domingo, 20 de novembro de 2011

Pinhalnovense - 2 Almada - 5 (CRÓNICA) 20NOV2011

Um jogo que prometia. O Almada tinha vindo a este belo sintético do Pinhal Novo há cerca de mês e meio, ainda antes de começar o campeonato, para um jogo-treino, que assinalava a apresentação da equipa da casa.
Era um momento festivo para o Pinhalnovense, e tudo correu de feição para que a equipa da casa festejasse, com uma vitória por 2-0...

Na altura escrevi-o, e volto a dizê-lo: O Almada pode jogar 10 vezes com esta equipa e ganha 9 vezes, podia perder uma vez... e foi aquela a vez... Acontece!

O Almada tem um plantel muitíssimo superior e tem mais equipa que o Pinhalnovense.

Só que o futebol tem destas coisas. No outro jogo, perdemos por 2-0, e confesso-vos que não vi nada de especial desta equipa. Vi bom futebol, bola no chão, jogadores tecnicamente evoluídos, mas a verdade é que chegaram à nossa baliza 3 ou 4 vezes. Esmagámos, fomos demolidores, falhámos mais de uma dezena de golos de baliza aberta... (Basta olhar as fotografias que meti neste blogue, foram mais de 20 os cantos a nosso favor, inúmeras jogadas de perigo. Umas , a bola teimava em não entrar. Outras, o senhor árbitro tratava de anular.

Só hoje percebi aquela arbitragem... eu às vezes sou muito ingénuo... mas enfim! Hoje é que vi o senhor árbitro desse jogo, é diretor desta equipa. Estava hoje a acompanhar a equipa...  Na altura tinha equipamento de árbitro, não percebi. Agora está tudo explicado! Agora percebo porque é que fez tudo para não deixar o Almada ganhar!
Meu caro senhor... vai perdoar-me a frontalidade, mas o que fez é muito feio: Eu não convido pessoas a minha casa para depois maltratá-las e faltar-lhes ao respeito! Foi isso que o senhor fez naquele jogo! Convidou o Almada para um jogo de apresentação e depois faltou ao respeito aos miúdos... esteve o jogo todo a roubar... e isso é muito feio, muito feio mesmo...
Mas os actos ficam para quem os pratica.
Esse dia em que teve uma atitude muito feia fica no seu currículo. Para sempre.
Mas enfim, é assim a vida.

Curiosamente hoje também ouvi o «grito de guerra» desta equipa do Pinhalnovense, que diz tudo: «GAnhar! Ganhar! Ganhar!»-....

Alguém explica a esta gente que ganhar é apenas o resultado do bom trabalho! Ganhar não é um fim em si mesmo! Penso eu... se calhar estou enganado!

Está tudo dito! Há clubes assim. Vale tudo para se ganhar... mesmo em escalões de miudos... MAs passemos adiante!

EQUIPA

Ruben
Torres
Rafa
Santana
Daniel Carvalho
Mário
Leo
Gonçalo
Varandas
Iuri
Tiago Lopes

SUPLENTES

Carmelo
Dioguinho
Didi
Ricardo
André
Filipe



NÃO CONVOCADOS
Diogo Liladar
Garcia
Kardi
André Horta
André Figueiredo
Virginaldo
Pedro Carreiras




GOLOS:


Iuri
Tiago Lopes
Leo (penalti)
André
Gonçalo

SUBSTITUIÇÕES:

Ao intervalo
sai Ruben entra Carmelo
Sai Tiago Lopes entra André Carvalho
Sai Miguel Torres entra Didi
sai Daniel Carvalho entra Dioguinho

A meio da 2ª parte
Saiu Varandas entrou Ricardo
Mais tarde
Saiu Leo entrou Filipe

aos 30 minutos
Saiu Rafa entrou Zé


DISCIPLINA:

JOGO SEM CARTÕES
Foi um jogo sem violência. Existiu intensidade, mas não houve maldade, de parte a parte!
Se justificasse cartão talvez apenas os puxões nos braços dos jogadores do Pinhalnovense.


ARBITRAGEM

Não foi das piores que vi. Teve alguns erros, 2 deles podiam ter condicionado o resultado, o golo anulado, e deixar passar um golo deles fora de jogo... depois algumas faltas puxadas a favor do Pinhalnovense ... mas nada de especial.

Numa avaliação de 0 a 20, daria 12 valores. Uma nota positiva, mas fraquinha.




O JOGO DE HOJE

Dizia eu que naquele jogo de há mais de um mês não vi nada de jeito nesta equipa. Marcaram dois golos em contra-ataques, com falhas clamorosas da nossa defesa. Mas fizeram muito pouco. Quase não passavam de meio-campo.

Curiosamente, hoje, jogo em que ganhamos por 5-2, uma vitória clara, já achei a equipa do Pinhalnovense bem mais forte. Hoje gostei imenso de alguns momentos em que metiam a bola no chão, trocavam a bola nos pés... vi momentos excelentes! PARABÉNS aos miúdos do Pinhalnovense.
Gostei da equipa que vi jogar!


Este jogo, em relação ao outro, teve algumas diferenças.

Desde logo o árbitro. Apesar de, na 2ª parte ter inventado umas faltas a favor da equipa da casa, e de ter ignorado do 1.º ao ultimo minuto os empurrões com os braços e os puxoes de camisolas dos miudos do Pinhalnovense, não se pode dizer que tenhya sido um árbitro demasiado tendencioso.
Cometeu alguns erros, é verdade.

2 pareceram-me graves. Mas só o escreverei aqui quando tiver a certeza, depois de ver o vídeo.
Pareceu-me que o golo anulado ao Rafa não tem qualquer falta. O Guarda-redes não chega à bola e cai para trás sobre o Santana... não há qualquer falta.

O 2.º golo do Pinhalnovense, está um jogador deles plantado na área... está fora de jogo uns 2 metros...  mas enfim, aqui culpo os nossos defesas que ficam com o braço no ar... e já sabem que no futebol não se pode confiar nos árbitros... tinham de ir atrás recuperar a bola.
Estou farto de dizer isto. Nunca, mas nunca se fica à espera da decisão do árbitro... podem perder-se jogos por causa desta exagerada confiança...

De qualquer forma, voltarei ao assunto depois de ver o vídeo. A ser certo aquilo que escrevo, são dois erros graves que fazem toda a diferença. EM vez de 5-2 ser 6-1 conta pouco... mas no desenrolar do jogo, se aqueles golos tivessem finais diferentes... tudo poderia ter seguido um rumo mais favorável ao Almada...

Outra diferença, a atitude da nossa equipa.

Posso estar errado, mas sinto a equipa mais unida. Há mais entre-ajuda e isso faz a diferença.

No plantel, dois jogadores essenciais

Outra diferença, hoje temos o Gonçalo e o Iuri que não jogaram no Pinhal Novo. (Iuri estava lesionado, Gonçalo só entrou na 2ª parte)
Ainda por cima foram dois jogadores que hoje tiveram um papel muito importante na equipa.




ANÁLISE GLOBAL

Gostei muito de ver a atitude da equipa. Estiveram confiantes, entregaram-se ao jogo, foram lutadores. Assim dá gozo de ver.
É claro que só a atitude não serve para nada. Mas é muito importante.

Hoje, por exemplo, houve vários jogadores muito abaixo das suas capacidades. O Torres estava muito infeliz, tudo lhe saía mal, o Tiago Lopes apático à espera da bola, o Varandas muito bem ofensivamente mas ficava parado quando era preciso fechar ao meio quando a defender, o Leo esteve anormalmente macio a meter o pé à bola... e recuperou pouco, corre para a frente, vem a andar para trás...  os centrais continuam a arriscar muito com a bola nos pés, têm de simplificar...

Ou seja, notaram-se várias fraquezas, mas globalmente a equipa esteve muito forte.





PRINCIPAIS MOMENTOS DO JOGO:




1ª parte muito competitiva!
Notavam-se alguns jogadores do almada muito desinspirados, cheguei a temer o pior nos primeiros 20 minutos

Depois, nessa sequência de jogo muito atabalhoado,  o árbitro a anular-nos 1 golo, que pareceu limpo!

Passados uns minutos, numa jogada de insistência o Iuri dá o litro, não desiste, e faz o 1-0.

Um golo que premeia a equipa com mais atitude... mas continuávamos com um futebol muito irregular.

O Torres completamente azarado! Não saía um único passe!
O Migalhas, lá à frente a dar pouco trabalho aos defesas, não estava nos seus dias.

Só que o futebol tem destas coisas. Os dois jogadores menos bem na partida, são precisamente esses dois jogadores que constroem uma jogada fabulosa, que resulta num grande golo.

E, curiosamente, fazem talvez o golo mais importante da partida. O 2-0 confere logo alguma tranquilidade à equipa. O que não tinhamos até àquele momento...

Torres sobre com a bola ao meio, faz um balão por cima do defesa e mete a bola mesmo a jeito para o Migalhas fazer um balão, com exímia técnica, a meter a bola nas malhas..:



É assim o futebol:

Depois o Almada começa a ganhar mais consistencia... Um jogo mais controlado, o terceiro golo surge de uma insistencia do Daniel à esquerda, finta vários e com a sua finta curta, já dentro da área, leva um ligeiro toque e cai... o árbitro marca penalti.
Eu confesso-vos que esta é daquelas bolas  em que se o árbitro não marcasse penalti não me escandalizava, mas temos de sublinhar que é muito bem feito pelo Daniel.

Ele está num desequilíbrio tal que basta um ligeiro encosto para cair... e é o que acontece!

É mérito do Daniel!

Marca o penalti o  Leo... Que o faz como ninguém!
Com grande tranquilidade.

3-0

Mas mesmo assim, nada está decidido!
Este Pinhalnovense não é uma equipa tosca, mostra bom futebol e tem alguns jogadores que desequilibram.

O n.º 9, pelo que ouvi, chama-se Edi, é fortíssimo fisicamente, joga muito com os braços, é muito rápido e tem uns pés fabulosos.
Sorte nossa que é daqueles jogadores que exagera na finta... e muitas vezes conseguimos anular o perigo.
Mérito para o Mário que também não o deixou jogar, sempre em cima dele... E o inverso também é verdade... o miudo chegava a agarrar o Mário pela cintura... eheheh...

Foi uma disputa muito dura mas interessante, ali ao meio-campo.

INTERVALO
3-0 para o Almada
Substituições:
sai Ruben entra Carmelo
Sai Tiago Lopes entra André Carvalho
Sai Miguel Torres entra Didi
sai Daniel Carvalho entra Dioguinho

Atenção ao Edi, médio centro deles é um jogador acima da media, a qualquer momento pode criar uma bola de muito perigo.

Ao meio, o Gonçalo está muito bem, a colocar muita pressão neles, a roubar bolas, a empurrar a equipa para a frente, mas falta alguma atitude ao Leo. Ou rebentou fisicamente na 1ª parte, ou não está bem...

O meio campo está a ficar deles, o 9 está praticamente anulado com a marcação do Mário, mas entretanto o Pinhalnovense mete um extremo esquerdo muito bom jogador.  Eles começam a criar algum perigo.

O Santana tenta levar a bola nos pés mesmo no centro do terreno e perde a bola... Acontece, mas ali não se deve arriscar tanto a sorte...  Eles metem no avançado que puxa a bola para o lado, estoira e surpreende o Carmelo... um remate mesmo ao canto.
Golo deles!
3-1

Depois seguem-se 5 minutos de erros sucessivos da nossa equipa... Volta a intranquilidade.

A coisa está preta para o Almada. São eles que criam mais perigo.

Aos 7 minutos  da 2ª parte são  eles mais ofensivos
Mais um contra-ataque deles... Estamos a perder as primeira bolas... Os ressaltos são todos deles.
O treinador grita para o campo: «Quero mais atitude, parece que estão a dormir!»

É neste contexto que surge um pontapé lá para a frente, por cima dos defesas da equipa de azul, o André Carvalho é muito rápido, persistente, o defesa tenta agarrá-lo,  empurra-o, mas o André aguenta a pressão e  não se faz à falta, insiste, insiste, até que fica sozinho de frente para o guarda-redes, avança com a bola nos pés, tranquilo, e espera o momento certo para meter a bola no canto..:

Confesso que fiquei surpreendido com a tranquilidade do André... soube esperar pelo momento certo de rematar!
Excelente!

4 a 1

Este golo vem mesmo a calhar, porque passávamos por uma fase em que a equipa adormeceu e o Pinhalnovense estava a controlar.

A partir daqui a principal nota é que o árbitro começa a inventar faltas contra o Almada.
Há uma falta violentíssima sobre o Iuri... vá lá... desta vez viu! Lá marcou a falta.

Estamos aos 18 minutos da 2ª parte

Mais uma boa jogada de entendimento entre Iuri e André.

Mais uns minutos e nova jogada de entendimento entre Varandas e André.
A bola acaba a sobrar para o Gonçalo que estoira do meio da rua...
O Guarda redes pensa que vai muito alta e nem salta, mas a bola vai à barra...

Agora está o Almada a dominar.

E é num contra-ataque deles, um pontape para a nossa área e esta lá um jogador sozinho.  Faz golo!
Os nossos defesas reclamam fora de jogo...

Não tenho a certeza! Só com o vídeo será possível confirmar.

Aos 22 minutos mais uma  grande jogada na área, mais uma vez o André, que fez aqui um grande jogo!
A fazer muito bem de pivô  e o Gonçalo a fazer o golo

5 a 2

Aos 23'' sai varandas entra Ricardo.

Mais uma grande jogada do Gonçalo...

Aos 26 falta feia sobre o Mário. Aquele n.º9 está a perder a cabeça...

O treinador deles parece que está a pensar o mesmo que eu e substitui o 9.
Sai o EDI, o jogador mais perigoso da equipa. Boa notícia para nós!


Aos 27 estamos mais fortes. Somos nós a dominar de novo!

Carracinha a subir muito bem no corredor, mas falta a compensação dos médios e extremos...


Aos 30 sai Leo e entra o Filipe

Aos 32 sai o Rafae  entra o Zé

O Fiscal de Linha assinala 4 minutos de compensação.
árbitro volta a inventar, mesmo no fim, inventa faltas para a equipa da casa.


Mas de pouco adiantava. Almada dominava e leva o jogo tranquilamente até ao fim.

Acaba com os 5 a 2.



DESTAQUES


A equipa esteve globalmente bem. É verdade que muitas coisas não funcionaram bem... ou melhor... não funcionaram como gostaríamos que tivessem funcionado. Mas o futebol também tem disto. A gente só consegue fazer aquilo que os outros nos deixam fazer! Hoje tivemos um adversário difícil, as coisas não foram fáceis.

Destaco hoje o desempenho colectivo do grupo.
Houve jogadores ao seu habitual nível, como exemplo do Gonçalo, do Iuri, do Mário, do Daniel Carvalho, do Dioguinho, do Didi, do Ricardo, que estiveram bem,  depois houve 4 ou 5 que estiveram abaixo daquilo a que estamos habituados  - mas é normal, ao longo da época muitos jogadores vão estar menos bem, é por isso que existe o banco de suplentes, para compensar esses dias menos felizes -  e houve, a meu ver, um jogador que surpreendeu muito pela positiva, o André Carvalho: Andou ali a chatear os defesas, a pressionar muito, a obrigar a jogar mal, a correr para um lado e para o outro, a colocar pressão... Aquele golo foi a cereja no topo do bolo, mas mesmo que não tivesse marcado aquele golo eu atrever-me-ia a eleger o André Carvalho como a revelação deste jogo! Parabéns André!
Foi muito lutador, nunca desistiu da bola, foi uma autêntica «carraça» junto dos defesas... e quem beneficiou com isso foram os médios, nomeadamente o Gonçalo, que aproveitava as bolas mal controladas pelo adversário.


PORQUE FORAM TÃO MAUS OS 1ºs 20 MINUTOS
???

A temperatura estava muito baixa. Não sei se repararam, mas deviam estar pouco mais de 12 ou 13 graus... Se calhar deviam ter feito um aquecimento específico para aquecer bem... Talvez  isto explique a apatia de alguns jogadores que, normalmente, não estão assim tão parados...

Sem comentários:

Enviar um comentário