogadores que nem dormem porque querem fazer golos ... e metem a cabeça no chão e não vêem mais nada.. na ânsia do golo...    se este estilo de jogo perdurar, confesso... não acredito que esta equipa fique acima de um 5.º ou 6.º lugar da tabela...

Vai perder com Pinhalnovense outra vez, vai perder com mo Trafaria, vai perder com o Sesimbra, vai perder com paio Pires... vai perder muitos jogos!

Se ninguém meter na cabeça dos miudos que futebol é desporto coletivo! ... a tendência é para cada vez pior... o individualismo é como uma epidemia... vai passando de pessoa para pessoa... e dentro em breve estão todos contaminados!

A ver vamos!
Eu sou um otimista e acredito sempre que as coisas vão melhorar...  só que já passou quase um mês e meio desde que começou a época.... e não vejo grande evolução...

Sem comentários:

Enviar um comentário