sábado, 17 de setembro de 2011

Oeiras «B» - 2 Almada «A» - 3 (JOGO-TREINO) 17SET2011

Estádio Municipal de Oeiras
15:00
Uma tarde de verão, mas muito ventosa
Um estádio fabuloso. Bom estacionamento, excelentes bancadas, um bom bar, optimo sintético, grande, muito grande.
Tudo excelente para a prática desportiva.
Fui pedir autorização para ocupar um camarote para filmar o jogo, foram simpatiquíssimos: «Claro, entre por este lado, o portão está aberto, esteja à vontade»... coisa que nem sempre acontece em todos os clubes... (curiosamente no nosso próprio clube às vezes há quem levante problemas por ir para o camarote... mas enfim)


Tratava-se de um jogo-treino, e com tudo o que lhe está inerente: Todos os miúdos jogam, as posições nem sempre são as que os miúdos vão jogar, tempo repartido, dar alguma competitividade aos miúdos, testá-los em diferentes posições, etc etc etc...

Ou seja, o resultado era a última coisa que nos preocupava.

Tivemos em Oeiras 23 miúdos.

Faltaram apenas:

André Horta
Pedro Carreiras
Henrique (ainda não apareceu em nenhum treino, não sei se desistiu...)


Presentes:
Kardi (ainda lesionado, não se equipou)


GUARDA-REDES
Ruben
e Carmelo

DEFESAS


Daniel Carvalho
Miguel Torres
Rafa
Santana
Didi
Diogo
André Figueiredo



MÈDIOS

Leo
Gonçalo
Mário
Diogo
Filipe


AVANÇADOS

Tiago Lopes
Varandas
Iuri
Virginaldo
Garcia
André
Ricardo


O «mister» misturou os miúdos, não quis fazer uma equipa principal e uma secundária, e dividiu dois grupos, um por cada parte, de 35 minutos.
Pelo que não se pode dizer que a equipa que entrou era a titular... longe disso!  Alguns dos jogadores essenciais desta equipa começaram no banco.

Pelo que é apenas indicativo a equipa que começou:


GRedes: Carmelo
Centrais: Santana e Torres
Laterais: Daniel Carvalho e Diogo
Médios: Mário, Gonçalo e Filipe
Extremos: Varandas e Virginaldo
Avançado: Tiago Lopes


Diria que esta equipa inicial não esteve muito bem. Foi difícil trocar a bola, alguns jogadores estavam demasiado lentos a desfazerem-se da bola. A arriscarem muito o contacto com o adversário e a perdermos muitas vezes a posse de bola. Um mal geral, mais óbvio entre os médios, mas também nos defesas... jogo muito mastigado e lento.

O Oeiras que, apesar de se tratar de uma equipa «B», joga bom futebol e tem um grupo muito aguerrido, muito forte na intensidade de jogo, conseguiu criar algum perigo e numa dessas jogadas em que cometemos vários erros seguidos, marca um golo!
Faz o 1-0 a meio da meia parte.

Nós conseguimos, apesar do fraco futebol que praticávamos, chegar com perigo à área adversária. Mas os nossos avançados também não estavam inspirados... alguns remates atabalhoados.

O Mário ressente-se do músculo (já vinha a queixar-se do treino de sexta-feitra) e sai.
Entra o Leo.

Enquanto o Mário jogava a bola ainda chegava ao extremo esquerdo, o Varandas, que cria sempre perigo quando tem a bola nos pés... mas depois da saída do Mário, o jogo transfere-se todo para o lado direito... onde está o Virginaldo com mais dificuldade em subir no terreno.

O Miguel Torres faz um golão, ao ângulo, aproveitando uma bola ressacada na área.
E  Fizemos ainda o 2-1 (desculpem-me... não me lembro se foi o Gonçalo... acho que foi)

2ª PARTE

Gredes: Ruben
Laterais: André Figueiredo e Didi
Centrais: Rafa e Zé
Médios: Leo, Diogo e Garcia
Extremos: Iuri e Ricardo
Avançado: André


A equipa fica talvez mais ofensiva, não tanto pelo jogo de equipa, mas mais pelo voluntarismo do Iuri, que faz o corredor todo e vem atrás roubar a bola ao adversário e sobe até à área contrária. O Ricardo também esteve bem no corredor, a conseguir levar a bola até à linha final, pena que tenha sido infeliz nos centros para a área. Mas muito bem a subir na linha. Nota-se que está com melhores níveis de confiança!
No meio, o Leo e o Diogo muito bem a distribuir jogo.

A defesa teve alguns momentos complicados mas a cumprir, no geral. Rafa estava a teimar em olhar o fora-de-jogo esquecendo que não havia fiscal de linha... não podia confiar nisso... Mas esteve muito seguro e bem a subir com a bola para os médios e laterais!

O Zé faz uma falta daquelas que não se podem fazer dentro da área, empurra o jogador do Oeiras pelas costas, e é penalti.

O Ruben adivinha o lado, estica-se, mas o penalti é muito bem marcado, ao ângulo. Sem defesa possível.


O André, que andou muito batalhador a pressionar os defesas do Oeiras, mostrou hoje muito bem qual é a sua grande qualidade: Atirem-lhe a bola para o espaço vazio que ele vai lá buscar a bola antes dos defesas. Esteve muito bem em duas situações, numa delas, num excelente passe do Diogo, fez o terceiro golo...



CONCLUSÂO:
Pareceu-me um treino interessante, que deu para perceber algumas qualidades de alguns jopgadores, algumas fragilidades de outros, aspetos a corrigir.
Para quem só liga a resultados, pode parecer um resultado curto: Ganhar 3-2 a uma equipa «B»... soa a pouco! É verdade!
Para quem viu o jogo, e percebeu que havia jogadores fora da sua posição (caso mais evidente, o Miguel Torres, que não tenho dúvidas que é um dos melhores laterais direitos do distrito de Setúbal e jogou a central), ou o Zé, que está habituado a jogar e a treinar encostade à linha e jogou tb a Central - aliás esta é uma das fragilidades do nosso plantel: Só temos 2 centrais... se um se aleija... temos de usar solução de recurso e há várias alternativas, desde o Torres ou o Mário, embora em ambos os casos a equipa fique a perder com essa deslocalização, tanto o Torres como o Mário são muito melhores nos seus lugares...)
Dizia eu, para quem viu o jogo, foi fácil perceber que a ultima coisa com que o mister se preocupou foi com o resultado! Bastava meter o 11 principal na primeira parte e tenho a certeza que teriamos feito 3 ou 4 golos sem resposta... 

NOTAS FINAIS:

Um excelente treino.
O Oeiras tem uma excelente equipa.
Não tenho dúvidas que esta equipa está ao nível das melhores equipas da 2ª distrital de Setúbal.

DESTAQUES:

São opiniões, outras pessoas terão opiniões diferentes, esta é a minha:

Iuri:
Está uma autêntica força da natureza. Corre para trás, para a frente, com uma confiança, uma velocidade... O Iuri sempre foi daqueles jogadores que impressonam pela sua rapidez e entrega nos jogos... mas julgo não estar enganado se disser que está neste momento no seu pico de forma! E com margem de progressão... Esta época o Iuri vai dar muito nas vistas. Tenho a certeza! Ainda por cima o mister Ricardo tem conseguido anular aquela quye era, a meu ver, a grande fragilidade do Iuri: O agarrar-se à bola e meter a cabeça no chão, tornando-se individualista e desperdiçando possibilidades de grande perigo. Está cada vez mais jogador para a equipa... e quanto mais melhorar a este nível, mais vai sobressair...


Diogo:
Não o conhecemos bem. Veio esta semana para o nosso plantel, ainda só fez 2 ou 3 treinos no grupo. Mas já deu para ver que tem muitas qualidades. Tem uns optimos pés, joga de cabeça levantada (como um médio tem de ser) e joga para a equipa. Gostei muito de ver. E gosto ainda mais porque se nota quenão tem metade da intensidade dos nossos miúdos, e isso significa que, com mais 2 ou 3 semanas de treinos, vai evoluir imenso! Fantástico, porque precisávamos mesmo de mais um bom médio no grupo.

Gonçalo:
Como o Iuri, está com uma forma física fantástica. Corre, corre, e vais às bolas com uma convicção e vontade que dá gozo ver.  Também é o tipo de jogador que tem grande margem de evolução, já que ainda mete muito a cabeça no chão, quando olhar mais para os colegas, tente as tabelinhas... com aquela velocidade vai dar muito nas vistas...


(Quem já conhece este blog, já sabe, faço os destaques dos miudos que mais me impressionaram... muitos outros jogadores estiveram bem, alguns não estiveram tão bem...  mas isso não vale a pena estar a mencionar aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário