terça-feira, 1 de novembro de 2011

Trafaria - 0 Almada - 1 CRÒNICA 01NOV2011

Jogo de treino.
Mister Ricardo quis levar os miudos que têm jogado menos, e a meu ver, muito bem!
Todos os 25 miudos fazem parte do grupo, alguns têm jogado mais, outros menos, é importante que todos tenham a oportunidade de ter competitividade!
Apoio 100% esta opção.

Algumas pessoas criticavam o facto de estarmos a fazer jogo-treino com uma equipa que compete no nosso campeonato, e com quem vamos jogar daqui a 2 semanas. Na sua opinião, estaremos a dar trunfos ao adversário de observar o nosso tipo de jogo.
Na minha opinião, este argumento não colhe. Desde logo porque a maioria dos miudos que jogam na equipa principal não estiveram hoje no Campo Pepita...

EQUIPA:

Ruben
Didi - direita
Zé - central
Pedro Carreiras - central
André Figueiredo - esquerda
Miguel Torres - trinco
Filipe
André Horta
Garcia - direita
Virginaldo - esquerda
Tiago Lopes - avançado

SUPLENTES

Carmelo
Kardi
Ricardo
André

NÂO CONVOCADOS

Gonçalo - ainda de castigo
Diogo Liladar - fim de semana fora
Santana
Rafa
Daniel Carvalho
Dioguinho
Leo
Mário
Varandas
Iuri


SUBSTITUIÇÕES

Como se tratava de um jogo-treino, o mister foi trocando ao longo do jogo, experimentou várias posições, mudou muito, muitas posições e todos os miudos jogaram muito.

GOLOS:

André Horta, a meio da 1ª parte



ANÁLISE DO JOGO


Não sabemos se aquela era a equipa principal do Trafaria, se jogou com todos os seus elementos, não fazemos a mais pequena ideia.

Do que vi, tratou-se de um jogo muito equilibrado. Se tivesse acabado com um empate, seria justo. Nenhuma das equipas se evidenciou mais que a outra. Houve momentos do Almada, e momentos do Trafaria:

A primeira parte foi muito disputada e sem grandes possibilidades de golo. Numa ocasião de muita confusão na área, o André Horta dominou bem a bola e fez um balão ao guarda-redes, um excelente golo do André, que hoje não esteve especialmente esclarecido, muitos pontos abaixo do bom jogo que fez contra o Vasco da Gama.

O Trafaria também teve uma oportunidade na 1ª parte, numa bola em que o Ruben ficou apático... não esteve bem, acontece. aparece um avançado na pequena área a rematar ao lado... ... uma bola demasiado óbvia, alta, a vir lenta de fora da área.
No restante tempo, o Ruben teve pouco o que fazer e o que teve de fazer, fez bem!! Como estamos habituados a ver!

Na 2ª parte, o Trafaria conseguiu ter alguns momentos de maior preponderância, a nossa defesa com algumas falhas e o Trafaria criou 3 ou 4 oportunidades de golo. Valeu o empenho do Carmelo que fez duas grandes defesas.

Na parte final do jogo, o Almada esteve muito bem, e criou umas 4 ou 5 bolas de muito perigo, o Ricardo a entrar muito bem no corredor e a centrar bem para a área. Numa dessas entradas à linha, o Ricardo corre rapidíssimo para a área e aparece de frente para o guarda-redes... pena que não teve o esclarecimento necessário para meter a bola na balisa e chutou contra o guarda-redes...

Noutro momento, os nossos miudos a trocarem muito bem a bola, o Kardi a receber a bola à entrada da área, tira um jogador da frente e faz um remate poderosíssimo, mas sai por cima da barra... Se vai ao ângulo... era um golaço de encher o olho.

O Kardi ainda tem uma outra oportunidade na entrada da área, mas não quis ser egoísta e fez um excelente passe para o André Carvalho que aparece isolado na área... mas a defesa acaba por cortar...

Mais uma vez, tal como no jogo de domingo, voltou a ver-se muitas deficiências na concretização.
Parece-me que estes miúdos precisam treinar algumas horas o remate, os centros, os cabeceamentos. É que já estamos muito evoluídos a subir com a bola nos pés - já não me lembro de ver aquelas biqueiradas para a frente , próprio das equipas sem escola de formação -  a fazer subir as alas, já conseguimos muitos centros para a área... mas depois todo este trabalho resulta em... nada!
Falta agressividade a atacar a bola na área... vê-se a bola pelo ar e não há um único miudo a elevar-se para cabecear a bola para a balisa... vêem-se remates muito atabalhoados (o melhor remate do jogo foi do Kardi - jogador que não treinava há mais de um ano)  e parece-me que esta é, agora, uma das falhas mais flagrantes no desempenho do nosso grupo. Falta concretização.
Chegamos com a bola à área adversária, trocamos bem a bola... mas depois a balisa aparece-nos como uma coisa assustadora... parece que temos medo de meter lá a bola! Ficamos nervosos, falta convicção, falta tranquilidade na decisão.

Há que treinar os cabeceamentos... hoje num canto a bola vem alta ao 2.º poste e o que vemos? um jogador a tentar ir lá com o pé... isto é absurdo!


DESTAQUES


Num jogo em que alguns miúdos estiveram muito abaixo das suas capacidades, houve, no entanto, a meu ver, alguns jogadores que sobressaíram.
Estas opiniões valem o que valem... outras pessoas podem ter opiniões diferentes, mas esta é a minha:

Pedro Carreiras. Cada vez gosto mais deste miúdo. Muito esclarecido, excelente tecnicamente, a corrigir apenas algumas questões táticas, embora estivesse a jogar a central e não seja esta a posição a que estará mais habituado. Mas adorei ver a inteligência com que lê o jogo, a tranquilidade na abordagem da bola. Excelente. Um bocadinho mais de intensidade e não tenho dúvidas de que é jogador para ganhar a titularidade quando surgir uma oportunidade. Dará um bom trinco!

Zé: Fez uma primeira parte excelente. Decidido, sem meias-tintas, a despachar quando é de despachar, a meter a bola com rapidez, sem complicar. Foi perfeito. Na 2ª parte já cometeu alguns erros. Um central quando tenta antecipar-se ao adversário não pode falhar. Quiando decide ir... é dele e acabou! E teve 2 ou 3 situações em que tentou antecipar-se e chegou tarde... e isso não pode acontecer! O avançado entra sozinho.... Mas globalmente esteve muito bem! Cada vez melhor!

Ricardo: Cada vez mais confiante, o Ricardo está a conseguir subir na linha, ultrapassar o adversário e subir no terreno. Falta-lhe aperfeiçoar o momento do centro. Ainda tem situações em que leva o esforço longe demais e acaba por perder a bola... Passou por um, tem 2 jogadores na área, é de centrar logo! Cada vez melhor...  Ainda tem muita margem de progressão! Está muito rápido e lutador na disputa da bola. Que era o que lhe faltava no início... quando entrou neste plantel! Agora só falta corrigir pormenores, e temos ali jogador para os melhores jogos!


Virginaldo: A evoluir muito semana para semana. Já tomou consciência de que não é muito rápido e já não arrisca tanto na finta comprida (que raramente resultava) e agora aposta na tabelinha e na finta curta a procurar espaço. Fez um excelente jogo. Gosto de o ver à esquerda, pois puxa a bola à direita e pode meter no meio ou centrar na área. Adorei ver.

André Carvalho: Não é dos jogadores mais dotados tecnicamente, mas tem uma grande qualidade, é rapidíssimo e é muito lutador. Qualidades muito importantes neste escalão. É uma aut~entica carraça a pressionar os defesas, vai à esquerda, vai à direita, vai atrás... ganhou muitas bolas para a equipa por ser muito pressionante. Os avançados não servem só para marcar golos, também servem para ganhar bolas ao adversário, e o André hoje esteve muito bem! Gostei de ver!

Kardi: Foi talvez o jogador que jogou menos minutos, mas percebe-se, esteve um ano parado, só recentemente retomou os treinos, nota-se que está lento e pesado. Mas isso não lhe anula a capacidade técnica e a inteligência, esses são atributos que estão sempre lá, e quando tem a bola nos pés, o Kardi é muito inteligente e sabe exatamente o que deve fazer. Apesar dos cerca de 15 minutos que jogou, o Kardi teve uns 3 ou 4 momentos em que mostrou as suas capacidades. Um remate fabuloso, 2 ou 3 passes magistrais. Força Kardi, gostámos muito de te ver.! Mais leve e com mais intensidade, és uma mais-valia naquele meio campo.

Filipe: Tem uns pés excelentes, mas falta-lhe intensidade.  Movimenta-se no meio campo com grande estilo, o problema é que está a jogar sem um pingo de intensidade, é muito macio a ir às bolas, é lento a recuperar, e isso compromete as suas capacidades técnicas. Chega tarde às bolas. Porque quando tem a bola nos pés decide quase sempre bem... há que treinar a intensidade «Zuca»! Nos treinos dá o litro, faz corridas de 50 metros, treina a rapidez. Quando conseguires ter a intensidade de um Varandas, de um Iuri, vais ser um jogador fabuloso! Tens o mais difícil, a técnica, falta-te o mais fácil, a energia. Só precisas de te esforçar mais... só isso!


Garcia: Quando percebe que a trocar a bola é mais fácil subir no terreno faz excelentes jogadas, mas quando acha que através da fintinha repetida consegue alguma coisa estraga tudo. Hoje, felizmente, percebeu que não ia longe se insistisse nas fintas e passou a jogar muito melhor. Como é bom tecnicamente, tem de aproveitar os momentos em que tem a bola nos pés para decidir bem, já que fisicamente está quase sempre em desvantagem. Hoje teve momentos maus, mas alguns momentos muito bons, nomeadamente na 2ª parte. Se entender isso... vai evoluir muito!

Carmelo: É um bocadinho ingrato para os guarda-redes jogarem numa equipa que deixa pouco o adversário chegar à baliza. Hoje o Carmelo teve apenas 2 ou 3 situações em que foi chamado a agir... e em todos os casos esteve muito bem! Parabéns!

André Figueiredo: Quando não inventa, cumpre a tarefa na perfeição, mas às vezes quer arriscar um bocadinho mais e... pronto, corre mal. Hoje teve um jogo muito bom, a cumprir muito bem, não tivessem sido 2 ou 3 falhas descaradas... Mas globalmente foi rápido, decidido, ainda a denotar a falta de competitividade. Não esquecer que voltou aos treinos apenas há 2 semanas.




NOTAS FINAIS:



Se esta é a equipa principal, do Trafaria, mostrámos que temos equipa para disputar o jogo.
Parece-me uma equipa com alguns bons valores, mas ainda um pouco desequilibrada em alguns sectores. Notei um menino pequenino, n.º 17, não sei se é infantil, mas certamente que é Iniciado «B»... com uns pés fabulosos!
Guarda-redes do Trafaria esteve muito bem! A resolver bem as várias situações de perigo.
Estive na bancada, por trás do banco do Trafaria, e gostei muito da mensagem positiva que era transmitida para dentro de campo. Numa ou outra situação mais dura, quando os miudos diziam um ou outro palavrão, o treinador atuava logo para acalmar os ânimos. Assim é bom de ver!

Globalmente foi um bom treino. Temos de notar que alguns dos jogadores da nossa equipa ainda não tinham competido esta época, falta-lhes o ritmo da competição. Considerando esse facto, acho que estivémos muito bem!
PARABÈNS MIUDOS!


MARCOS VAI VOLTAR?


O Marcos, que esteve na nossa equipa a época passada, mas decidiu sair para tentar a sua sorte no Pescadores, esteve hoje com os nossos miudos nas bancadas do Trafaria. Segundo contaram os miúdos, o Marcos está arrependido de ter saído do Almada. Quer voltar.
Só para Janeiro, terá dito.
Todos os miudos são bem-vindos no Almada, desde que venham com vontade de dar o litro e de trabalhar para o grupo.
É verdade que já temos um plantel comprido (25 jogadores) mas também é verdade que só temos 2 centrais, o que nos cria dificuldades se houver alguma lesão de um dos centrais.

Não sei qual é a decisão da equipa técnica, mas tenho a certeza que se o Marcos voltar terá a noção de que vai ter de trabalhar muito para ganhar a titularidade, é que a dupla Santana/Rafa tem estado muito bem, e quando as coisas estão bem... não se mexe!




Sem comentários:

Enviar um comentário