Adivinhava-se um jogo fácil, observando o histórico do nosso adversário.
E foi, na realidade, um jogo muito fácil.
A equipa de Sines apresentou-se com meninos pequenos (pareceu-nos que teria grande maioria miudos de 1.º ano. nascidos em 1998)
Perante este cenário, havia a grande dúvida: «Os nossos miúdos vão jogar bem, trocando a bola nos pés, e se o fizerem ganharão por muitos, ou vão andar todos na ganância a quererem marcar golos individualmente? e assim o jogo resultar muito mau...»
Bem, na verdade não se pode dizer que foi uma,. ou outra coisa. Digamos que foi misto!
Na 1ª parte gostei muito de ver a equipa trocar a bola, apesar de muitos golos falhados, viram-se boas jogadas, a bola trocou de pé para pé, viu-se futebol bonito. Muitos centros para a área saíram mal, ou com muita força, ou muito para cima do guarda-redes, os avançados também não estiveram especialmente felizes, a bola rondou muitas vezes a baliza da equipa amarela e e preta mas teimou em não entrar... Algumas falhas clamorosas.
Em jogos destes, com equipas fracas, pouco importa se se marca 12 e se falha 20 oportunidades... ou se se marca 18 golos e se falha 6 oportunidades... na verdade, o desequilíbrio é tão grande que pouco importa.
Mas imaginem num jogo contra um Sesimbra, ou um Pinhalnovense, em que eles fazem um contra-ataque e marcam-nos logo 1 golo, e nós falhámos 10 oportunidades?
Ah pois é... perdemos os 3 pontos!
Parece-me muito claro que é preciso treinar-se com mais afinco a finalização... há ali na área muito pouco esclarecimento.
Depois, na 2ª parte, a equipa adversária mais desgastada, e a nossa a trocar menos a bola, mas a conseguir mais golos graças ao individualismo de vários jogadores.
Foram tantas e tantas as bolas em que se via o Tiago Lopes sozinho no sitio do penalti, e os colegas vinham, da esquerda, e da direita... mas passar a bola, jamais... tentar o golo! Alguns entraram, mas falharam-se... eu arriscaria dizer mais de 15 bolas imperdíveis...
O resultado afigura-se justo para o que se fez em campo.
O Vasco da Gama não fez um único remate à nossa baliza... raras vezes passou de meio campo!
Os nossos guarda-redes... coitados... quase morriam de tédio... Jogo chato para os centrais também, que pouco tocaram na bola... e quando tocaram sem qualquer pressão...
Jogo demasiado fácil.
Em conclusão:
Na minha opinião foi um jogo muito fácil, em que se viram bons momentos de futebol, com a bola a circular entre os pés de muitos jogadores (eu confesso que é assim que gosto de ver futebol).
Negativamente, algum egoísmo na entrada da área adversária. Sente-se que ainda há vários miúdos que não meteram na cabecinha que isto é um jogo de equipa... querem é marcar goplos, marcar golos... e isso é mau! O egoísmo é como uma doença contagiosa... vai pegando, e a dada altura já eram vários a tentar o mesmo... e perde-se o sentido de equipa!
Um jogo destes, com o grupo a jogar de forma mais solidária, podiamos ter feito um resultado histórico, tipo 20 golos marcados, ou mais...
Mesmo assim, diria que o balanço é muito positivo.
DESTAQUES:
Este jogo merece muitos destaques:
No jogo de equipa, destaco o Mário na 1ª parte, foi o rei do meio-campo, e fez a bola circular por toda a equipa. Na 2ª parte este papel coube ao Leo, que foi brilhante na circulação de bola.
Há que dar os parabéns ao André Horta que esteve especialmente esforçado, acabando por conseguir 2 bons golos, merece também uma referência o Varandas que ultrapassou muitas vezes o defesa e colocou muitas bolas na área (embora muitas vezes com força demais... outra para cima do guarda-redes) conseguindo também 2 golos, o Iuri merece destaque por ter feito 5 golos, embora eu tenha que ser um bocadinho radical, e sei que muita gente não tem a mesma opiniºao que eu, mas eu diria que o Iuri marcou 5 golos mas podia ter oferecido uns 10 golos... e nessas oportunidades de oferecer o golo em 90% das vezesfoi egoísta e quis marcar ele o golo, desperdiçando inúmeras bolas... Confesso que não gosto de ver... Há momentos em que se deve tentar o individualismo, noutras não... e o Iuri hoje foi demais! Se a moda pega... se todos querem ser iuris... aquela equipa volta a ser um fracasso...
Não se pode, no entanto, deixar de felicitar a sua capacidade de concretização. Fez 5 golos, e todos são mérito seu. Parabéns!
A defesa quase não teve nenhum trabalho defensivo, e o adversário permitiu que os laterais funcionassem quase como avançados, e aí funcionou bem, quer com o Daniel Carvalho, e com o Didi, quer com o Dioguinho e o Miguel Torres na 2ª parte...
EQUIPA PRINCIPAL
Carmelo
Didi
Rafa
Santana
Daniel Carvalho
Leo
Mário
André Horta
Varandas
Iuri
Tiago Lopes
SUPLENTES
Ruben
Miguel Torres
Dioguinho
Diogo Liladar
Ricardo
André
Zé
SUBSTITUIÇÔES
Ao intervalo:
Didi por Miguel Torres
Daniel por Dioguinho
Carmelo por Ruben
Santana por Diogo (Leo recuou a central - e depois o Mário)
A meio da 2ª parte:
André Horta por André
Tiago Lopes por Ricardo
Rafa por Zé
Mais uma vez o mister conseguiu trocar todo o banco, o que é excelente para a motivação do grupo!
NÂO CONVOCADOS
Gonçalo (ainda a cumprir castigo)
Pedro Carreiras
Kardi
Garcia
André Figueiredo
Filipe
Virginaldo
GOLOS MARCADOS:
Iuri - 5
Varandas - 2
André Horta - 2
Tiago Lopes - 1
Leo - 1
Santana - 1
ARBITRAGEM
Nada a dizer! As equipas foram de um rigor no cumprimento das regras que me atrevo a dizer que não existiram mais de 5 faltas em todo o jogo...
É verdade!
Em conformidade , a equipa de arbitragem teve pouco a fazer! Quase não se viram.,..
Julgo que ficou por marcar um penalti sobre o Varandas... e hhouve um fora de jogo marcado ao Tiago Lopes que foi mal marcado.
De resto, tudo normal!
JOGO-TREINO NO TRAFARIA NA TERÇA-FEIRA
Pelo que percebi, o mister convocou para este jogo-treino no Trafaria todos os miudos que jogam menos.
Mais uma excelente ideia!
Julgo ter percebido bem que vão todos os miudos que não têm jogado tanto, e não vai praticamente nenhum dos que têm jogado mais.
Assim, vou tentar adivinhar o Plantel:
(soube que Diogo Liladar foi convocado mas não pode ir, vai para fora o fim de semana prolongado - na sua vez vai o Tiago Lopes)
Baliza:
Carmelo e Ruben
Defesa:
Zé e Pedro Carreiras (centrais)
André Figueiredo (esquerda)
Didi (direita)
Médios:
Filipe
Kardi
André Horta
Extremos:
Ricardo
Garcia
Virginaldo
Avançados:
Tiago Lopes
André
Faço questão de ir apoiar o nosso grupo na terça-feira à Trafaria...
Não gosto de criticar os outros, cada um faz o que bem entende, mas pelo que percebi, ouvi muita gente dizer que não vai lá ver a equiopa jogar... e a mim faz-me alguma impressão estas coisas. Como se houvesse uma equipa de estrelas, e a equipa dos coxos... As estrelas vamos todos apoiar, aos outros... que se lixe...Não, meus amigos. São todos da mesma equipa, são todos o mesmo grupo! Uns jogam mais, outros jogam menos. mas são todos do mesmo grupo, merecem todos a mesma atenção, o mesmo carinho!
Mas enfim... devo ser eu que vejo isto tudo ao contrário...
jpf.
Sem comentários:
Enviar um comentário