domingo, 11 de setembro de 2011

Quadrangular Iniciados

Introdução: É espetacular ver o Almada cheio de gente. Os clubes querem-se com vida, com muitos miudos, com pais, com dirigentes, treinadores... e estes são os momentos que dão vida aos clubes.
Uma manhã muito quente, um sintético a estrear (a estreia foi de tal maneira que ainda se jogou com balizas de futebol7, as de futebol11 ainda não foram afixadas.
Mas, dizia eu, muita gente, nas bancadas, no corredor, lá em cima da muralha, outro grupo nas escadinhas, outro grupo de mães a aproveitar a única sombra junto ao balneário... enfim, muita gente a ver e isso é bom!

Estavam presentes 4 equipas: Quinta do Conde, de azul, o Almada «A», de vermelho, o Barreirense «B», de equipamento tradicional, riscar vermelhas e brancas e o Almada «B», com os equipamentos brancos.

O primeiro jogo, entre Almada «A» e o Barreirense terminou 0-0.
Um jogo muito equilibrado. O mister Ricardo terá aproveitado este mini-torneio para rodar todos os miúdos, mesmo alguns que apareceram a treinar no clube no último treino. E colocou a jogar neste primeiro jogo com o Barreirense os miúdos mais novos, A equipa esteve muito combativa, o jogo foi equilibrado, mas não houve golos.

Depois, jogou o Quinta do Conde contra o Almada «B», foi também um jogo muito disputado. O quinta do Conde teve momentos muito bons, esteve mesmo a ganhar, mas depois o Almada foi crescendo, conseguiu ganhar preponderância e fez o empate com o golão fora de série do Hernâni. Que foi, a meu ver, o melhor jogador em campo. Simplesmente fabuloso. Esteve em todos os pontos do campo, atrás, à frente, a trocar a bola ao primeiro toque, a fintar quando era para fintar, foi brilhante..:

Não conheço ainda esta equipa, que foi reforçada com muitos miúdos que vieram do Corroios, e de outros clubes, mas deu para ver que está muito forte. Julgo (posso estar enganado) que vai ser uma das equipas mais fortes do campeonato da 3ª divisão apesar de ser uma equipa «B» apenas com miudos de 1998...

O jogo terminou 2-2, um resultado justo para o que foi feito em campo.
Acho que foi um jogo demasiado duro, de parte a parte. Tantos os azuis como os brancos, deram muito na canela... era escusado para um joguinho-treino de convívio..:

Gostava também de assinalar o facto de se estar a confrontar uma equipa «A», que joga na 1ª distrital, com uma equipa «B», que joga na 3ª distrital... Confesso que não reparei se o Quinta do Conde colocou neste jogo os miudos menos titulares para os guardar parta o jogo seguinte, contra o Almada «A». Não reparei se houve essa gestão.


O 3.º jogo, esse tem uma história diferente. A equipa «A» do Almada, como eu esperava, pelo que tenho visto nos treinos, está fortíssima. Joga com uma intensidade, como nunca tinha visto.
Diria que estes 40 minutos foram um completo massacre ao Quinta do Conde.
Estive a fotografar encostado á rede, e só ouvia os miudos a dizerem... «vai com calma... não tenhas pressa!»
A pressão era mesmo muito. A bola raramente passou para o nosso meio-campo!
O Almada sempre a pressionar e muito.
Confesso que adorei ver os miúdos e deu para tirar algumas ideias:

1.º O Almada tem uma equipa muito forte de Iniciados «A», mas se ficar decidido que vai fazer os jogos em casa no sintético, vai ter muita dificuldade em fazer golos. Como sabemos, os campos pequenos ajudam as equipas que defendem, que destroem, há mais contacto físico, é muito mais difícil marcar golos. Se essa for a decisão vamos certamente verificar uma coisa curiosa, vamos ganhar mais jogos fora do que em casa... Parece que este joguinho de hoje com o Quinta do Conde deu para perceber isso. O Almada foi muito, mas muito superior mesmo, mas não conseguiu fazer golos. O Quinta do Conde tinha 8 ou 9 jogadores atrás do meio campo... num espaço curto não é fácil ultrapassar aquela barreira.

2.º A intensidade é muito e a equipa está muito motivada. Apesar de estar a jogar com miudos novos, trata-se da primeira vez que estão todos juntos a jogar num campo inteiro (os treinos têm sido apenas em metades) viu-se ali muito entrosamento. Há automatismos que resultam dos métodos de treino.

3.º Voltando à hipótese de o Almada decidir jogar em casa no sintético, vai ter de se treinar alguns truques específicos para aquele campo. Bolas paradas, nomeadamente. O Campo pequeno é muito mau para o bom futebol, é quase impossível jogar nos espaços vazios... mas é mais fácil fazer golo em cantos, livres, foras. Acho mesmo que alguns miudos conseguirão fazer lançamentos laterais para o 2.º poste.

4.º Apesar de termos jogado muito bem, em todos os setores, há um pormenor que não correu bem. Com uma muralha de defesas em frente à baliza, tentou-se demasiadas vezes fazer o remate contra os adversários... muito remate nas canelas dos azuis... num campo destes, os avançados têm de olhar mais para trás... quantas e quantas vezes havia jogadores à entrada da área... passes para trás e remates de fora da área, com os avançados a tentarem o ressalto, teria sido uma estratégia muito mais eficaz do que tentar entrar na área com a bola nos pés e uma floresta de jogadores no meio...


Não obstante ter ficado 0-0, o facto de se ter jogado com balizas de futebol 7 terá sido razão para algumas bolas não entrarem. O penalti do Gonçalo, 3 ou 4 remates fortes a razar o poste, bolas por cima da barra... tudo isso numa baliza de futebol11 podiam ter dado golo!

Outra estratégia para se jogar num campo destes: A equipa não pode estar com tanta pressão em cima do adversário, o adversário recua, e mete um autocarro à frente. É difícil passar a barreira. Se calhar num campo destes, era preferível fazer aquele joguinho à Barcelona, rodas a bola cá atrás, dar mais espaço ao adversário... deixá-los confiar mais para que eles subam e depois apostar nas transições rápidas, com passes longos...  e surpreender o adversário. Jogar com uma pressão enorme com a equipa adversária toda fechada... sinceramente, é uma lotaria. Podem entrar golos, mas podem não entrar! É muito difícil dar a volta à situação...


4.º JOGO

Almada «B contra Barreirense «B»  0-1

Já não me foi possível ver este jogo!
Não sei como correu!

Também ainda não sei o resultado do jogo Quinta do Conde - Barreirense «B» .

Soube que o último jogo, Almada «A» contra Almada «B»os «B» ganharam 1-0

pelo que me contaram o mister começou com uma equipa mais forte, mas começou a trocar os miúdos, na verdade este mini-torneio tinha mesmo este objetivo, de ser um pouco de convívio e divertimento, experimentar jogadores em determinadas posições, testar novos jogadores etc etc...
O resultado não era mesmo nada importante!

Pelo que me contaram voltaram a acontecer alguns amuos... o que é sempre lamentável.

É triste que os miudos não percebam que quando amuam estão por e simplsmente a faltar ao respeito aos seus colegas da equipa. Estão a minar todo o espírito de grupo.

Deixem-me dar um conselho:

Ponham-se na cabeça dos vossos colegas de equipa. vêem uns jogadores a sair e a amuar e o que é que pensam?

«Então eles acham que são superiores e que só eles é que podem jogar? Quando eu entro e eles saem eles amuam... é porque acham que eu não devia jogar!!!»   é triste não é???

Habituem-se a ser humildes, a respeitar os colegas.

Todos sabemos que há jogadores mais fortes, em melhor forma, com mais intensidade e com muitas mais possibilidades de serem titulares.

É natural. Os jogadores menos bons compreendem isso... têm olhos na cara, sabem ver que há outros melhores.

Mas será que mesmo num mini-torneio de brincadeira não se podia dar a possibilidade dos outros jogarem?

Sejam humildes, respeitem os colegas. A equipa é o grupo todo, os mais fortes, os menos fortes.

E quando alguns dos mais fortes estiverem lesionados, ou castigados? Quem joga? São os restantes elementos da equipa não são? Claro que são! Então e não tinham o direito de jogar nos torneios? Eram sempre os mais fortes a jogar tudo e os outros a ver???

Sejam humildes, por favor... Todos ganham com isso!
Se a equipa tiver sucesso, é sucesso para todos.


Eu vou ser muito sincero, e provavelmente o que vou dizer pode chocar algumas pessoas, mas seria hipócrita se não o dissesse aqui. Sempre escrevi o que penso:

Eu olho para aquele plantel e digo, com grande dose de certeza, que temos um plantel muito forte, ao nível das melhores equipas da 1ª distrital, se calhar ao nível de algumas equipas do Nacional.

Agora, as equipas e os resultados não se conseguem apenas com a soma de bons jogadores.
Se não houver equipa, se não houver espírito de grupo, tudo se pode desmoronar.
O grupo beneficiou da entrada de poucos, mas excelentes jogadores. Sem querer nomear todos, basta-me citar alguns: o Ruben, o Carmelo, o Miguel Torres, o Daniel Carvalho, o Tiago Lopes, o Diogo, o Ricardo são excelentes miúdos e também são excelentes jogadores...

Vieram para o Almada porque foram convencidos de que iamos ter ali uma equipa muito boa, um excelente treinador, boas condições de treino.  Ora, tudo isto é verdade. Esta equipa pode ir muito longe, pode dar nas vistas, pode causar alguma sensação. tem tudo para isso. Não queria ser presunçoso, mas na verdade temos ali um grupo de miudos fabulosos.

Mas atenção, rapazes.

A linha entre o sucesso e o insucesso é muito ténue!

Basta que 3 ou 4 miúdos comecem com amuos, com bocas para os colegas, com rivalidades, com invejazinhas, com bocas foleiras, com faltas de educação... e tudo vai por ali abaixo!

Deixa de haver grupo e é cada um para cada seu lado...

Eu acho, sinceramente, que os treinadores, os amigos, os paizinhos, deviam avisar esses miudos que amuam por tudo e por nada que se continuam nessa onda... todos nós que depositamos grandes esperanças neste grupo vamos apontar-lhes o dedo. Miúdos, Vocês serão os responsáveis pelo insucesso desta equipa... Está tudo na vossa mão!

Só têm de ter um bocadinho de inteligência e pensar: «O treinador é bom, as condições são boas, a equipa é muito boa, vou concentrar-me para que a equipa funcione, para que tenhamos sucesso, façamos bons jogos, e assim também eu vou evoluir, vou tornar-me melhor jogador»

Se, em vez disso, entrarmos numa onda egoísta, infantil e numa atitude de falta de respeito para com o treinador e para com os colegas da equipa, está tudo estragado...

É só decidir! Que caminho queremos!

Confesso-vos, hoje no nosso jogo contra o Quinta do Conde, fiquei maravilhado com a intensidade do jogo, com a concentração, com quase tudo o que vi.  Juro-vos, há muito tempo que não via uma equipa jogar assim. Não me lembro... Não gostei de tudo, claro que não... houve algum egoísmo... mas num primeiro jogo, não me parece grave... era expectável!


Mas juro que não via há muito uma equipa com tanto potencial. Com tanto bom jogador. E  olhem que estive em Junho em Fátima no Torneio das selecções SUB14, supostamente estavam ali os melhores jogadores SUB14 de todo o País... não vi nenhuma equipa a jogar assim! A sério...

Agora, se tivemos ali coisas formidáveis, há outras que são inadmissíveis... não se pode ver jogadores a amuarem por ficarem no banco, a responderem mal ao mister... a dizerem palavrões no meio do campo...  Simplesmente não se pode!!!

Se tivesse acontecido com o meu filho eu saberia o que fazer... garanto-vos que sabia! Mas cada um é que sabe o que quer para os seus filhos...

E certamente o mister Ricardo saberá exatamente o que tem de fazer!

Se não se conseguisse fazer daquele conjunto de jogadores uma equipa... seria uma pena...

Eu acredito que sim, estou convencido que nas próximas semanas aquelas cabecinhas vão atinar...


RESULTADOS:


EFBAlmadaAC (A) 0-0 FC Barreirense(B)
EFBAlmadaAC (B) 2-2 ADQConde
... EFBAlmadaAC (A) 0-0 ADQConde
EFBAlmadaAC (B) 0-1 FC Barreirense(B)
FC Barreirense(B) 0-0 ADQConde
EFBAlmadaAC (B) 1-0 EFBAlmadaAC (A)


Aqui não interessava nada o resultado...
Se interessasse o mister Ricardo não teria rodado 30 miudos... provavelmente jogavam 17 ou 18...
Mas permitiu perceber que neste sintético não é fácil fazer golos.
Em 6 jogos  6 golos????   Não é normal...





FELICIDADES PARA TODOS


JOGO-TREINO

Soube que o Piedade jogou esta tarde com o Loures, e perdeu 3-1

Sem comentários:

Enviar um comentário