domingo, 25 de setembro de 2011

Almada «A» - 0 Sport Lisboa e Benfica «B e A» - 3

16:50
O sintético cheínho.
Muitos pais e amigos a assistirem
Foram cobrados 2 euros para se assistir aos jogos.
A pequeníssima bancada estava cheia, o corredor repleto, as escadas carregadinhas de gente.
É bonito ver o clube assim, cheio de gente!


O Almada a jogar com o equipamento branco (do ano passado...)
O Benfica «B» tinha a jogar 5 miúdos da equipa «A».
Lá estava o nosso conhecido Xavier, o central da selecção de Setúbal, que saltou do Alcacerense para o Benfica.
E, segundo uns pais que estavam ao meu lado, estavam naquela equipa 5 miudos da equipa A»

Era uma equipa mais forte que aquela que jogámos no final da época no Seixal e que ganhámos por 4-3

Mesmo assim, confesso que esperava muito mais de uma equipa do Benfica.
Já descrevo os aspetos positivos que vi naquela equipa, mas começo pelas negativas, porque precisamente não esperava ver numa equipa que deve ser, supostamente, das melhores do País.

Por exemplo, não esperava que uma equipa do Benfica fizesse aqueles truques manhosos de atirar a bola para fora depois de o árbitro assinalar falta... só para atrasar a equipa adversária.
Estou habitiado a ver este tipo de jogo em equipas fracas, com truques manhosos, porque assim com truques conseguem contrariar um bocadinho a ascendência da equipa adversária.
Uma das melhores equipas do País a fazer isto... contra uma equipa da 2ª distrital... confesso... não esperava ver. Mais grave, não vi o mister Celikaya a corrigir... o que leva a pensar que estaria a gostar de ver... o que me desilude muito.

Curiosamente, a única vez que um jogador do Almada fez uma dessas manhas, que foi o Leandro, levou logo cartão amarelo... o Benfica fez daquilo em quase todas as faltas a favor do Almada, e foram muitas, mas o árbitro não queria incomodar as super estrelas do Benfica, certamente...

Não gostei de ver também alguma agressividade feia. Aquelas bolas em que se levanta os pitons para aleijar o adversário... carrinhos feios quando a bola já não está lá... só para aleijar o adversário! Muito feio!
Cortes brutos em que se dá na bola mas se deixa a perna só para atirar o adversário ao chão.
Muito feio!
Desiludiu-me!
Uma das melhores equipas do País não devia precisar de jogar assim... digo eu...
Mas se calhar sou eu que estou enganado... se calhar nas grandes equipas o que interessa é só ganhar... e todos os truques também valem. É pena que seja assim!
Se assim é... agradeço muito ao mister Ricardo por ensinar o grupo do meu filho a jogar limpo!
Acho que assim é que deve ser!

EQUIPA (26)

Ruben
Miguel Torres

Rafa
Santana
Daniel Carvalho
Diogo
Leo
Gonçalo
Varandas
Iuri
Tiago Lopes

(esta é a equipa principal que presumo vai iniciar a maioria dos jogos)

NO BANCO
Carmelo
Dioguinho

Didi
Garcia
André
André Horta
Filipe


Ricardo
Pedro Carreiras
Virginaldo



LESIONADOS:
Mário
Kardi
AUSENTES:
André Figueiredo
Henrique





ANÁLISE DO JOGO


A primeira parte foi do Almada.
Se houve uma equipa que merecia estar a ganhar na primeira parte era o Almada.
A jogar muito no meio campo adversário. A dominar e a controlar mais a bola, a jogar com mais intensidade.
A criar várias oportunidades.
Podiamos ter feitos uns 3 golos... Há 1 então que só não entrou por milagre, o Daniel Carvalho entra no corredor esquerdo, mete a bola cruzada, mas o Tiago Lopes ia ligeiramente atrasado, não chegou a tempo de encostar a bola e a bola passou a 10 centimetros do poste.

Mas houve mais. Foram várias as oportunidades flagrantes.

O Golo do Benfica na 1ª parte, não percebi bem, alguma atrapalhação na área e a bola acaba por entrar...
O resultado ao intervalo é enganador.
Se havia uma equipa que merecia estar a ganhar era o Almada.
O Benfica a desiludir... jogo muito atabalhoado... os passes a não sairem bem, a jogarem muito duro...

Na 2ª parte tudo mudou, o Benfica começou a controlar o jogo.
Mais posse de bola, mais ofensivos, a chegarem mais facilmente à nossa área.
Entretanto o Mister Ricardo começa a fazer algumas substituições, o que tinha de fazer.
Tratava-se de um dia de festa, numa inauguração, muita gente a ver, contra o Benfica, tinha que meter todos os miudos a jogar.

Se não o fizesse seria uma vergonha! Ainda bem que o fez.
Embora tenhamos que admitir que a equipa ficou mais fraca.

Mas o que é mais importante? O resultado de um jogo de brincadeira, de treino? Ou permitir a todos os 22 miudos alguns minutos de jogo contra o Benfica? Eu não tenho dúvidas... o resultado era absolutamente secundário!
Parabéns ao Mister Ricardo... tenho a certeza que teve pressões para não mexer na equipa principal, mas fez o que tinha de fazer! E bem!

Bem notei que alguns miudos ficaram amuados porque perderam, porque não jogaram todos os 70 minutos...  Para esses amuos... sinceramente, já me cansa escrever isto...

Só há uma solução: Alguém que lhes explique que fazem parte de uma equipa. E têm de respeitar os colegas da equipa.
Se para esses miudos que amuam por terem ficado de fora 10 minutos de jogo os seus colegas que só jogaram 10 minutos não deviam sequer ter entrado... Desculpem-me dizer isto, mas não temos equipa. Não temops respeito pelos colegas.
Temos miudos que se acham tão bons, tão bons, que os outros nem merecem jogar...  Isso é muito feio e mina todo o espírito de grupo.

Eu lamento dizer isto, mas o mister Ricardo tem ali muito trabalho a fazer! Se não corta pela raíz este ambiente no grupo em que uns se acham intocáveis e podem fazer o que quiserem...  Nunca terá uma equipa! Jamais...

E é pena...


Quanto às duas equipas em jogo.
Diria que o Benfica bateu claramente o Almada em disciplina tática.
Os jogadores sabem exatamente onde devem estar. Os jogadores que devem marcar, o espaço que devem ocupar quando a equipa ataca. Na perfeição. O Almada continua a ter muito a corrigir... os 2.º e 3.º golos do Benfica são prova dessa indisciplina tática... No 2.º aparece um jogador do Benfica completamente sozinho no corredor esquerdo... o lateral subiu mas ninguém compensou essa subida...   No 3.º são os centrais que estão desatentos demasiado subidos no terreno e deixam outro jogador do Benfica completamente sozinho...
Já para não falar que alguns dos nossos jogadores estão preocupados em arranjar as meias quando a equipa adversária está a marcar um livre perigoso... assim não dá! Se só nos concentramos quando é para tentar marcar golo, e descuramos a equipa quando é para defender... a equipa adversária está em vantagem...


DESTAQUES

Confesso que não gostei muito do futebol praticado em termos de conjunto. Houve bons momentos, mas muito esporadicamente. Houve muito individualismo.
A equipa esteve muito bem em termos de intensidade.
Eu diria que alguns dos nossos jogadores podiam estar na equipa adversária que não se notaria grande diferença.  Em termos de valor individual!
Em termos de jogo coletivo, foi fraco.
Talvez por ser contra o Benfica, agarraram-se muito à bola. Eu não gosto de ver, confesso!
Alguns miudos ainda não perceberam uma coisa básica: Quanto mais jogarem para a equipa, mais sucesso vai ter a equipa, mais sucesso vão ter em termos individuais. Tentar a finta até à exaustão... não é bom futebol! Chama a atenção, é verdade, mas quem vê comenta: «Épá, aquele miudo é bom jogador, é pena é que não passa a bola a ninguém... »

Não ajudam alguns apelos que saem dos pais a partir da bancada:
«Marca um golo para mim!»... incentivos ao individualismo... sinceramente... não ajuda mesmo nada!
Mas infelizmente muita gente ainda não percebeu que o futebol é um desporto coletivo. Não interessa quem marca o golo! Interessa que a equipa marque golos e tenha sucesso!


Em termos individuais destaco alguns jogadores, mais pela entrega, pela intensidade no jogo (se esquecer que coletivamente não estiveram muito bem):

Miguel Torres
Varandas
Iuri
Gonçalo
Dioguiinho
Leo


JUVENIS CONTRA ORIENTAL


Os juvenis jogaram contra o Oriental. Mas não sei resultados.
Senti nas bancadas algum mau-estar de pais de alguns miudos dos juvenis.
Não sei se é verdade, não fiquei para ver, mas comentaram que não foi convocado para este jogo de inauguração um único jogador do Almada de 1996. Um único... e, diziam-me, só levou 17 jogadores...
Ora, se aquilo era a «Festa do Futebol», uma brincadeira para a inauguração, então não era de fazer como fez o mister Ricardo, levar todos os miudos e deixá-los jogar todos?
Sinceramente... há coisas que não compreendo!
Percebo que numa equipa que tem a ambição de subir de divisão possa vir a ser muito criterioso na escolha dos jogadores quando estiver em competição... mas num jogo de brincadeira numa dita «Festa do Futebol?»?????
Bem, esses pais mostravam grande desagrado. E comentava-se que 2ª feira vão aparecer mais 3 ou 4 jogadores para este plantel do Almada ... ou seja... mais uns tantos do Almada que vão ser dispensados!
A coisa tá complicada nos juvenis...

Não sou fundamentalista nestas coisas.
Compreendo que, num escalão de juvenis, já passou a fase da formação, as coisas começam a ser mais competitivas. Só os melhores vingam, e as escolhas têm de ser feitas com rigor!
Os miudos devem ter a capacidade de perceber que há outros melhores... e que não têm lugar naquele plantel!
Agora... eu acho que há maneiras de fazer essa selecção... Há maneiras de falar com os miudos, de lhes explicar.
Espero que essas conversas estejam a ser bem feitas!
É que, assim como entraram de rompante uma dezena de miudos, ou mais, também podem sair... basta que o treinador queira sair do clube, leva os miudos todos atrás... E depois o que vão fazer? Mendigar àqueles a quem deram um chuto no rabo para voltarem ao Almada?

Estas coisas devem ser bem feitas. H+á miudos com ligações ao clube há 7 anos, há 5 anos, há 4 anos... não basta dizer, «vai-te embora, não tens lugar aqui!»... é preciso perder tempo com as pessoas... explicar tudo muito bem... dar saídas, alternativas...
Não é fácil, eu sei...

Sem comentários:

Enviar um comentário