sábado, 26 de novembro de 2011

V. Milhaços - 1 Corroios - 7 INFANTIS A

Ah pois é!
Fui ver um jogo de infantis A do Vale Milhaços.
Estarão intrigados: «Que raio, vai ver os Infantis A do V. Milhaços? Qual o interesse?»

Eu explico:

Tratou-se do 1.º jogo do Mister Pedro Paiva como treinador principal.
Pedro Paiva, que estava como adjunto do mister Nuno Vieira, treinador dos juvenis do Almada, teve este convite para treinar os infantis do V. Milhaços e aceitou. Era umdesafio, acho que fez bem. Um dia tinha que começar como treinador.

O Pedro pediu-me, e eu confesso-vos, sou um admirador do Pedro. Aliás, tenho a certeza que este «miúdo» vai longe. Com apenas 19 anos, quem conversa com ele percebe, tem uma maturidade muito fora do normal para a idade que tem.

É extremamente dedicado naquilo em que se empenha, é um entusiasta do futebol, é humilde, gosta de aprender, é responsável, defende bons valores, ou seja... na minha modesta opinião, este «miúdo» vai longe...



Um dia mais tarde vou poder dizer: «Filmei o primeiro jogo do Pedro Paiva enquanto treinador..., foi a 26 de Novembro de 2011, em V. Milhaços...»  eheheh...

A sério. Deposito mesmo muitas esperanças neste miúdo.
Um miudo que conheci no ano passado, quando ainda era treinador adjunto do Nuno Vieira no Corroios, depois de uma época memorável em que o Corroios atingiu o melhor 4.º lugar de sempre no Campeonato NAcional de Iniciados.

O Pedro abordou-me no final de um treino da Selecção de Setúbal  no Ginásio Clube de Corroios.

«Boa tarde, desculpe, o senhor é o pai do Mário?»...

E depois começámos a conversar, talvez uma hora ou mais... explicou-me porque razão o Corroios estava interessado no meu filho, a conversa correu tão bem que me senti tentado a mudar o miúdo do Almada para o Corroios. A verdade é que o meu filho gostava muito de treinar no Almada e nem sequer quis ir treinar, nem ao Corroios, nem a Belenenses, nem ao Setúbal, nem ao Fabril... clubes que recebeu convites.

Mais tarde... dá-se uma reviravolta no Corroios, a equipa técnica abandona o clube, e sou eu que me lembro de falar com o Pedro, para saber o que se passava!

De facto, estavam fora do Corroios e não sabiam o que iriam fazer! Na altura só pensei no Pedro, fiz contactos para responsáveis da Geração Benfica e expliquei qual era a minha opinião sobre o Pedro. Daí até à entrada do Pedro Paiva no Almada foram apenas uns 10 dias...

O Nuno Vieira acabou por integrar o projeto do Almada igualmente.


Na semana passada o Pedro ligou-me, dizendo que achava que tinha o dever de me contar que tinha tido o convite para ingressar no V. Milhaços, já que tinha sido eu o responsável pela sua entrada no Almada.

Pareceu-me um pouco receoso ao contar-me, mas a minha resposta foi óbvia: «Eu acho muito bem Pedro, se lhe deram a oportunidade de ser o treinador principal de uma equipa, acho bem que aceite o desafio, no seu lugar fazia o mesmo».

E lá está!

Começou a semana passada, e hoje teve o seu primeiro jogo.


ANÁLISE DO JOGO:

Esta equipa do V. Milhaços tem várias dificuldades:

Desde logo, praticamente não tem banco. Tinha apenas 2 suplentes. É pouco, reconheçamos. Na 2ª parte havia vários miúdos de rastos.

Depois, esta equipa tem vários miúdos que, em termos de capacidades técnicas, são muito limitados.

Outros, tecnicamente são interessantes mas com pouca disciplina táctica.

Ou seja, não é fácil gerir aquele plantel. Eu tenho a certeza que o Pedro Paiva vai fazer gigantes progressos naquele grupo, mas sinceramente, não vejo que consiga dali fazer milagres e de repente comece a ganhar jogos...

Eu hoje estava a ver aquele jogo e lembrava-me de uma equipa do meu filho, no Charneca, de Escolas B,  em que o grupo era muito fraquinho e cada jogo o nosso objetivo era perder por menos de 5...   Com este grupo o objetivo não pode ser muito mais ambicioso, há ali pouca matéria prima.


Agora, estas equipas menos fortes têm outros aliciantes. É que conseguir fazer estes miúdos evoluir dá muito gozo.

Nesta 1ª fase, em que faltam apenas 6 jogos para terminar, se conseguir um ou outro empate, será muito bom. Talvez no complementar já consigam fazer melhores jogos.

Era fundamental que o Pedro conseguisse cativar mais 4 ou 5 miúdos para esta equipa, o plantel está muito curto.


DESENROLAR DO JOGO

Apesar da diferença de nível entre as duas equipas, o V. Milhaços fez uma primeira parte excelente.
O Corroios, com uma equipa muito mais forte, quer em termos individuais quer em termos coletivos , conseguiu marcar apenas 2 golos na primeira parte.

Ao intervalo estava 2-0,  num jogo muito equilibrado, a equipa a defender razoavelmente bem, a conseguir esporadicamente algumas bolas perigosas.

Começa a 2ª parte e dá-se a melhor jogada de ataque do V. Milhaços. 1minuto e meio e o Leo, o jogador mais evoluido tecnicamente da equipa, ganhar vantagem sobre dois jogadores do Corroios e faz um passe perfeito para a corrida do avançado, o n.º 5, julgo que é o Gonçalo, que remata bem e faz o 2-1...

Os miudos ficam eufóricos! É um grande golo e dá grande motivação à equipa.

Os minutos seguintes são do V. Milhaços... que controla o jogo, mas foi por pouco tempo.
O desgaste físico dos miudos de azul começa a notar-se e o Corroios volta a dominar.  Vai crescendo, crescendo, e os golos começam a entrar...

O mister vai corrigindo posições, incentivando os miudos, faz tudo por tudo, mas agora o cansaço já não permite aguentar a natural pressão da equipa mais fresca, e mais evoluída. O Corroios chega lá à frente com mais facilidade e começa a marcar com grande facilidade!

Termina 1-7... resultado injusto pelo que se passou em campo.
Um resultado justo teria sido um 1-3 ou 1-4...

No final, Pedro Paiva desalentado com a derrota, mas satisfeito com o desempenho dos miudos. Esforçaram-se deram o litro. E é isso que se quer. Quando se joga com equipas mais fortes... é difícil vencê-las!

PARABÉNS MIUDOS!

PARABÈNS PEDRO

ALGUMAS NOTAS:

O Jogador com mais tecnica individual, o Leandro, de facto segura bem a bola, tem boas fintas, mas tem muito a corrigir. Muitas vezes tem colegas desmarcados, mas não tira a cabeça do chão...   E assim não dá! Vai ter de aprender a soltar a bola no momento certo!

O defesa central é forte fisicamente, é rápido a ir à bola, mas precisa aprimorar o toque de bola... a maior parte dos pontapés de alívio que faz não têm qualquer direcção, é para onde calha. Tem muito para evoluir.  Alguns miúdos t~em pouca intensidade em campo. Têm de estar mais concentrados. às vezes viam-se miúdos perdidos no campo, sem marcar, sem desmarcar...

Falta-lhe alguma cultura táctica, quando se está sobre os defesas adversários e se recebe a bola não se pode ficar à espera que a bola venha para os nossos pés, tem de se ir ao encontro da bola... senão os defesas antecipam-se. Viram-se muitas bolas perdidas por causa desta má recepção.


Os miúdos foram muito empenhados, gostei muito da atitude.

O mister Pedro Paiva foi incansável, do 1.º ao último minuto sempre a gritar para dentro de campo. E, claro, tinha muito para corrigir! Aquele grupo tem mesmo muito para aprender....


UMA CURIOSIDADE:


Aquela equipa de Infantis «A» do Corroios... é uma boa equipa, diria uma equipa muito razoável, mas não é nada de especial. Como se pode ver pela classificação, está em 8.º lugar.

Ora, esta equipa, para o ano que vem, se pensarmos bem...  são estes os miúdos que vão fazer a
equipa de Iniciados que vai competir no Campeonato Nacional. Ou estou a pensar mal?

Ora, se o Corroios não tem equipa de Iniciados «B» ... ou seja, não tem miúdos de 1998, (eventualmente estarão no plantel de Iniciados 2 ou 3 miúdos de 1.º ano).

Das duas uma, ou vai para o Nacional com este miúdos que vi a jogar hoje (e vai descer de divisão, naturalmente...) ou então beneficia da ambição desmedida de alguns miúdos de outros clubes que podem ir tentar a sua sorte no Corroios , de qualquer forma será sempre uma equipa construída totalmente de novo.

Não vai ser fácil


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

FOTOS!











Sem comentários:

Enviar um comentário