segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Reflexão sobre o futuro - Juvenis «B» em 2012/13?

Estamos naquela fase (miudos de 1997) em que mais de 50 por cento dos miúdos desistem do futebol.

Na passagem de Iniciados para juvenis, uma grande maioria dos miudos desiste.

Primeiro, por uma razão muito simples, são pouquíssimos os clubes que fazem equipas «B» de juvenis, normalmente só os clubes que têm equipas no campeonato nacional, e precisam de ter todos os anos boas equipas e não podem dar-se ao luxo de meter no nacional equipas de miudos de 1.º ano... voltariam a descer, certamente.


O que é que acontece? Uma equipa, por muito boa que seja, chega ao final da época de Iniciados «A», os miudos sobem a juvenis, e das duas uma: ou a equipa que competiu é maioritariamente de 2.º ano e a maioria dos miudos sobe a junior  e deixa espaço para os que vêm dos iniciados. Ou então (que é o caso do Almada, que terá uns 15 jogadores no plantel que são de 1.º ano)  quando os miudos sobem a juvenis, o plantel está tapado, e a maioria dos miudos são dispensados.


Vejamos o caso concreto do Almada:

Nos juvenis há 9 miudos de 1.º ano que vieram do Corroios (são excelentes jogadores, que fizeram o campeonato nacional de Iniciados pelo Corroios na época anterior, atingindo uma classificação nunca antes atingida) vieram 2 ou 3 do Piedade, também de 1.º ano, e há mais uns tantos que já estavam no Almada, o Beto, o Tiago Silva, o Luís Branca, o João Neves e o Galego, julgo que não me esqueci de nenhum... ou seja, há uns 16 miudos que para o ano continuam a ser juvenis.

Se nem contarmos com o facto, muito provável, de que vão aparecer no início da época 2012/13 umas dezenas de miudos vindos de outros clubes a tentarem a sua sorte... qual é o espaço de manobra para os 25 miudos do plantel de Iniciados que vão subir a juvenis?

Nenhum. Ou quase nenhum!

O que é que pode ser feito?

Eu já abordei este assunto com várias pessoas do Almada, e já obtive a resposta: O Almada vai ter uma equipa de juvenis «B» na época que vem!

Eu já informei,. porque acho que nestas coisas deve haver frontalidade e transparência, de quais são os objetivos quanto ao meu filho: Não tem ambições futebolísticas, pratica futebol porque é um desporto em que se diverte, nada mais.

Se o Almada não avançar com uma equipa de juvenis «B» na época 2012/13,  por favor, não me venham com conversas, o meu filho vai sair do Almada, volta para o Charneca, ou para o V. Milhaços, o campo fica muito perto de minha casa...

O que não vai acontecer, e isso garanto-vos que não vai acontecer mesmo, é começar a época e o meu filho estar no meio daqueles treinos de captação com 40 miudos a ver se consegue ter um lugar no plantel de 25... com a ambição de ser um dos escolhidos para treinar... ou para, uma vez por outra ir ao banco dos juvenis...

Não, isso não vai acontecer! Garanto-vos que não vai!
O meu filho quer praticar desporto... não quer ser profissional, não tem a ambição de estar entre os melhores! Não vai passar uma época inteira sem jogar...

E aviso já, porque não me venham depois com a conversa da carta... que não dão a carta... que tem de pagar a carta... Lamento, mas depois do que eu já fiz pelo Almada... as horas que já passei neste computador...  o dinheiro que já gastei ao telefone...   o Almada ainda me deve muito dinheiro...!

Até porque se decidirem não fazer equipa de Juvenis «B» será uma decisão muito errada. Simples:
Imaginem que este ano os juvenis sobem ao Nacional  (para já os resultados não têm sido famosos... mas quando há ambição, temos de acreditar... eu não desisti de acreditar que a nossa equipa pode ir longe) ou então que não sobem este ano, mas sobem no ano que vem?
Se não fizerem equipa de juvenis «B» no ano seguinte vão ter de fazer uma equipa de novo... porque não vão ter miudos!

Se há ambições, é preciso criar as condições sustentáveis para esse crescimento do clube.
Se acreditam que o Almada vai estar no Nacional de Juvenis dentro de um, dois ou 3 anos, é preciso garantir que vai ter condições para isso!


Como sei que há no Almada quem defenda que não deve haver juvenis «B» na época que aí vem, achei bem lançar este tema à reflexão.

A não acontecer a criação dessa equipa, há logo uma consequência imediata:

Vejam o nosso plantel:


Ruben
Carmelo
Daniel Carvalho
Rafa
Santana
Torres
Leo
Mário
Gonçalo
Varandas
Iuri
Tiago Lopes
Dioguinho
Diogo
Ricardo
André
Filipe
Didi

André Horta
Garcia
Virginaldo
Pedro Carreiras
André Figueiredo
Kardi


E agora façam este exercício.
Nestas coisas é bom pensar no concreto. Em vez de imaginar em abstrato. Olhem para os nomes, e pensem nos miudos, naquilo que eles são, nas suas aspirações.


Agora, destes 25 miudos, escolham, pensem naqueles 5 ou 6 que vocês acham que são os mais fortes do grupo, com mais possibilidades de vingar nos juvenis... 
Agora pensem: Estes que vocês escolheram vão para o banco (ou não serão convocados a época toda) .

Todos os outros 19 ou 20... serão dispensados...
Alguns estão no clube há 7 ou 8, ou há 5 ou há 4  anos...



Seria triste não acham?















Sem comentários:

Enviar um comentário