domingo, 2 de outubro de 2011

Almada - 2 C. Piedade - 2 jogo-treino, no Pragal 02OUT2011

Mais um jogo-treino!
Julgo que se conclui todo o jogo em duas linhas: No final havia uma equipa triste, por não ter ganho, o Almada, e uma equipa feliz por não ter perdido, o Piedade. E isto resume tudo. Houve uma equipa muito forte, a criar muitas oportunidades de golo, e outra equipa a defender bem, mas com dificuldade de criar perigo. Marca dois golos de bola parada... um livre direto e um penalti inventado!



Este jogo-treino com o Piedade, clube que sempre envolveu grande rivalidade e que eu, confesso, não compreendo... mas enfim!

Como se esperava, hoje também houve muita polémica.
Mas começando por aquilo que interessa verdadeiramente, o futebol praticado, eu diria que foi um excelente treino, um bom jogo entre duas boas equipas.

Não houve situações graves, o jogo foi duro, muito intenso, existiram muitas «bocas» dos miudos, de parte a parte... mas parece-me que nada de grave!

O futebol praticado foi bom! O Almada foi, na minha modesta opinião, muito superior.
Tanto na 1ª parte, em que criou muitas dificuldades ao Piedade, muitas vezes na área, muito perigo, como na 2ª parte, em que me parece que ainda foram mais as oportunidades.

Pareceu-me que jogámos melhor na 1ª parte, embora com algumas fragilidades, alguns desperdícios de golo, pouca cabeça na hora «h».
Na 2ª parte temos que dividir dois momentos. O início da 2ª parte o Piedade ganhou alguma consistência de jogo e criou perigo, mas depois  tivemos um jogo muito, mas muito mais forte que eles, criámos talvez umas 5 ou 6 situações de golo, mas a sorte não nos bateu à porta... pelo menos duas bolas ao poste... bolas a passarem a rasar o poste, pelo menos duas do Iuri...
Enfim!

Se não contarmos os golos marcados, nem falarmos da interferência da arbitragem, eu diria que houve uma equipa superior, o Almada, e uma equipa com muita personalidade, com um belíssimo plantel, um meio-campo de luxo, mas que não conseguiu superiorizar-se.

A equipa inicial, se pensarmos que o mister quereria testar a equipa mais forte que tem, saiu com duas nuances:


O Gonçalo a começar no banco (soube depois que foi por motivos disciplinares - assim percebo)
O Torres a começar no banco (não percebo, porque não vejo no plantel de 25 miudos nenhum miudo com as capacidades do Torres a lateral direito... nem sequer de perto... - talvez alguma lesão, não sei... alguma razão terá havido)

Quanto aos guarda-redes, é aquilo que sempre disse, não consigo dizer que um é melhor que o outro. São os dois tão bons... que nunca me atreveria a compará-los.

EQUIPA INICIAL

Carmelo
Dioguinho
Rafa
Santana
Daniel Carvalho
Mário
Leo
André Horta  (a médio ofensivo no lugar do Gonçalo)
Varandas
Iuri
Tiago Lopes



SUPLENTES

Ruben
Gonçalo
Miguel Torres
Didi
Diogo Liladar
Filipe



RESULTADO

2-2


GOLOS

André Horta e Didi

ANÁLISE

Sei que muita gente ignora e nem quer saber se a equipa jogou bem, se mal, o que querem é ganhar...
Eu, como sempre disse, estou-me nas tintas para os resultados, dá-me gozo ver bom futebol...
E adoro ver bom futebol!

Hoje, depois de uma série de «crises» disciplinares no grupo, tinha alguma curiosidade de perceber se o grupo entraria unido.
E Posso dizer, com convicção, que fiquei muito satisfeito com o que vi.
O Grupo esteve mesmo unido, Vi muito jogo de equipa (continuo a achar que se podia jogar muito mais em equipa - mas hoje o nível médio já foi bom)  e não vi tratamentos diferenciados entre os miudos.

Houve, em alkguns momentos, algumas situações de egoísmo, é verdade, mas isso é quase inevitável, mas também vi momentos interessantes de jogo para a equipa!
PARABÈNS MIUDOS, é ASSIM MESMO!!!




CAMPO SINTÉTICO de 46 X 90


O jogo de hoje voltou a ser mais uma prova daquilo que sempre pensei. Não é fácil fazer bom futebol naquele campo!

Se estiverem em campo duas equipas que joguem com intensidade (caso de hoje) há muito contacto físico, há muito choque, muito passe interrompido, muito remate na perna do adversário... Temos de ser justos, o sintético é fabuloso, a qualidade é muito boa.
As dimensões do campo são demasiado reduzidas. Não podemos exigir dos nossos miudos que façam alui grandes jogos, porque não vai ser fácil fazê-lo, não é mesmo nada fácil!

Alguém que escreva isto, e voltamos a falart no final da época: Eu aposto que durante o campeonato vamos fazer muito melhores jogos nos campos do adversário do que em casa. Vamos marcar mais golos fora, vamos ganhar mais jogos fora.

EM casa, vai ser sempre esta dificuldade... equipa que quer jogar bem, bola nos pés,  vai estar sempre em desvantagem.
Quem vier para o Almada jogar duro, muito encontrão e puxão de camisola, muito pontapé para a frente... essas equipas vão ter sucesso... O campo ajuda!


Há apenas uma forma de tirarmos vantagem deste campo, coisa que, confesso, ainda não vi uma única vez ser feita (mas eu não vi todos os treinos, admito que já se tenha feito)  que é treinar jogadas de bola parada. Cantos, livres, lançamentos laterais.

Curiosamente hoje tivemos vários livres e não marcámos nenhum golo dessa forma, o Piedade teve um livre e concretizou, muito bem marcado, ao ângulo, indefensável (tenho a foto do Carmelo no ar...)



ARBITRAGEM

Na 1.ª parte apitou o Pedro Felizardo, o novo adjunto do mister Ricardo.
Não me pareceu uma má arbitragem... deixou seguir muita coisa que eventualmente podia ter sancionado, mas concordo com a sua interpretação, é um jogo de treino, é para sancionar só os casos mais graves.
       A não ser que o jogo se tornasse mais violento, aí devia sancionar mais e até chamar a atenção!
No entanto, acho que quando se apita, se deve procurar o mais próximo da justiça possível... Deixar seguir faltas demais não ajuda nada, porque os miudos começam a ficar revoltados e o jogo perde o controlo...

Deixou passar um penalti claríssimo sobre o Leo, que é empurrado pelas costas... seria aceitável, se o outro árbitro da 2ª parte fosse igualmente tolerante. Mas não era... e assim foi injusto!

EU até achei que nesta 1ª parte o mister Pedro deixou passar algumas jogadas que mereciam uma chamada de atenção... mas é normal... nos jogos treino deixar seguir mais... interromper pouco!


Na 2ª parte tudo diferente: Vai apitar o mister do Piedade e começa logo com umas faltas duvidosas, daquelas em que os miudos chocam e não se percebe bem quem fez falta, e o senhor marcava sempre contra o Almada... Mas mesmo assim... nada de grave!

Até que há uma bola rematada na área, o Daniel    mete os braços para proteger a cara da bola e o senhor marca penalti.

Os miudos ficaram revoltados com aquilo...

Num jogo de treino, uma coisa destas que é duvidosa... deixa-se seguir! Mas não, o senhor quis marcar o penalti!

O Piedade faz golo de penalti e fica em vantagem no marcador.
Tremendamente injusto, porque se havia equipa que merecia estar a ganhar, com inúmeras situações de perigo, era o Almada.

2 golos do Piedade, 2 golos de bola parada!

O jogo começa então numa fase muito dura... os miudos estão exaltados, há muita falta, muito jogo perigoso, e o senhor continua a marcar algumas coisas duvidosas...

Começam a ouvir-se das bancadas insultos para o senhor: «Vai-te embora pá, se não sabes apitar dá o apito a outro!» 

O senhor, muito pressionado, pára o jogo e vai falar com a equipa tecnica do Almada. Vai queixar-se dos insultos que ouve de fora... e das bocas dos miudos em campo...

Cheguei a pensar que ia largar o apito. Mas não...
Nesse momento percebeu-se que o senhor estava mesmo ali com uma missão, evitar que o Piedade perdesse.

E não foi preciso passar muito tempo!

Um empurrão pelas costas do Gonçalo, dentro da área, o senhor não tem dúvidas e marca falta...  O Carmelo, a fiscal de linha, está ali mesmo ao lado e diz que é penalti....
Mas o senhor ´+arbitro treinador do Piedade vai lá refilar com o Carmelo e dizer-lhe que não, que foi fora de área...

Não gostei de ver a forma como falou com o Carmelo. Eu estava ali a 20 metros e vi perfeitamente! O Empurrão é uns 3 metros dentro da área... Mas, claro, o senhor não queria deixar o Almada ganhar!
Marca livre... e indireto...   Vá lá... não ter marcado simulação do Gonçalo...

A partir daqui perdeu-se o controlo! Os miudos estavam revoltados, muito nervosos, crescveu a tensão e o jogo tornou-se muitop perigoso! Estava a ver que alguém se aleijava ali...

O Almada lá fez o 2-2... depois de 4 bolas ao poste... Foi um massacre na 2ª parte!

E o jogo acabou empatado...

Qualquer pessoa isenta (eu sou do Almada) que tenha visto o jogo não tem dúvidas que a equipa que mais dominou, que mais atacou, que mais bolas perigosas criou, que mais remates à baliza fez, que melhor futebol praticou, foi o Almada.

Mas também não posso dizer mal da equipa do Piedade. O Nuno continua a fazer a diferença no meio campo. É um médio fabuloso....

E tem excelentes jogadores!
Alguns muito «caceteiros», aquele n.º 7 num jogo oficial tinha sido expulso... fazia carrinhos nas canelas em quase todas as jogadas... 

Jogaram muito duro! O Almada não se amedrontou!

Um excelente jogo!


Quanto às rivalidades... confesso que não as compreendo!
Não percebo isso!

Gostei da equipa do Piedade, é forte, é um candidato a subir ao Nacional,  pelo que já vi de outras equipas da 1ª distrital... nomeadamente Seixal, Arrentela, Amora, Beira Mar...   

Ao Piedade desejo uma belíssima época e espero que ainda façamos mais jogos-treinos!
Esqueçam as rivalidades!
Somos todos apaixonados pelo futebol, no calor da emoção às vezes dizemos coisas que não queríamos, o que interessa é aquilo que foca quando já estamos tranquilos!

E o que fica é que foi um excelente jogo! Entre duas excelentes equipas!

CONCLUSÃO

Na perspetiva de um fã desta equipa do Almada, digo que foi um bom jogo, estivemos intensos, procurámos jogar muito ao ataque, o grupo é forte e foi claramente superior.

Mas não foi perfeito... senti em alguns momentos que o meio campo estava vazio...  Faltaram compensações, os extremos recuarem e fecharem mais, o médio ofensivo ajudar a defender... houve ali falhas tácticas demasiado frequentes. Nomeadamente a defender.
A atacar também tem havido dificuldades, os miúdos sobrepõem-se no mesmo espaço... quando divulgar as fotos, vão ver que há situações em que estão vários jogadores em cima uns dos outros. É preciso mais atenção!

A defender também achei os centrais demasiado «suaves». Não se pode deixar a bola bater no chão quando se tem um adversário ali ao lado. A esse nível, os centrais do Piedade estiveram bem mais decididos, sem dar espaço e bem a anteciparem-se.

Também não gosto de ver a defesa a pedir fora de jogo sempre que tem uma bola a passar-lhe por cima. Tem de correr rapidamente para recuperar posição... os árbitros é que sabem se há fora de jogo ou não... não podem estar sempre a confiar que o árbitro os vai ajudar!

Não foi um dia de sorte para os nossos jogadores. 3 bolas ao barrote no mesmo jogo... não é comum...
Alguns desperdícios... bolas de baliza aberta em que chutámos mal (uma do Iuri foi flagrante),  outra do Horta...

Mas globalmente, só de má fé alguém pode dizer que o Almada não foi superior!
Não tenho dúvidas de que num campo maior o jogo nos seria mais favorável!
Um dos grandes trunfos desta equipa é a rapidez de 3 jogadores, Varandas, Iuri e Gonçalo... jogadores que a correr para o espaço vazio têm normalmente grande vantagem com a maioria dos adversários. Num campo pequenino como aquele... esse trunfo não é utilizável! A defesa adversária não dá espaço...

Há muito a trabalhar taticamente, já que foi decidido jogar naquele campo, há que trabalhar nmo sentido de tirar proveito do espaço apertado!

Até agora... se repararem bem... só ganhámos um jogo  naquele campo...   com todos os outros ou perdemos ou empatámos: Barreirense, Quinta do Conde, Benfica, Piedade...


O QUE NÂO GOSTO DE VER

Há uma coisa que detesto ver em jogos de miúdos. Um vício que esta equipa do Piedade também tem... e, confesso, detesto!

Aqueles truqueizinhos de atirar a bola para longe quando sofrem uma falta... aquela manhazita foleira de se meter à frente da bola para impedir que o jogador marque a falta... As regras dizem que leva cartão amarelo quem o faça... mas como estávamos num jogo treino percebo que não se ligasse a isso... mas que é irritante é!

Joguem à bola pá!!!!

Deixem-se de manhas!

Esses truques são para os fracos. Para aqueles que não tendo outros trunfos para ganhar, usam estas manhas para ver se não perdem por muitos.
Mas vocês, equipa do Piedade, têm um plantel forte... não são uma equipa para estas manhas...
Fica-vos mal... só isso...

Sem comentários:

Enviar um comentário