domingo, 6 de novembro de 2011

Sesimbra - 2 Almada - 2 (crónica) 06NOV2011

10:30
Campo da Maçã
Esta é a crónica de como se perde um jogo (sim, eu digo perder, porque este empate é claramente uma derrota nossa...) por pormenores.

Mais tarde escrevo com mais detalhe.
Para já, cinjo-me aos ditos pormenores.

1.º O primeiro golo deles resulta de uma jogada em que o avançado do Sesimbra dá uma «ajuda» com a mão para ganhar a bola. Apesar de o fiscal de linha estar ali perto, mesmo de frente para a jogada, nada assinala. É grave, e é uma falha decisiva no jogo. Mas mais grave não é que o árbitro não veja uma mão na bola. Mais grave é que temos dois defesas centrais que ficam à espera da falta e deixam o jogador entrar na área com toda a facilidade. E faz o golo! São coisas que acontecem. Mas servem de lição! é uma frega básica do futebol, nunca confiar que os árbitros vão assinalar faltas. Nunca! pelo sim pelo não... tentamos evitar o golo!


2.º Há um penalti contra nós, o Carmelo adivinha o lado e defende... mas mais uma vez, é um pormenor, mas o futebol é assim mesmo, os jogos decidem-se muitas vezes com pormenores, ninguém vai ao ressalto. Provavelmente mesmo que alguém fosse ao ressalto não conseguia chegar, porque a bola foi para os pés do marcador do penalti... mas não deixo de notar que há coisas básicas quie os nossos miúdos não sabem... 


3.º Já na 2ª parte, estavamos mais pressionantes, a criarmos boas oportunidades, há uma excelente entrada do Iuri pela esquerda... tinhamos 3 jogadores na área... quis fintar todos, até o guarda-redes quis fintar... um golo desperdiçado escandalosamente. É só um pormenor... (não sei se se lembram... na semana passada chamei a atenção para inúmeras situações em que podiamos ter feito golo, mas não fizemos por causa da ganância do golo... disse, nessa crónica, mais ou menos isto: «Hoje pouco importava, ganhar por 12 ou ganhar por 20... é indiferente. Mas um dia uma jogada destas pode decidir se ganhamos ou perdemos 3 pontos)... como diz o povo, «bem dito, bem feito...» hoje fazia a diferença aquele golo! É pena...


São apenas 3 pormenores... é verdade, são só pormenores...  mas muitas vezes fazem grande diferença!


Em termos globais, gostei muito de ver a equipa trocar a bola em alguns momentos, nomeadamente na 2ª parte houve momentos excelentes, ao primeiro toque, entradas à linha, com Iuri e Dioguinho a entenderem-se na perfeição, na esquerda. Mas também funcionou bem com o Varandas Torres e Daniel Carvalho.

Houve ali momentos de grande futebol...

Mas continuamos com grandes fragilidades defensivas, há na 1ª parte uma jogada em que o Daniel sobe muito à linha... depois perde a bola e não há ninguém a recuperar, a fechar o corredor...

Não foi golo deles por milagre!

Repetem-se jogo a jogo situações destas...

Depois houve jogadores que hoje estiveram, decididamente em dia não. Caso mais flagrante doi André Horta... não entrou um único passe... O mister apercebeu-se e trocou ainda na 1ª parte. Saiu André, entrou Dioguinho para a direita, Mário subiu para médio Ofensivo, Torres fechou o meio-campo a trinco.

Não me pareceu mal a solução.


Notou-se também uma grande dificuldade dos nossos jogadores na 2ª parte. 
Estavam de rastos... alguns notou-se particularmente, porque costumam ser os jogadores que mais correm nos 70 minutos... o Iuri e o Mário...   Já estavam de rastos!

Será que foi boa ideia uma semana antes do jogo mais importante da 1ª volta os nossos miudos terem treinado apenas 1 dia??

Parece-me que não! Mas aconteceu...

3ª foi jogo-treino em que foram poucos miudos da equipa principal, e 6ª feira treino cancelado por razões relacionadas com o estado da relva.


Outra questão tem a ver com o tamanho dos campos. Agora treinamos num sintético minusculo. Tudo começa a mecanizar naquele espaço... e depois vamos a campos muito grandes... em que é preciso correr mais...

Decididamente, há muitos aspectos que não facilitam o sucesso desportivo.

No entanto, repito, gostei globalmente. Tivemos falhas, muitas falhas, momentos menos bons, alguns jogadores em dia «não», mas globalmente pareceu-me que fomos superiores ao Sesimbra, mostrámos melhor futebol.


EQUIPA:

Ruben
Daniel Carvalho
Rafa
Santana
Torres
Leo
Mário
André Horta
Varandas
Iuri
Tiago Lopes


SUPLENTES

Carmelo
Dioguinho
Diogo
Ricardo
André
Filipe
Didi

NÂO CONVOCADOS



Gonçalo (ainda castigado)
Garcia
Virginaldo
Pedro Carreiras
André Figueiredo
Kardi

GOLOS:

Iuri - 3 minutos
Tiago Lopes  50 (+ ou -)

DISCIPLINA


Amarelos: Tiago Lopes, Daniel Carvalho  e Nuno Morais



ARBITRAGEM

Se pensarmos no jogo jogado, percebemos que não houve jogadas de maldade, de agressividade desmedida. Ambas as equipas foram corretas, embora com intensidade elevada tenham ocorrido vários choques. O Sesimbra é uma equipa que por tradição joga muito com o corpo, mas confesso que neste grupo não vi maldade. Ou seja, era um jogo fácil de apitar. Com um trio de arbitragem sério, sem medo da pressão externa, e zeloso de fazer justiça, teria sido um jogo fácil de apitar.
Infelizmente não foi isso que aconteceu.

O arbitro principal, que inicialmente me pareceu um árbitro de bom senso, sem erros muito graves, com o decorrer do jogo, e com toda a pressão que vinha de trás do banco do Sesimbra... com toda aquela gente aos gritos a pressionar, o árbitro mostrou que não tem caracter, não tem grandeza para aguentar a pressão, e cedeu. Começou a marcar tudo contra o Almada... Houve duas situações de penalti, um muito claro, outro muito duvidoso, sobre o Tiago Lopes e sobre o Dioguinho... e deixou seguir. Depois deixa passar uma mão na área que levou ao primeiro golo deles.E marca faltas contra o Almada que são ao contrário. Uma ao Mário (o miudo atira-se para o chão quando percebe que vai perder a bola) e outra ao Varandas (atira-se para o chão e agarra-se ao joão...)  VEJAM O VÍDEO. Vê-se perfeitamente!



Mas a prova dos nove estava para vir.
Há um momento em que vemos o treinador do Sesimbra dentro de campo, de bicos de pés, quase em cima do árbitro aos gritos... o homem esteve ali, amedrontado a dar explicações... como se alguma vez fosse assim... imaginam? Um árbitro a dar explicações a um treinador que não cumpre as regras básicas... Foi insultado de alto a baixo, «és um filho da...», e coisas mais graves... e não teve coragem de expulsar o homem.

Quando o Nuno reclama pelo cartão amarelo ao Tiago Lopes numa situação que se segue a uma em todo igual, mas ao contrário, e o Nuno pergunta, com educação, «ó senhor árbitro, então agora dá amarelo? E Há pouco ao outro jogador não deu porquê?»... e o árbitro expulsa-o...

Agora digam-me: Há aqui alguma justiça? Um insulta-o, chama-lhe tudo... e não faz nada. O diretor do Almada faz uma pergunta, com educação, e é expulso...

Estava provado, com este ato, que aquele árbitro não tem capacidade para apitar!

Uma vergonha!

Depois, ameaçaram de porrada ao Nuno... aquilo era um ambiente de guerra civil... teve o homem de chamar a GNR para poder sair do banco... que aquela gente pareciam animais....

Uma vergonha!






PÚBLICO DE SESIMBRA/AMBIENTE MUITO PESADO



Nunca vi uma coisa assim. O Árbitro apita mal, uma pessoa diz para o campo, «olha lá ó árbitro, só vês para um lado»... e começam logo uns tipos a ameaçar... «Pensas que estás em tua casa?»... tive que dizer ao homem que não, que estava num local público. Se pensava que aquilo era espaço só para os do Sesimbra, está muito enganado! É público! Lá o calei... mas passou o jogo todo a resmungar ali ao meu lado, a chamar os nomes mais incríveis a toda a claque do Almada... «Olhem para estas bestas...»... lá dizia o homem, parece que veio da idade das cavernas...

Enfim!

Esperemos que tão cedo não tenha que vir a Sesimbra... aquilo é triste!E gente sem educação!

O pai do Santana teve que sair da bancada, que já estava um tipo a ameaçá-lo...

Gente bruta e malcriada!

LIÇÕES A TIRAR

Depois deste empate... que a meu ver é uma derrota, porque tínhamos obrigação de ganhar este jogo. Nós Temos, claramente, uma equipa mais forte. Mas não soubemos, mais uma vez, mostrar, em equipa, as nossas potencialidades... O jogo acabou por ser muito equilibrado. E sou capaz até de aceitar que na 1ª parte o Sesimbra foi superior. Criou mais oportunidades que nós.



de certa forma, este empate foi até bom para o grupo. Podia haver já quem achasse que esta equipa ia ganhar os jogos todos com muitos golos, sem sofrer golos... pois desenganem-se!
A jogar assim, não vamos ter a vida fácil com as equipas mais fortes.

Se fizerem 50 minutos de jogo a trocar bem a bola, e não 7 ou 8 minutos,  como vai acontecendo... podem ter muito sucesso! Desconcentrados, mal posicionados taticamente, individualistas, sem espírito de sacrifício... todos os jogos vão ser jogos difíceis!


UM DADO NOVO PARA PARTILHAR CONVOSCO E PARA REFLETIRMOS



Ainda sobre o jogo de Sesimbra.

Ligou-me um amigo, que por sua vez tem outro amigo que é próximo do treinador do Sesimbra.
Ora, terão tido uma conversa nestes dias, em que este treinador do Sesimbra (personagem notável, de facto...) terá explicado alguns dos trunfos que a sua equipa utilizou no domingo no campo da Maçã... contra o Almada.


Agora, sentem-se, porque vão ficar parvos com o que vão ler:


Ora o senhor diz assumidamente que todo aquele filme que vimos no campo da Maçã é uma estratégia previamente definida.
Nada foi por acaso.

Está tudo combinado entre equipa técnica, miudos e pais.

Criam um ambiente de extrema pressão sobre os árbitros... Chegaram ao ponto de colocar a cabine dos árbitros numa zona onde se mete toda aquela gente à volta aos gritos a ameaçá-los... até chegam ao ponto de colocar uns «pivôs» na bancada a provocar os pais do Almada (esta parte posso eu confirmar, estavam lá 2 que passaram o jogo todo a insultar... um deles chegou ao ponto de dizer que não podiamos estar ali a falar alto, que não estávamos em nossa casa... que ali era para estarmos caladinhos... Obviamente tive de dizer ao homem que aquilo era um espaço público, que se deixasse de ameaças. Era só o que faltava...)


Do outro lado, junto ao nosso banco de suplentes, juntam então umas dezenas de homens aos gritos a insultarem a nossa equipa... a provocarem o nosso mister e o nosso diretor...   

O que é triste é que se trata de uma estratégia tão absurda, tão baixa, mas deu resultados.
Aqueles árbitros sem carácter e mariquinhas, amedrontaram-se com o ambiente e tinham medo de marcar faltas contra o Sesimbra... Como podem ver no vídeo que fiz, até marcam faltas contra o Almada de jogadas em que é o adversário que faz a falta...
Marcam um golo em que o avançado mete a mão na bola... esquecem-se de marcar um penalti a favor do Almada... etc etc!


Depois, diz aquele senhor, orgulhoso da sua sabedoria como treinador (coitado, nem tem a noção do ridículo...) que viu e reviu até à exasutão os vídeos que tenho colocado da nossa equipa, para estudar a nossa equipa... O homem estava orgulhosíssimo do sucesso da sua estratégia... Porque nos conseguiu tirar 2 pontos...


Imaginem só.... Não é triste???

Em vez de ensinarem os miudos a jogar à bola, montam estratégias de pressão sobre os árbitros para condicionar o desenrolar do jogo!

Triste, muito triste... depois ainda se admiram do futebol que se pratica nalguns clubes, com treinadores destes.... Que vergonha... este mundo do futebol, quanto mais vou conhecendo, mais me desilude! Nunca eu imaginei que pudesse haver estratégias destas... Tudo combinado com os pais... 

E todos contentes porque lá ganharam 1 ponto ao Almada... eheheheh!!!! Que tristeza!

Vou espalhar por alguns blogues, ao menos este senhor vai ser desmascarado no meio do futebol de Setúbal...  Não é que acredite que mude algume coisa, gente deste calibre não tem vergonha na cara...

É a velha lógica, vale tudo para se conseguir resultados! Muito triste!

Sem comentários:

Enviar um comentário