domingo, 13 de novembro de 2011

Almada - 12 Trafaria - 0 CRÓNICA 13NOV2011

O sintético muito molhado. Algumas zonas empossadas, a dar sinal de que, como sempre suspeitei, aquele trabalho não foi perfeito. Até porque não choveu assim tanto.
Este foi o primeiro jogo que fizemos no sintético molhado. Não correu mal.

Jogámos contra o Trafaria, equipa que sabiamos não era das mais fortes. Na semana anterior tinhamos visitado o campo da Trafaria num jogo treino em que levámos os miudos com menos minutos de jogo (os que jogaram mais não foram convocados) e mesmo assim conseguimos dominar e ganhar o jogo por 1-0.

Para hoje previa-se uma vitória, a incógnita era só uma: Vamos jogar para a equipa e marcamos muitos ou vamos mais uma vez apostar no individualismo e não ganhamos por tantos?

Felizmente o espírito hoje foi o de jogar para a equipa, e notou-se bastante. A jogar desta maneira qualquer adversário tem muita dificuldade em jogar connosco.

Houve muita solidariedade, trocou-se bem a bola, que circulou entro todos os setores, e os golos surgiram naturalmente. Assim é tudo muito mais fácil...

Ao intervalo já ganhávamos 4-0 (não percebi porque foi anulado aquele golaço do Leo a cair o pano para o intervalo.

Na 2ª parte, depois de algumas mexidas na equipa, ainda fomos mais fortes e a pressão sobre o adversário foi muito maior. Marcámos mais 8 golos na 2ª parte... E podiam ter entrado mais 4 ou 5.

Quando vemos esta equipa a trocar bem a bola, a chegar à linha de fundo e a procurar os colegas desmarcados, quando se passa para o jogador do lado que está melhor posicionado... tudo parece tão simples, e os golos surgem naturalmente.

Espero sinceramente que alguns miudos mais individualistas tenham finalmente percebido que a jogar para a equipa o futebol torna-se muito mais bonito, que se marca mais golos, que os adversários têm mais dificuldades.
Se meterem na cabeça que não há aqui nenhuma competição para o melhor marcador... que o único objetivo que existe é jogar bem, e que os resultados surgem naturalmente quando se joga bem, se perceberem isto, vai tudo ser muito mais fácil!

A ver vamos... o empate em Sesimbra deixou bem provado que nos estamos todos nas tintas para quem marca os golos... e se tivéssemos sido mais solidários, teríamos vindo de Sesimbra com 3 pontos e não com apenas 1...



EQUIPA PRINCIPAL

Carmelo
Didi
Rafa
Santana
Daniel Carvalho
Miguel Torres (trinco)
Leo
André Horta
Iuri
Varandas
Tiago Lopes

SUPLENTES


Ruben
Dioguinho
Diogo
Ricardo
Pedro Carreiras
Mário
Gonçalo


NÃO CONVOCADOS
Garcia
André
Kardi

Virginaldo
André Figueiredo
Filipe


SUBSTITUIÇÕES


Ao intervalo, com a equipa a ganhar con fortavelmente por 4-0, o mister fez 4 substituições:
(e a meu ver, muito bem. Num jogo fácil não se perceberia porque não jogavam todos)

Saíram e entraram:
Carmelo por Ruben
Didi por Dioguinho
Miguel Torres por Mário
André Horta por Gonçalo

Já a meio da 2ª parte:

Leo por Diogo
Santana por Pedro Carreiras
Varandas por Ricardo

GOLOS:

Tiago Lopes:  3
André Horta: 2
Leo: 1
Santana: 1
Daniel Carvalho: 1
Diogo Liladar: 1
Dioguinho: 1  (penalti)
Gonçalo: 1
Iuri: 1

DISCIPLINA:

Nada a assinalar. Os jogadores foram muito disciplinados, não se viu maldade  em nenhuma das equipas e o trio de arbitragem foi muito rigoroso, nada a assinalar. PARABÉNS A TODOS, jogadores e árbitros. É assim que deve ser.


Foram pouquíssimas as faltas. Se tivessemos daqueles sistemas de estatística do jogo, atrever-me-ia a dizer que se verificaram no máximo umas 15 faltas em todo o jogo.

CURIOSIDADE:


Num jogo quase sem faltas, quase sem dureza nenhuma, o Mário sofreu três faltas muito duras, chegou a casa aflito do ombro, do peito, da perna...  Há dias assim... de azar! Hoje o Mário, que só jogou na 2ª parte, e a trinco, pelo que quase não tocou na bola, as vezes em que segurou a bola teve o azar de levar algumas cacetadas.... eheheh! Há dias destes, em que deviamos ter ficado em casa!!! LOL





NOTAS:


O regresso do Gonçalo foi muito festejado.
Depois de um longo castigo, que foi merecido, e que todos esperemos tenha sido um exemplo para todo o grupo,  o Gonçalo entrou muito bem em jogo. (nenhum grupo de qualquer tipo de desporto terá sucesso com miudos indisciplinados. Nos desportos coletivos a disciplina é condição essencial para o sucesso. Quem se achar superior aos outros e não se sinta bem com isso, tem um caminho muito simples, ir embora! Tenho a certeza que no Almada ninguém impedirá um miudo que não goste de estar no grupo de sair)
O Gonçalo entrou muito bem, não só fisicamente a mostrar muita energia e capacidade atlética, mas principalmente pela atitude em campo. O Gonçalo quan do joga assim, solidário, a vir atrás buscar a bola, a  ajudara  defender, a passar a bola ao colega bem colocado... quando joga assim o Gonçalo dá muito nas vistas, porque efetivamente o Gonçalo é um excelente jogador.
     Todos desejamos que daqui para a frente sejas este Gonçalo que gostamos de ver, a fazer assistências para o golo, a rematar com perigo, a ajudar a defender, a ajudar no ataque. É assim mesmo Gonçalo, parabéns! Fizeste um excelente jogo e é assim que queremos ver-te no resto do campeonato.



DÚVIDA

Esperava uma equipa do Trafaria um bocadinho mais forte. A dar mais luta, pelo menos a criar algumas jogadas de perigo na nossa área, coisa que não aconteceu.

A minha dúvida é esta? Será que o Trafaria não conseguiu chegar à nossa área porque o Almada esteve muito forte e não deu espaço ao adversário? Ou será que é mesmo fraca esta equipa?

Quando se joga bem ficamos com esta dúvida... e só quando virmos os restantes resultados do Trafaria é que vamos perceber o seu real valor.

E isto só prova que, quando uma equipa joga bem, os adversários perdem todas as suas virtualidades, porque são esmagados com o bom futebol.

É este o caminho rapazes!
Jogar para a equipa.

Não é bonito olhar para a lista de marcadores e perceber que houve 9 jogadores diferentes a marcar golos?  É sinal de que o grupo funcionou! E isso é bom!



Um dia destes um pai dizia-me uma coisa. Que talvez pudesse ajudar. Se eu em vez de escrever aqui quem marcou os golos semana a semana, se só apontasse quem fez as assistências...
Que talvez fosse um incentivo para os miudos jogarem para a equipa.

A ideia é interessante, no entanto parece-me que esse é um papel que compete aos treinadores.
Têm a faca e o queijo na mão!  Quando os jogadores metem a cabeça no chão...  tem uma solução simples: Pró banco. Só assim se consegue mudar comportamentos.
Se a equipa técnica não vê o individualismo e não corrige... azar... terá de assumir até ao fim do campeonato que dirige um grupo que podia dar nas vistas, que podia deixar uma marca... e afinal não passa de uma equipa banal...  a lutar até à última jornada por um bom lugar na classificação.

Eu estou convencido que as coisas vão mudando com o tempo, e a evolução se vai notando semana para semana. 

Este jogo de hoje foi uma prova provada de que a trocar bem a bola esta equipa consegue resultados avassaladores.  Podem escolher este caminho até ao fim do campeonato... ou podem escolher o caminho mais difícil... no futebol,  como na vida, temos de escolher o nosso caminho.


BOM FUTEBOL


Gostei de ouvir os pais no fim do jogo, todos muito satisfeitos com o jogo, com a exibição do grupo.
Gostei de saber também que até a equipa de arbitragem foi dar os parabéns ao nosso grupo no final do jogo, dizendo que esta época ainda não tinha visto uma equipa jogar tão bem.

É bonito saber que alguns árbitros também gostam de ver bom futebol.
Às vezes vemos árbitros tão fracos, que ficamos com essa dúvida.



BOGAS & RUIZINHO


Esta equipa tinha dois jogadores muito bons tecnicamente, ambos estiveram na selecção de Setúbal, o Ruizinho, que entretanto foi para o Corroios (confesso que não sei se tem jogado...) e o Bogas, um extremo esquerdo que chegou a treinar connosco no final da época passada.

Quanto ao Ruizinho, não sei se tem jogado no Corroios, mas sei que tem concorrentes muito fortes no meio-campo, desde logo o Rufio, o Pipo, o Carmo, o Gonçalo Santos e o Francisco Ferreira.

Quanto ao Bogas, contaram-me que abandonou os treinos no Trafaria... não sei se deixou o futebol, mas se o fez é uma pena, porque é um jogador muito bom tecnicamente, um pé esquerdo fabuloso.

Hoje, ao ver esta equipa do Trafaria, fez-me pena ver que nem um nem outro estavam na equipa. Assim como outros dois bons jogadores do Trafaria da época passada, não sei se foram para outro clube, o Muanza e o Alex. O Trafaria da época passada era muito mais forte. Muito mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário