quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Fazer crescer o Almada - procurar patrocínios

Tenho que confessar algum desencanto... esperava muito mais desta nova época do Almada.
Esperava mais iniciativa, mais coordenação, mais ideias, mais vontade, mais ambição.

Não quero com isto dizer que acho que está tudo mal... não sou um pessimista, sou otimista por natureza, gosto de pautar a minha vida por acreditar que amanhã será melhor que hoje.
E não perdi as esperanças de que o clube cresça, de facto...

Mas não posso deixar de manifestar aqui algum desencanto.
Dou o exemplo do nosso escalão, de Iniciados.

Conheço relativamente bem o grupo de pais, entraram esta época mais uns 7 ou 8 miudos, já conheço alguns desses pais «novos» na comunidade dos Iniciados e não tenho quaisquer dúvidas de que temos ali um grupo que podia ajudar muito o clube.

Mas infelizmente... não sinto qualquer vontade de pedir essa ajuda...

Fizemos uma reunião em que a única coisa que se decidiu foi que os pais vão comprar um equipamento novo da Nike... porque o clube tem equipamentos velhos...

O clube precisa desesperadamente de ajuda. Foram feirtos grandes investimentos, no sintético, na iluminação, na Pala das bancadas, no bar, nos balneários... todo o clube está a mudar para melhor, e há ali um grande esforço de muita gente.

Mas não chega...

E o que me custa é saber que há tanta gente disposta a ajudar... mas não há liderança, não há iniciativa... é um bocadinho o deixa andar... e continuamos todos a queixar-nos que esperamos mais e mais.::


Dou um exmplo.

OS PATROCÍNIOS

Vivemos tempos de crise, não há muitas empresas interessadas em gastar dinheiro num clube... é verdade. Mas se tentarmos, se contactarmos 100 empresas... se calhar conseguimos que 3 empresas ajudem com 300 euros... 2 ajudem com 500... 1 com dois mil...   15 empresas ajudem com produtos, materiais...

Mas é preciso ter esse trabalho. Fazer esses contactos.
É quase ridículo serem os próprios pais quase a mendigarem... «Por favor, façam uma carta, uma minuta, em que expliquem o projeto do Almada, a necessidade de apoios»...  

E andamos nisto!

Quando numa hora um dirigente do clube consegue escrever uma carta, digitaliza, mete no Facebook, dá-me para eu meter neste blog, mete no site oficial do clube... todos vamos lá buscar aquela carta e fazemos os nossos contactos. Eu contacto 10 empresas onde conheço pessoas, outro pai contacta mais 15 empresas... dividido por todos, tenho a certeza que se ia longe...


Um pai apresenta uma ideia muito boa, uma seguradora que aposta no desporto infantil... «façam o convite ao presidente, para ele vir cá à inauguração e depois conversem com ele, falem do projeto, tenho a certeza que ele vai ajudar em alguma coisa...»   Ninguém se deu ao trabalho de escrever 10 linhas a fazer o convite...


Fico triste... e constato que, apesar da boa vontade, da capacidade de montar um bom projeto, não há capacidade para se dar o salto...

Quando eu esperava que numa reunião de pais se viesse motivar as pessoas para colaborarem e ajudarem o clube... com ideias concretas, com definição de tarefas, com instruções concretas, façam isto, façam aquilo....  perdemos duas horas em conversas que nada adiantam... Fica tudo na mesma!


Dentro desta apatia geral que, confesso-vos, me leva a perder todo o entusiasmo que tinha pelo clube, pelo projeto,  há pelo menos um sinal positivo.



Uma pessoa que dedica praticamente a sua vida ao Almada (e que infelizmente muitas vezes é mal tratado... muitas vezes ignorado... demasiadas vezes nem é informado das coisas básicas relativas aos Iniciados...)  o Nuno Morais, liga-me hoje e dá-me ânimo:

Andou os seus dias de folga empenhadíssimo em arranjar patrocínios para o Almada. Bateu dezenas de empresas, a gastar gasolina do seu bolso, telemóvel do seu bolso... e lá andou ele incansável...

Já conseguiu 3 conjuntos de t-shirts para aquecimento...  desbloqueou um corte de relações entre uma grande empresa gráfica e o Almada (erros graves cometidos por direções anteriores)  promessas de ajudas, ainda que mínimas....

A provar que o trabalho dá resultado!

Parabéns NUNO MORAIS

Falo por mim... mas eu posso dizer... a nossa relação com os clubes é apenas a nossa relação com as pessoas dos clubes...

A minha relação com o Almada depende muito destas injecções de ânimo e esperança que o Nuno me vai dando de quando em vez...

É um exemplo para todos!

Eu espero, sinceramente, que os dirigentes do clube aprendam  rapidamente que têm uma dívida muito grande para com o Nuno.

Já o escrevci aqui várias vezes...

Os clubes, sem os Nunos... desintegram-se... Tratem-nos bem...

Tal como aconteceu recentemente num clube que bem conhecemos... de um dia para o outro, os grandes clubes perdem todos os jogadores...  todos os treinadores...

Tal como se cresce depressa, também se morre depressa... é preciso estar atento aos sinais!
É preciso trabalho. É preciso liderança, é preciso organização! É preciso saber descentralizar competências quando não se tem capacidade de tratar de tudo...

Se não se perceber isso... não se percebe nada!

E não há coisa pior do que dar ilusões às pessoas e depois deixá-las desiludidas...

Não tenho falado muito com os outros pais, até porque não os quero contagiar com o meu desânimo,  mas eu confesso-vos... Acabei a época animadíssimo com inúmeras promessas, inúmeras ideias, acreditei que o Almada ia de facto ser um clube diferente.

Um clube em que os pais sentem que fazem parte do clube, não vão lá apenas despejar os miúdos, vão ajudar, vão participar no crescimento do clube.

Eu acreditei, vejo agora que fui ingénuo, e já percebi que não há vontade, não há capacidade, não há liderança.

O Almada continuará a ser um clube igualzinho aos outros...  tudo feito em cima do joelho... todos a delirarem com os resultados, a sonharem com as taças... e pronto! Nada de diferente!
Enquanto o meu filho gostar do grupo, continuará no Almada.
Eu, já decidi, serei apenas um pai que vai lá despejar o filho! Pago as mensalidades, vou ver os jogos dos miúdos. E ponto final...
Desisti!
Desejo as maiores felicidades ao clube, que ganhe muitas taças, que tenha muito sucesso.
Só deixo um alerta: Olhem para o lado!
Os clubes crescem de repente e morrem de repente!
Assim como entraram vários treinadores que trouxeram muitos miudos, e fortaleceram muito as equipas, de um dia para o outro esses treinadores saem e levam os miudos!
É só um alerta...


Resposta de Fernando Matos


JP,

Tenho a máxima consideração por si, pelo seu trabalho aqui no blog, pela dedicação ao clube, e por tudo o que habitualmente aqui escreve.

Não me parece que este seja o local indicado para o discutir, ou para fazer juízos de valor sobre o que aqui escreve, pelo que apenas me limitarei a dizer que os seus comentários são contraditórios, injustos, infundados e inoportunos. Denota-se alguma mágoa na forma como escreve, mas não consigo, confesso, perceber porquê.

Conseguiu-se arranjar apoios para grande investimentos (mais de uma centena de milhares de Euro), mas não chega porque “não há iniciativa”, “e continuamos todos a queixar-nos que esperamos mais e mais”, não há uma carta escrita para os pais irem pedir patrocínios às empresas.

Os patrocínios de que falámos na reunião visam objectivos diferentes, minimizar o esforço financeiro dos pais para garantir a participação dos atletas num torneio internacional, estamos empenhados em concretizar esta iniciativa, mas julgo que não deverá ser relegada para primeira prioridade, nem deverá ser aquela que nos merece maiores esforços de liderança e organização.

Posso adiantar que existem iniciativas em curso para garantirmos, a médio longo prazo, melhores condições para o clube e outras a mais curto prazo para suprir as necessidades mais básicas, como a água, a luz, o gaz e o valor das inscrições das equipas e dos atletas na AFS que é uma rúbrica bem considerável no orçamento do clube.
Fico triste, de facto, por a nossa conversa em nada adiantar, como refere.

Eu peço-lhe desculpa pela frontalidade, mas vou ter de terminar com uma provocação em jeito de brincadeira, porque acho que se adequa perfeitamenta a toda esta conversa:
O Clube fez grandes investimentos, tem melhores infra-estruturas, reforçou os seus quadros técnicos, tem mais atletas, equipas mais equilibradas e competitivas, mas existe um grande desencanto porque falta liderança, organização e … uma minuta para os pais pedirem patrocínios…

E agora sem brincadeiras, continuo a achar que:

Estar demasiado preocupado com o que gostaria de ter é desprezar e desperdiçar tempo para usufruir e valorizar o que temos…

Abraço,
Fernando

PS – Escrevi para colocar no blog, mas tive algumas dificuldades em fazé-lo não sei se por ser extensa… De qualquer forma, a mensagem é para si, pelo que deixo ao seu critério colocá-la no blog.



JPF escreve: Não tenho comentários a fazer!
Quando não se quer perceber...  Quando não se percebe o potencial que se tem nas mãos e se desperdiça... quando não se tem humildade de admitir que não se fez tudo o que se podia fazer... enfim, está tudo dito!

Amigos como dantes!

Uma frase minha:

"Estar demasiado preocupado com aquilo que já se fez desprezando o muito que se podia fazer, é desperdiçar grandes oportunidades para se tornar melhor..."

  e é pena...
Ter de mendigar para ajudar é que não faz sentido...
Desisti!
Serei apenas um atento espectador!
E já agora... a justificação de meter isto no blog:
fiz muitos telefonemas sem resposta, muitos sms sem resposta... (tenho para mim que se deve responder aos telefonemas... Quando não se faz... há aí um sinal óbvio! Eu tirei as minhas conclusões)

Sem comentários:

Enviar um comentário