domingo, 27 de novembro de 2011

Almada - 2 Barreirense - 0 27NOV2011 (Crónica)

Dia lindo de sol, mas um frio... brrrrrrr!!!!
Foi um jogo muito irregular.
A vitória por 2-0 revela duas coisas essenciais:

- O Almada, uma equipa integralmente de 2.º ano (todos os miudos nasceram em 1997) teve dificuldades em vencer uma equipa de 1.º ano (todos os miudos obrigatoriamente de 1998) .

- Voltámos a não sofrer golos, e isso mostra que a equipa adversária poucas oportunidades teve de marcar.

Em conclusão, a nossa equipa foi claramente superior, só alguém de má fé diria o contrário, mas não teve capacidade para desenvolver essa superioridade materializando-a em golos.

Diria mesmo que hoje a equipa voltou a fazer um jogo muito irregular, havia sempre alguém a falhar alguma coisa. Foram raras as jogadas com princípio meio e fim... havia sempre uma pedra na engrenagem a estragar tudo.

De tal maneira que hoje nem me atrevo a nomear um único jogador como tendo feito um bom jogo! Foram todos muito irregulares...  Corrijo, atrevo-me sim. Um jogador que só jogou 10 minutos criou 3 oportunidades de golo. Acho que esteve mesmo muito bem: O André Carvalho. Em grande forma!


Muitas vezes ficamos na dúvida sobre o que leva uma equipa que sabe jogar bem de bola no chão, de pé para pé, com transições, aberturas à linha, mudanças de ritmo... e que depois de repente parece que já não sabe fazer nada... sai tudo mal.

Só que o adversário conta! E o Barreirense, como todos sabemos, tem sempre equipas fortes. Há anos que não me lembro de ver uma equipa de qualquer escalão do Barreirense a levar cabazada de alguém. É, de facto, um clube com uma grande dinâmica nos escalões de formação e tem sempre equipas a bater os primeiros lugares.

 Embora me custe a aceitar que uma equipa que ambiciona a subir de divisão tenha dificuldade em vencer uma equipa «B»...

Mas a verdade, nua e crua, é essa: O Barreirense, com miúdos mais novos, alguns pequenos mesmo,  fez um jogão e praticamente não deixou o Almada fazer o seu jogo habitual.

Nem o meio campo conseguiu construir como habitualmente, nem os laterais e extremos conseguiram subir bem, ou seja, tivemos um jogo muito atabalhoado. Muito inconstante!

Quase todos os miúdos estiveram abaixo das suas capacidades, de tal maneira que normalmente concordo com as leituras do mister e coincide com a sua decisão de substituições, mas hoje achei que demorou muito tempo a mudar a equipa. A meu ver, logo ao intervalo devia ter trocado 2 ou 3 miúdos que estavam muito apagados.

De qualquer forma, conseguimos os 3 pontos, dois golos marcados que são mérito do Gonçalo.

O Gonçalo, que é normalmente um jogador indisciplinado tacticamente, pois percorre o campo todo e nem sempre está onde devia efetivamente estar,  (causando grandes dificuldades a outros jogadores que esses, sim, estão no seu lugar, acaba por compensar essa falha tática com o seu voluntarismo, força física, rapidez, espírito de sacrifício. Hoje os 2 golos que marca são prova dessa sua atitude. Nunca desiste de nenhuma jogada. Acredita sempre que é capaz e que vai chegar antes do adversário. E é esta a atitude. É muitas vezes isto que faz a diferença entre um bom jogador e um grande jogador. É preciso acreditar, dar o máximo em cada jogada.


EQUIPA PRINCIPAL

Carmelo
Daniel Carvalho
Rafa
Santana
Miguel Torres
Mário
Leo
Gonçalo
Varandas
André Horta
Tiago Lopes


SUPLENTES

Ruben
Dioguinho
Diogo Liladar
Filipe
Ricardo

André Carvalho

LESIONADO
Iuri

NÃO CONVOCADOS
Garcia
Virginaldo
Kardi
Didi
Pedro Carreiras


SUBSTITUIÇÕES


Ruben por Carmelo (ainda na 1ª parte, lesão de Carmelo)
Dioguinho por André Horta (Meio da 2ª parte - Daniel Carvalho passou a extremo -direito)
aos 20'' Filipe por Leo
Aos 25'' André pelo Tiago Lopes

DISCIPLINA

Leo (amarelo por sair devagar na substituição)
Daniel Carvalho (amarelo, rasteirou por trás)

GOLOS:

Gonçalo (aos 35'' e aos 70'')


COMENTÁRIOS

Cá fora, depois do jogo, eram unânimes os comentários sobre o fraco desempenho da equipa.
Uns falavam nuns miudos que estiveram abaixo do nivel habitual, outros falavam noutros miudos, a verdade é que toda a equipa esteve muito irregular.
Apesar de tudo, alguns momentos bons. Gostei especialmente dos últimos 10 minutos, algumas boas jogadas à direita com o Daniel Carvalho, o Gonçalo e o André a trocarem bem a bola.

NOTA FINAL:

O futebol é assim. Nem sempre conseguimos o desempenho que gostaríamos. Mas não depende apenas de nós. O adversário também conta, e não devemos desdenhar esta equipa do Barreiro. Nota-se que é uma equipa com muito trabalho feito, muito bem taticamente.
A verdade é que não conseguiram criar mais de 3 ou 4 jogadas de perigo. Sinal de que nós fomos muito mais fortes.
Podia ter sido um jogo muito melhor, é verdade, mas temos de nos habituar que as equipas têm altos e baixos. Hoje não foi dos melhores jogos (nomeadamente comparando com o jogo de Pinhal Novo) mas fomos muito superiores ao Barreirense. E isso é o essencial. Cumprimos os mínimos!

NOTA: As melhoras ao Carmelo, que se lesionou no jogo, e ao Iuri, que está com um estiramento na virilha!

Sem comentários:

Enviar um comentário